O que é o Coach Corporativo? Qual a importância do Coach Empresarial?

26/03/2020 às 14:23 Coaching

O que é o Coach Corporativo? Qual a importância do Coach Empresarial?

O coach corporativo é uma das profissões mais promissoras para 2020. Em entrevista com especialistas em recrutamento, a revista Exame coloca a função como uma das mais citadas e com maior potencial de crescimento para 2020.

Isso reforça a nossa dica de sempre: faça sua Formação de Coaching

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano altamente eficaz e que pode atuar em vários nichos.

Aqui, neste artigo, vamos lhe mostrar o que é o coach corporativo e como ele pode atuar no mercado. E claro, vamos mostrar quais são os benefícios da atuação destes profissionais em empresas.

O que é coach corporativo?

O coach corporativo é um profissional voltado para atuação no mercado empresarial. O seu trabalho é ajudar empresas a desenvolverem ações que culminem em um desempenho extraordinário com resultados impressionantes.

Para isso, o profissional atua na implementação de uma cultura organizacional eficiente, utilizando técnicas que promovam o desenvolvimento coletivo e individual dos colaboradores da empresa.

A metodologia do coaching adotada em empresas é uma forma de acelerar o crescimento de negócios no mercado atual. A atuação do coaching visa potencializar e descobrir oportunidades para gerar melhores resultados.

O foco deste profissional está no trato com os colaboradores, afinal são eles que formam a estrutura do negócio e estão ligados diretamente aos clientes.

Assim, parte da atuação do coach corporativo é voltada para o treinamento e capacitação de profissionais. Assim, eles podem desenvolver as habilidades necessárias em um espaço curto de tempo.

O IBND tem uma Formação completa em coach que irá te capacitar para ser um Coach e trabalhar na área empresarial também. Conheça a nossa Formação em Coach.

Quais são os principais benefícios do Coach Corporativo para empresas?

O coach corporativo é um profissional focado em entregar resultados. E isso traz inúmeros benefícios para as empresas.

Focado nos colaboradores, o aumento de desempenho individual e coletivo gera mais produtividade, e consequentemente, melhores resultados. Abaixo, mostraremos os principais benefícios desse profissional para um negócio:

Identifica pontos de melhoria e aprimora as principais habilidades

O trabalho do coach é feito , em grande parte, individualmente com cada profissional da empresa.

Dessa maneira, é possível utilizar técnicas e ferramentas poderosas que ajudem o profissional a identificar suas principais habilidades e seus principais pontos de melhoria.

A partir daí, o coach atua na elaboração de um plano de ação eficiente junto com o colaborador, focado principalmente na melhoria em pontos necessários e também no aprimoramento de habilidades já bem desenvolvidas.

Com isso, em pouco tempo o colaborador deve se tornar mais completo, conseguindo ser mais ágil e criativo em seu trabalho.

A empresa ganha um profissional mais engajado e produtivo. Isso é tudo o que ela precisa para obter melhores resultados.

Cria líderes e profissionais com autonomia

O coach corporativo também ajuda na identificação e na capacitação de líderes. Assim, é possível preparar profissionais dentro da própria empresa para assumir cargos de gestão no futuro.

Outro foco do trabalho do coach é formar profissionais que atuem com autonomia.

O desenvolvimento e aprimoramento de habilidades importantes para o trabalho, cria colaboradores mais seguros de suas capacidades, assim eles podem agir com autonomia para tomarem as melhores decisões sempre que necessário.

Ambiente mais agradável e melhora do convívio social

Além do aspecto individual, o coach corporativo também trabalha o desenvolvimento coletivo.

E isso consiste desde a identificação para melhorias de infraestrutura, promovendo o bem-estar no ambiente de trabalho, como também no uso de ferramentas para a promoção de um melhor convívio social.

O coach atua utilizando técnicas e ferramentas capazes de minar os conflitos internos. Assim, além de promover o engajamento entre uma equipe, ele também promove a integração entre os diversos setores da empresa.

Gestão de talentos para melhor aproveitamento e menor rotatividade

Outra parte importante do trabalho do coach no ambiente corporativo é a gestão e retenção de talentos.

Dessa maneira, o profissional consegue reter colaboradores talentosos, para que a empresa possa investir nestes profissionais.

Assim, é possível encontrar novos gestores, diretores, técnicos dentro de casa. Isso ajuda a manter funcionários na empresa por mais tempo, deixando-os cada vez mais habituados com o negócio.

E também é ótimo para diminuir a rotatividade, diminuindo os custos com contratação e demissão.

Profissional: por que investir no coach corporativo?

O coach corporativo é uma das profissões mais promissoras da atualidade.  O investimento em uma formação de coach e em especializações voltadas para esta área tende a trazer excelentes resultados.

Empresas do mais diferentes tamanhos e segmentos devem se render ao mercado e contratar coaches para otimizar o seu processo de crescimento.

Com tantos novos negócios no mercado, a concorrência aumenta bastante e isso requer que as empresas criem diferenciais para se destacar no mercado.

Com este papel, o coach corporativo consegue estimular profissionais talentosos na criação de soluções inovadoras.

Além disso, o aumento da produtividade e a criatividade são fatores preponderantes para o crescimento de uma empresa no mercado atual.

Gostou deste artigo? Veja mais dicas em nosso blog. E saiba mais sobre o nossp  Curso de Coaching.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK