Como evitar o desgaste dos colaboradores da sua empresa

27/04/2020 às 08:14 Coaching

Como evitar o desgaste dos colaboradores da sua empresa

O ambiente de trabalho e o interesse da empresa são essenciais para manter a motivação dos colaboradores em alta. Empresas que não conseguem ter uma estrutura razoável e nem prover um ambiente agradável de trabalho acabam tendo uma alta rotatividade de funcionários.

É importantíssimo que os gestores consigam passar segurança para os colaboradores. As pessoas precisam trabalhar com a maior tranquilidade possível e conseguirem vislumbrar um futuro dentro da empresa. Assim, elas podem ter mais motivação para crescer dentro do negócio e ficar por anos na mesma empresa.

Mas como evitar o desgaste dos colaboradores? Essa é uma pergunta que vamos responder neste artigo! Porém, antes de listar as dicas, vamos listar os principais motivos para tomar as rédeas da situação e se preocupar mais com os seus funcionários, confira abaixo:

Queda de produtividade

O desgaste dos funcionários prejudica a produtividade dos mesmos. Assim, o desempenho da sua empresa cai. Produzindo menos com colaboradores desmotivados e sob forte pressão, também há grandes chances de erros, o que gera retrabalho e de atraso nos prazos de realização de tarefas.

Maior rotatividade

Colaboradores insatisfeitos tendem a querer sair da empresa na primeira oportunidade que tiverem. Isso acaba fazendo com a rotatividade de funcionários seja mais alta, o que resulta em mais custos com contratação e rescisão de contratos.

Também acaba prejudicando o desempenho da sua empresa, já que sempre terão novos funcionários, que podem levar dias ou semanas para se adaptar ao trabalho e render como o colaborador anterior.

Conflitos internos

Outra característica negativa causada pelo desgaste dos funcionários são os conflitos internos. Neste caso, por conta da pressão do trabalho, há muito estresse e isso resulta em ambientes pouco amistosos.

Geralmente, também não há uma organização com processos definidos, o que contribui para o racha entre setores do seu negócio, com profissionais acusando uns aos outros por possíveis erros e falhas internas.

Bom, como você pode perceber, o desgaste dos funcionários gera prejuízos cruciais para um negócio. É perda de dinheiro e resultados! Por isso, é fundamental estar por dentro e aplicar as dicas que daremos abaixo para reverter esse quadro e evitar o desgaste, confira:

Identifique o que está causando o desgaste

Não há como consertar um erro, se você não sabe qual é. Existem muitos motivos para que o desgaste dos funcionários aconteça. Por isso, o primeiro passo é identificar os motivos que estão desmotivando e estressando os seus colaboradores.

Com isso, você pode fazer uma lista dos pontos que podem ser melhorados. Assim, você tem tudo para traçar uma estratégia eficaz para reverter o quadro, promovendo as mudanças necessárias para trazer de volta, a motivação dos seus colaboradores.

Melhore a estrutura da sua empresa!

Como gestor, você deve estar atento para atender todas as necessidades dos seus funcionários. E quando falamos em necessidades, não estamos falando em vontades, necessidade é tudo aquilo que seu colaborador precisa para exercer plenamente suas tarefas, o que depende da estrutura da empresa.

Se certifique que todos os equipamentos e softwares necessários para o trabalho estão funcionando corretamente. E veja se há algum novo material que pode ajudar no ganho de produtividade dos funcionários.

Também fique de olho no trabalho em si. Note se algum funcionário está com um alto volume de trabalho. E veja como é possível dividir o trabalho igualmente entre os colaboradores ou então se será preciso contratar novos colaboradores para dar melhores condições de trabalho a todos.

Ofereça sessões de Coach aos seus colaboradores, você pode fazer também um Curso de Coach e aumentar a retenção de talentos.

Crie um SLA para acabar com os conflitos entre setores

A sigla SLA, significa em português, Acordo de Nível de Serviço. Esse documento é fundamental para acabar com os conflitos internos da empresa. Com o SLA, você consegue reunir os setores do seu negócio, discutir os pontos necessários e redefinir os processos da sua empresa.

Assim, ficam acertados quais são as competências e funções de cada setor e cargo. Também ficam definidos, as classificações e ações necessárias para a comunicação entre setores. Isso traz mais produtividade e acaba com os ruídos internos, que geram conflitos sérios e prejudicam a produtividade do seu negócio.

Estipule metas realistas

Outro fator que gera desgaste entre os colaboradores são as metas irreais. Muitas vezes, isso acontece porque gestores tomam decisões unilaterais, definindo metas sem consultar os colaboradores.

Estes conhecem melhor o negócio e estão mais próximos do consumidor final. Assim, é importante ouvi-los para garantir que as metas serão realistas. Dessa forma, você motiva os funcionários, mostrando que eles são importantes para a sua empresa e consegue traçar metas alcançáveis para o seu negócio.

Se você é gestor ou dono de um negócio, faça uma formação de coaching! Essa metodologia é eficiente e pode lhe ajudar a implementar com eficiência, todas as dicas que demos acima.

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano capaz de potencializar e acelerar resultados. Se possível, ainda inclua treinamentos voltados ao coaching em sua empresa, para ajudar no desenvolvimento dos colaboradores do seu negócio.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça a nossa Formação em Coach.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®