Você sabe o que é integridade? Sabe como identificar a sua presença ou a falta de integridade em uma pessoa? A integridade é uma característica importantíssima para todas as pessoas, e isso é fundamental para ter relacionamentos saudáveis e duradouras, e claro, ter uma carreira de sucesso.
Muitas pessoas não possuem a menor afeição pela integridade e estão sempre buscando tirar vantagem em tudo, jogando a responsabilidade em cima dos outros e tentando se dar bem.
Esses comportamentos são indícios da falta de integridade e são bastante perigosos. A integridade é uma característica importante porque refletem uma conduta mais ética.
Ter ética e coerência é fundamental para socializar com outras pessoas tanto na vida pessoal como na vida profissional. É preciso aprender a identificar pessoas integras e pessoas que só querem tirar vantagem das outras para se resguardar em seus relacionamentos.
O que é integridade?
Integridade é uma conduta que se caracteriza por uma convergência entre palavras e ações. Uma pessoa íntegra tem uma conduta reta, ela faz o que ela fala, o que ela pensa, sempre galgada pela ética e pela honestidade.
Ela mantém sua honra, o que ela pensa se reflete no que ela faz com clareza.
As falas e o discurso de uma pessoa íntegra são alinhados com a ética. Uma pessoa íntegra é tida como responsável, tem crenças bem alinhadas, convicções bem definidas e um alto nível de dedicação ao que se propõe a fazer.
Ser íntegro é um pré-requisito básico para conviver em sociedade. E claro, a integridade é uma característica fundamental para desenvolver uma carreira em qualquer segmento.
Pessoas que não entendam ou não lidam bem com a integridade não podem ser consideradas íntegras. Afinal, não há como ser “meio íntegro”, ou você é ou não é.
Conheça a nossa Formação em Constelação Familiar.
Quais são os principais tipos de integridade?
- Integridade moral – A moralidade está ligada a dignidade de uma pessoa. Portanto, a integridade moral se caracteriza como os princípios de uma pessoa, que devem ser baseados no respeito e na honestidade. Quando uma pessoa é ofendida, por exemplo, existe o processo de danos morais, criado para aplicar penas a quem ferir a integridade moral de outra pessoa.
- Integridade física – Como o nome já indica, a integridade física é aquela que preza pela saúde e bem-estar. Quando um ônibus está desgovernado na estrada, por exemplo, a integridade física dos passageiros está sendo comprometida.
- Integridade pessoal – Assim como a integridade moral, a integridade pessoal consiste em manter a dignidade de uma pessoa, livrando-a de qualquer tratamento desumano. Quando uma pessoa é agredida ou torturada, por exemplo, sua integridade pessoal é colocada em risco.
- Integridade de dados – Esse tipo de integridade está ligado a segurança de informações e proteção de dados, resguardando o direito à privacidade dos cidadãos. Quando uma empresa tem suas informações divulgadas na internet, ela está com a sua integridade de dados comprometida.
- Integridade intelectual – A integridade intelectual é o que nos garante a possibilidade de nos expressar. Dar nossa opinião, apresentar sugestões e ter autonomia para agir são ações desenvolvidas nesse tipo de integridade. Viver sob qualquer tipo de censura, por exemplo, é um risco a nossa integridade intelectual.
- Integridade social – A integridade social é de suma importância para o convívio em sociedade. As principais características deste tipo de integridade é prezar pelo bem comum, ter solidariedade e senso de justiça.
Como saber se uma pessoa é ou não é íntegra?
Uma pessoa íntegra é galgada pela ética e suas ações refletem os seus pensamentos. Para saber se uma pessoa é ou não é íntegra, você deve prestar atenção a alguns detalhes, como por exemplo:
- Coerência entre discurso e ações – A pessoa terá ações e falas que se coincidam com seus pensamentos.
- Respeito e educação para com todas as pessoas – esse é um fator importante para garantir a integridade social das pessoas.
- Comprometimento com prazos e resultados – Uma pessoa íntegra honra com seus compromissos e se compromete com a equipe, com a empresa e na vida pessoal com seus familiares e amigos.
- Reconhecer erros e pedir desculpas por eles – Outra característica de uma pessoa íntegra é que ela tem a humildade de reconhecer os seus erros e pedir desculpas por eles, se colocando como responsável e culpado e tentando reparar os erros.
- Manter uma conduta reta em qualquer momento – Uma pessoa íntegra é aquela que mantém a mesma conduta em qualquer momento ou lugar, estando acompanhando ou sozinho, ela se mantém ética e atua dentro de suas convicções.
Faça a nossa Formação de Constelação Familiar!
A nossa Formação de Constelação Familiar é fundamental para quem deseja saber como identificar a integridade nas pessoas. Aqui no IBND, temos profissionais capacitados e um método de ensino diferenciado que maximiza a absorção do aprendizado.
Conheça a nossa Formação em Constelação Familiar.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.
Conheça mais:
Gostou de nosso post? Compartilhe: