O que é inovação incremental?

15/10/2021 às 11:06 Coaching

O que é inovação incremental?

O mundo em que vivemos está em constante mudança. Os inovadores avanços tecnológicos permitem o ser humano realizar coisas que, tempos atrás, eram consideradas impossíveis e até aprimorar algo que já existe. Diante desse contexto, surge um termo bastante discutido no mundo organizacional: a inovação incremental. Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar o que é inovação incremental e as suas vantagens para os negócios que investirem nesse conceito. Preparado para mais um boa dose de conhecimento? Vamos lá! 

O que é inovação incremental? 

Podemos dizer que inovação incremental é uma melhoria realizada em algo que já existe na sociedade. Por ser um produto, serviço, tecnologia ou um processo. Ao contrário da inovação disruptiva (que já falamos a respeito aqui em nosso blog), que cria algo totalmente novo e, muitas vezes, desestabiliza o mercado, a  inovação incremental tem o seu foco na constante melhoria de alguma coisa que já foi criada anteriormente. 

Na verdade, o objetivo da inovação incremental é aprimorar um produto ou serviço já conhecido, fazendo-o ter um diferencial competitivo na hora da compra ou uma maior produtividade no dia a dia. Agora que você sabe o que é inovação incremental, um bom exemplo dela é a área da tecnologia. As marcas fabricantes de aparelhos celulares estão sempre inovando em seus dispositivos, deixando-os cada vez mais modernos e recheados de recursos. 

Ou seja, é a constante inovação naquilo que já existe há bastante tempo, desde que haja uma boa dose de amadurecimento. Quer mais um exemplo? No bilionário setor de bebidas, a gigante Coca-Cola está sempre inovando e lançando novas versões desse refrigerante, como a diet, sabor limão, baunilha e cereja, dentre outros. É a  inovação incremental se fazendo cada vez mais presente na sociedade. 

Principais características da inovação incremental

Mesmo que você saiba o que é inovação incremental, vamos te apresentar as principais características dela: 

  • Ela acontece quando o empreendedor já tem muito conhecimento sobre o seu negócio; 

  • O empresário já conhece as necessidades dos seus clientes; 

  • Baixo custo para inovar de forma incremental; 

  • O risco de fracasso é relativamente baixo;

  • A cada inovação nos produtos ou serviços, o valor do negócio fica maior; 

  • Oferece maior proteção para o modelo de negócio atual;

  • A inovação incremental consiste em melhorias constantes e graduais;

  • Empreendedores que não aderirem a inovação incremental, correm o risco de terem os seus produtos defasados no mercado. 

Está vendo como a inovação incremental é importante e pode ser bastante lucrativa para as empresas? Suas características demonstram que ela deve ser massivamente usada pelos negócios que querem prosperar. 

Vantagens da inovação incremental para a sua empresa

Apesar de você já saber o que é inovação incremental, talvez não conheça as vantagens dela para o seu negócio. Vamos te mostrar as principais: 

Maior inovação de produtos ou serviços

A inovação incremental permite que o empresário consiga inovar mais e melhor em seus produtos ou serviços. Além disso, o seu negócio terá um vasto portfólio das constantes melhorias que já foram feitas. Você precisa ter em mente que não adianta apenas criar um novo e revolucionário produto. Fique por dentro dos principais segredos de uma mente milionária.

Para que ele continue fazendo sucesso no mercado e tendo uma alta procura pelos consumidores, é necessário investir em melhorias constantes. Por isso, saber o que é inovação incremental é importante. 

Maior possibilidade de aceitação do público

Um negócio que é adepto da inovação incremental tem muito mais chances dos seus produtos ou serviços serem aceitos com mais facilidade pelo seu público-alvo. O motivo é simples: os consumidores já conhecem o produto e sua importância e, consequentemente, terão uma maior aceitação a respeito das melhorias realizadas. 

Pense da seguinte maneira: a sua empresa cria um produto revolucionário que teve altas vendas no mercado. Depois de algum tempo, ela decide inovar esse mesmo produto, implementando diversos e modernos recursos nele, deixando- o ainda mais atual e tecnológico. Qual seriam as chances dos consumidores comprá-lo? As maiores possíveis. 

Receita recorrente

Mesmo que você saiba o que é inovação incremental, é preciso estar ciente dessa vantagem. Grande parte dos consumidores em geral sempre continuam adquirindo produtos que sofreram qualquer tipo de inovação, pois já tiveram uma aceitação do mercado, o que é fundamental. 

Por isso, a inovação incremental é uma fonte de receita recorrente para qualquer empresa que apostar nela. Vale lembrar que as novidades podem demorar um pouco mais para serem validadas pelo mercado e necessitam de um tempo maior para serem desenvolvidas e lançadas efetivamente. 

Diferencial competitivo

A inovação incremental também permite que uma empresa tenha um diferencial competitivo no mercado, que está cada vez mais exigente. As necessidades dos clientes mudam com o tempo e a maioria deles é ávida por novidades. Por isso, se você investir nessa tendência, certamente estará um passo à frente dos seus concorrentes. 

Um negócio que não investe em melhorias constantes dos seus produtos ou serviços, tende a fracassar em pouco tempo, já que eles podem se tornar obsoletos. O empreendedor que é adepto da inovação incremental, garante que seus produtos continuem suprindo as necessidades do seu público-alvo, o que se traduz em mais relevância para a sua marca. 

De nada adianta o empresário somente saber o que é inovação incremental sem conhecer as suas características e vantagens para o seu negócio, certo? Agora é com você! 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK