Comportamento empreendedor: saiba se você tem um

16/10/2021 às 11:06 Coaching

Comportamento empreendedor: saiba se você tem um

Para um empreendedor se tornar referência para outros, é preciso ter desenvolver algumas habilidades técnicas e comportamentais no dia a dia. Se você está pensando em abrir o seu próprio negócio, vamos te apresentar 10 características do comportamento empreendedor que precisam fazer parte da sua vida daqui para frente. Descubra se você tem alguma delas, lendo todo esse artigo. 

Proatividade

A proatividade é um comportamento empreendedor considerado essencial nos dias de hoje. Se você é uma pessoa proativa que não fica esperando as coisas acontecerem para depois agir, pode dar certo como dono do seu próprio negócio. A busca constante por oportunidades e ter iniciativa para lançar novos produtos ou serviços no mercado, devem fazer parte da rotina de qualquer empresário de sucesso. Dessa forma, procure desenvolver a sua proatividade, ao máximo. 

Comportamento empreendedor: persistência

Dificuldades são comuns e corriqueiras no mundo dos negócios. Por isso, um outro comportamento empreendedor que é extremamente importante é a persistência. Se você tem o hábito de desistir perante o primeiro obstáculo ou não tem a mínima resiliência para superar as barreiras que impedem o alcance dos objetivos, é melhor repensar se o empreendedorismo deve fazer parte da sua vida. Um empresário que não é persistente acaba fadado ao fracasso. 

Saber correr riscos calculados

Esse é mais um comportamento empreendedor essencial no mundo dos negócios. Se você não tem maturidade para entender que uma escolha mal pensada pode prejudicar toda a sua empresa, recomendamos que  essa habilidade seja desenvolvida. Todo empresário precisa saber correr riscos calculados, ou seja, saber analisar todo tipo de situação e aceitar os desafios que podem representar mais chances de darem certo. Conheça a história do Google.

Ser fã da qualidade e eficiência

Talvez esse seja o comportamento empreendedor mais importante. Se você não faz questão de ser eficiente em seu dia a dia e muito menos preza pela qualidade no que faz, seguramente não será um empreendedor de sucesso. Qualidade e eficiência devem fazer parte do cotidiano de qualquer negócio. Afinal de contas, são essas duas qualidades que vão auxiliar a sua empresa a alcançar a excelência e superar as expectativas dos clientes, cada vez mais exigentes. 

Comprometimento acima de tudo

Quando o assunto é comportamento empreendedor, o comprometimento não deve ficar de fora. Se você está pensando em abrir a sua própria empresa, mas não é comprometido com aquilo que faz e odeia qualquer tipo de responsabilidade, é melhor nem pensar em entrar para o mundo dos negócios. Todo empreendedor deve ser comprometido com a sua empresa e com as necessidades dos seus clientes. Sem o devido comprometimento, tudo pode ir pelo ralo. 

Sede de conhecimento

Um empreendedor que deseja prosperar deve ter sede de conhecimento e se manter sempre atualizado com tudo aquilo que faz parte do seu mercado de atuação. Quanto mais informações ele tiver sobre as principais tendências, as preferências dos clientes e os concorrentes, por exemplo, maiores serão as chances dele se dar bem. A constante busca por informações é um dos caminhos para que a dinâmica do mercado seja melhor compreendida. Por isso, atualizar-se é primordial.

Lidar bem com metas e prazos

Esse é outro comportamento empreendedor que sempre é bem-vindo. Se você sabe lidar com estabelecimento de metas e prazos, muitas vezes, apertados, e não se desespera com isso, pode prosperar no mundo dos negócios. Toda empresa precisa ter metas e objetivos bem definidos e, para isso, um prazo precisa ser estipulado para que tudo seja cumprido. Essa característica pode deixar a gestão de um negócio mais assertiva e, sobretudo, eficiente. Conheça a cativante história de Sam Walton

Poder de decisão

O poder de decisão é mais um comportamento empreendedor essencial no mundo corporativo. Saber tomar decisões estratégicas e bem pensadas no dia a dia é dever de todo empresário que visa alcançar o sucesso no mercado. Mas saber decidir de forma assertiva requer planejamento, visão de mercado, análise de indicadores e um minucioso estudo da concorrência. Se você vive “em cima do muro” e tem medo de decidir, é melhor não se arriscar e virar empreendedor. 

Persuasão

Você é uma pessoa persuasiva? Como anda o seu poder de convencimento? A persuasão é mais um importante comportamento empreendedor que merece destaque em nossa lista. Um empresário que é persuasivo tem altas chances de alavancar os negócios, já que ele vai conseguir convencer os clientes a comprarem em sua mão. Além disso, ter uma ampla rede de contatos (networking) também pode ajudar bastante. De qualquer forma, se você é pouco persuasivo, é melhor exercitar essa habilidade. 

Autoconfiança

Finalmente, um comportamento empreendedor considerado essencial para qualquer pessoa se dar bem no mundo das organizações é a autoconfiança. Uma pessoa que demonstra insegurança em tudo que faz e não confia em suas ações no cotidiano, tende a fracassar. A autoconfiança é o alicerce para que todas as escolhas sejam mais assertivas. Acreditar mais em si próprio e menos nos outros pode fazer toda a diferença, além de passar uma ótima impressão a seu respeito. Empreendedorismo e insegurança nunca combinaram. 

E aí? Qual comportamento empreendedor você precisa desenvolver para ter mais sucesso em seu futuro negócio? Pode até não ser fácil ter todos eles, mas é possível ter um diferencial competitivo no mercado. Boa sorte! 

Venha para o IBND

O curso de coaching é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK