O que e integridade e como ela é importante em nossa vida?

10/06/2020 às 09:40 Dicas

O que e integridade e como ela é importante em nossa vida?

Você sabe o que é integridade? Sabe como identificar a sua presença ou a falta de integridade em uma pessoa? A integridade é uma característica importantíssima para todas as pessoas, e isso é fundamental para ter relacionamentos saudáveis e duradouras, e claro, ter uma carreira de sucesso.

Muitas pessoas não possuem a menor afeição pela integridade e estão sempre buscando tirar vantagem em tudo, jogando a responsabilidade em cima dos outros e tentando se dar bem.

Esses comportamentos são indícios da falta de integridade e são bastante perigosos. A integridade é uma característica importante porque refletem uma conduta mais ética.

Ter ética e coerência é fundamental para socializar com outras pessoas tanto na vida pessoal como na vida profissional. É preciso aprender a identificar pessoas integras e pessoas que só querem tirar vantagem das outras para se resguardar em seus relacionamentos.

O que é integridade?

Integridade é uma conduta que se caracteriza por uma convergência entre palavras e ações. Uma pessoa íntegra tem uma conduta reta, ela faz o que ela fala, o que ela pensa, sempre galgada pela ética e pela honestidade.

Ela mantém sua honra, o que ela pensa se reflete no que ela faz com clareza.

As falas e o discurso de uma pessoa íntegra são alinhados com a ética. Uma pessoa íntegra é tida como responsável, tem crenças bem alinhadas, convicções bem definidas e um alto nível de dedicação ao que se propõe a fazer.

Ser íntegro é um pré-requisito básico para conviver em sociedade. E claro, a integridade é uma característica fundamental para desenvolver uma carreira em qualquer segmento.

Pessoas que não entendam ou não lidam bem com a integridade não podem ser consideradas íntegras. Afinal, não há como ser “meio íntegro”, ou você é ou não é.

Conheça a nossa Formação em Constelação Familiar. 

Quais são os principais tipos de integridade?

  • Integridade moral – A moralidade está ligada a dignidade de uma pessoa. Portanto, a integridade moral se caracteriza como os princípios de uma pessoa, que devem ser baseados no respeito e na honestidade. Quando uma pessoa é ofendida, por exemplo, existe o processo de danos morais, criado para aplicar penas a quem ferir a integridade moral de outra pessoa.
  • Integridade física – Como o nome já indica, a integridade física é aquela que preza pela saúde e bem-estar. Quando um ônibus está desgovernado na estrada, por exemplo, a integridade física dos passageiros está sendo comprometida.
  • Integridade pessoal – Assim como a integridade moral, a integridade pessoal consiste em manter a dignidade de uma pessoa, livrando-a de qualquer tratamento desumano. Quando uma pessoa é agredida ou torturada, por exemplo, sua integridade pessoal é colocada em risco.
  • Integridade de dados – Esse tipo de integridade está ligado a segurança de informações e proteção de dados, resguardando o direito à privacidade dos cidadãos. Quando uma empresa tem suas informações divulgadas na internet, ela está com a sua integridade de dados comprometida.
  • Integridade intelectual – A integridade intelectual é o que nos garante a possibilidade de nos expressar. Dar nossa opinião, apresentar sugestões e ter autonomia para agir são ações desenvolvidas nesse tipo de integridade. Viver sob qualquer tipo de censura, por exemplo, é um risco a nossa integridade intelectual.
  • Integridade social – A integridade social é de suma importância para o convívio em sociedade. As principais características deste tipo de integridade é prezar pelo bem comum, ter solidariedade e senso de justiça.

Como saber se uma pessoa é ou não é íntegra?

Uma pessoa íntegra é galgada pela ética e suas ações refletem os seus pensamentos. Para saber se uma pessoa é ou não é íntegra, você deve prestar atenção a alguns detalhes, como por exemplo:

  • Coerência entre discurso e ações – A pessoa terá ações e falas que se coincidam com seus pensamentos.
  • Respeito e educação para com todas as pessoas – esse é um fator importante para garantir a integridade social das pessoas.
  • Comprometimento com prazos e resultados – Uma pessoa íntegra honra com seus compromissos e se compromete com a equipe, com a empresa e na vida pessoal com seus familiares e amigos.
  • Reconhecer erros e pedir desculpas por eles – Outra característica de uma pessoa íntegra é que ela tem a humildade de reconhecer os seus erros e pedir desculpas por eles, se colocando como responsável e culpado e tentando reparar os erros.
  • Manter uma conduta reta em qualquer momento – Uma pessoa íntegra é aquela que mantém a mesma conduta em qualquer momento ou lugar, estando acompanhando ou sozinho, ela se mantém ética e atua dentro de suas convicções.

Faça a nossa Formação de Constelação Familiar!

A nossa Formação de Constelação Familiar é fundamental para quem deseja saber como identificar a integridade nas pessoas. Aqui no IBND, temos profissionais capacitados e um método de ensino diferenciado que maximiza a absorção do aprendizado.

Conheça a nossa Formação em Constelação Familiar.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK