O que é e como praticar a retenção de talentos em uma empresa?

15/04/2020 às 16:28 Coaching

O que é e como praticar a retenção de talentos em uma empresa?

A rotatividade de funcionários é um fator que pode prejudicar muito as empresas. Quando boa parte dos colaboradores não consegue manter o vínculo empregatício por um longo período de tempo, a empresa precisa demitir e contratar pessoas com tanta frequência que acaba gerando muitos custos, além de acarretar grandes prejuízos na produtividade.

Para conter esse problema, o ideal é usar a retenção de talentos. Dessa maneira, você pode impedir que colaboradores com bom potencial saiam do seu negócio a caminho de concorrentes.

Grandes e médias empresas, principalmente, encontram dificuldades em manter os seus talentos. Isso acontece porque o colaborador não está se sentindo satisfeito e/ou porque recebe muitas propostas de trabalho.

A retenção de talentos é um conceito que visa descobrir e manter bons colaboradores em sua empresa. Dessa maneira, sua empresa pode trabalhar o potencial dos funcionários, ganhando em produtividade e obtendo melhores resultados a médio e longo prazo.

Confira abaixo algumas dicas para aplicar com sucesso a retenção de talentos em seu negócio:

Plano de carreira

Uma das maneiras de motivar colaboradores a se manterem em seu negócio é apresentar-lhes um plano de carreira. Uma empresa que aplica a retenção de talentos deve ter um plano para valorizar seus funcionários, aplicando a meritocracia.

Assim, eles podem perceber que há possibilidade de evoluir dentro da empresa, assumindo no longo prazo, funções mais importantes, caso eles consigam obter bons resultados e trabalhar em alto desempenho.

Com o mercado de trabalho tão volátil, apresentar um plano de carreira aos colaboradores é fundamental para despertar a sua vontade de crescer dentro da empresa. É muito importante que eles percebam que é possível entrar como estagiário e chegar a ser diretor na sua empresa.

Por isso, apresente a eles essa oportunidade. Mostrando como, através da meritocracia, eles podem alcançar cargos superiores dentro da própria empresa. Dessa maneira, aqueles que sonham com cargos de gestão, por exemplo, podem vislumbrar essa oportunidade na sua empresa.

Você pode buscar uma formação em Coaching para ter mais ferramentas para guiar seus colaboradores e reter os talentos de sua empresa.

Feedbacks assertivos

A retenção de talentos também passa por feedbacks assertivos. É importantíssimo que os gestores da sua empresa possam auxiliar diretamente no crescimento dos profissionais.

O feedback é uma forma de comunicar opiniões, elogios, críticas e sugestões sobre o trabalho dos colaboradores. Para fazer isso do jeito certo, é importante planejar reuniões em equipe e reuniões particulares.

Desse modo, é possível evidenciar os principais pontos de melhoria e ressaltar os resultados da equipe. É muito importante também dar um feedback particular para cada colaborador. Essa é a melhor maneira de colher bons resultados, estimulando o desenvolvimentos dos colaboradores.

Identifique talentos

Achar colaboradores com o perfil da sua empresa pode não ser tão fácil no mercado. Por isso, é importante aproveitar, valorizar e desenvolver pessoas que já façam parte do quadro de colaboradores. Trabalhar na identificação de talentos é muito importante para reter profissionais.

Para isso, é necessário ter total conhecimento sobre o profissional. Veja qual é a formação de cada colaborador da sua equipe. Assim, você consegue destacar a experiência e o conhecimento de cada um deles, além de ajudá-los a crescer dentro da empresa. Nesse ponto, é importante ir além de identificar as habilidades técnicas do funcionário. Observe como o colaborador se desempenha no dia a dia de trabalho e anote suas principais habilidades comportamentais.

Outro ponto importante é conhecer quais os objetivos do funcionário. Para isso, você pode falar diretamente com o profissional, perguntando a ele quais são os seus maiores sonhos no meio corporativo. Com base nessas informações, será possível traçar junto com o colaborador um plano para que ele aprimore e desenvolva as habilidades necessárias que o coloquem apto a alcançar o objetivo que ele busca.

Essas ações ajudam a fazer com que o profissional se sinta muito mais motivado e tenha um melhor rendimento individual, ajudando para otimizar os resultados da equipe. Identificar talentos é o primeiro passo para desenvolvê-los dentro da sua empresa.

Infraestrutura e cultura organizacional

Outro fator que influencia positivamente os profissionais da sua empresa é a infraestrutura de trabalho e a cultura organizacional. Isso é importantíssimo para a qualidade de vida dos colaboradores.

Melhore a infraestrutura do seu negócio, apostando em ambientes climatizados, flexibilidade no horário de trabalho e novas tecnologias. Implemente novas ações e capacite todos os profissionais para que eles possam exercer plenamente as suas funções. Isso é essencial na adaptação de novos funcionários.

A cultura organizacional também é importante. Criar uma cultura em que todo funcionário tenha o seu valor e haja respeito entre superiores e subordinados é essencial no dia a dia.

A retenção de talentos também passa pela forma como os nossos funcionários se sentem dentro do ambiente de trabalho e da forma como são tratados. Ter um ambiente de trabalho agradável é o mínimo que podemos fazer para motivar os colaboradores.

Coaching para retenção e gestão de talentos

Muitos gestores não têm conhecimento de como promover as ações que citamos acima e acabam não conseguindo realizar a retenção de talentos. Nesse caso, o Coaching pode ser a ferramenta ideal para solucionar essa demanda. No processo de Coaching aplicado à questões corporativas, é possível aprender técnicas e ferramentas capazes de auxiliar gestores empresas a encontrar e reter talentos.

Se você quer agregar novas competências para utilizar na gestão de pessoas, explore o poder do Coaching na sua empresa ou através de treinamentos corporativos. Faça uma formação em Coaching e, se possível, ofereça sessões de Coaching para os colaboradores do seu negócio. Isso pode ajudar na retenção e otimizar o aprimoramento de talentos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coaching.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®