O que é neurodiversidade e por que devemos falar sobre?

20/03/2023 às 14:48 Hipnose

O que é neurodiversidade e por que devemos falar sobre?

Cada vez mais temos visto surgir conceitos que visam a desconstrução de ideias instaladas entre a sociedade, tal como a chamada neurodiversidade, que chega para desconstruir a ideia de que indivíduos com funcionamento neurocognitivo divergente sejam caracterizados como portadores de transtornos ou pessoas doentes.

A neurodiversidade propõe que indivíduos autistas, portadores de TDAH e dislexia, por exemplo, não precisam ser curados, mas sim compreendidos em suas diferenças. Afinal, eles apenas representam uma forma de diversidade humana.

Este é um conceito que tem se mostrado fundamental no mercado de trabalho e, ao longo desta leitura, você compreenderá o porquê.

Quer conhecer mais sobre esse cenário? Convidamos os profissionais especialistas em neurociência do IBND - Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento para desenvolver este tema com mais aprofundamento. Acompanhe!

Trata-se de um movimento social?

Sim! A neurodiversidade é um movimento social que busca, antes de tudo, os direitos civis, igualdade, respeito e inclusão para os neurodivergentes.

O Autism Rights Movement (ARM), por exemplo, é um movimento social dentro do movimento da neurodiversidade que incentiva pessoas autistas e a sociedade a adotar uma posição amigável à neurodiversidade, aceitando o autismo como uma variação no funcionamento do cérebro, e não como um transtorno mental a ser curado.

Neurodivergente x Neurotípico

O indíviduo neurodivergente é aquele que possui uma configuração neurológica atípica, ou seja, diferente daquilo que é considerado o padrão para a sociedade. Além dos autistas, disléxicos, portadores de TDAH e até mesmo transtornos psicológicos, como o transtorno dissociativo de identidade, são enquadrados nesta definição.

Por sua vez, indivíduos neurotípicos estão dentro da faixa típica da neurologia humana. Um indivíduo neurotípico é aquele que possui desenvolvimento neurológico considerado “normal” ou “padrão” pela sociedade.

A importância da neurodiversidade no ambiente profissional

Ainda que mais bem aceitos pela sociedade, os indíviduos neurodivergente continuam a enfrentar muitos desafios no dia a dia. Afinal, grande parte das tecnologias e a forma como nos comunicamos, aprendemos e socializamos se baseiam em indivíduos neurotípicos. 

Somado a isso, o discurso que associa às condições neurodivergentes a transtornos e doenças, contribuem ainda mais para a exclusão das pessoas neurodivergentes da vida em sociedade, sobretudo no mercado de trabalho, onde essa população ainda luta para ganhar espaço. 

O despreparo de muitas empresas em lidar com a neurodiversidade e o preconceito acabam não proporcionando um ambiente em que esses profissionais possam se fixar e se desenvolver.

Além disso, segundo estudo da Cranfield University, no Reino Unido, pessoas neurodiversas temem ingressar em uma organização com medo do preconceito, hesitando até mesmo se candidatar para uma vaga e em revelar sua condição.

Está na hora de mudar essa realidade!

A neurodiversidade pode ser uma vantagem competitiva!

O olhar da neurodiversidade para o ambiente corporativo pode ser uma grande vantagem para as organizações. Isso porque, ao contratar pessoas neurodivergentes, as companhias conseguem chegar a soluções para problemas de uma maneira não tradicional e não óbvia, visto que estes indivíduos possuem habilidades únicas.

 Grandes empresas como o Google, SAP, Amazon, JP Morgan, Microsoft e a SAP já implementaram iniciativas de neurodiversidade no ambiente de trabalho.

Todos conhecemos as vantagens que as organizações podem obter com a diversidade de experiências, formação disciplinar, gênero, cultura e certas qualidades individuais dos funcionários. E os benefícios da neurodiversidade são semelhantes.

Por terem cérebro programado diferentemente do cérebro dos “neurotípicos”, os neurodiversos podem trazer novas perspectivas para empresas que buscam criar ou reconhecer valor.

Gostou deste conteúdo e deseja aprender muito mais sobre os tópicos relacionados à neurociência? No blog do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento, você tem acesso a conteúdos de alto valor para se aprofundar nos temas mais interessantes da mente humana, além de uma oportunidade incrível de conhecer e poder trabalhar com uma poderosa ferramenta: a hipnose!

Conheça o curso de hipnose do IBND. Uma formação que lhe dará todas as ferramentas teóricas e práticas, para identificar e tratar diversos problemas emocionais como depressão, baixa autoestima, ansiedade, ressignificar traumas, promover a mudança de hábitos, sentimentos e comportamentos indesejados, além de melhorar a performance em qualquer área da vida.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK