O que é Ikigai? Entenda mais sobre essa filosofia

31/10/2021 às 15:01 Hipnose

O que é Ikigai? Entenda mais sobre essa filosofia

Um dos métodos para promover uma vida com propósito, o Ikigai tem se tornado um conceito fundamental para o avanço da sociedade. Você conhece a filosofia Ikigai? Então dá só uma olhada!

O que é Ikigai?

Ikigai é uma filosofia de vida da ilha Okinawa no sul do Japão, local considerado ter pessoas mais felizes, vivendo em média mais de 100 anos e com alto nível de propósito. Essa filosofia tem representado um caminho para a felicidade e o propósito, independente de qualquer religião ou crença. Ikigai é uma palavra em japonês que significa “a razão pelo qual eu acordo todos os dias pela manhã” ou “razão para viver”, um conceito que traz o universo de desenvolvimento humano para a busca pelo sentido para tudo o que realizamos.

No ocidente, tem sido usada como base do Método Ikigai de desenvolvimento humano, que tem ajudado milhares de pessoas a ressignificarem suas vidas, conseguindo encontrar mais sentido e propósito para seus trabalhos, relacionamentos e vidas (Ikigai Brasil).

Mandala Ikigai

Uma das características do Ikigai é o diagrama de uma vida em Ikigai. De uma forma simples e visual, este diagrama demonstra as quatro grandes áreas que estão presentes em uma vida com sentido e propósito. Assim, define os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e de ser mais feliz.

O conceito foi popularizado através dos estudos da psiquiatra e acadêmico japonês Mieko Kamiya em seu livro “Sobre o significado da vida” (em inglês, “On the Meaning of Life”).

Ao longo dos anos 60 e 70, a filosofia Ikigai foi tomada como fundamental motivação para o avanço da sociedade e do autodesenvolvimento.

O homem mais velho do mundo

O conceito vem de uma população de moradores centenários com expectativa de vida bem acima da média, mesmo para os padrões japoneses. Muitos acreditam que o Ikigai é o segredo da longevidade. Segundo alguns autores, é muito importante identificar as coisas que você gosta de fazer e que te dão prazer, porque elas dão propósito à vida e levam a uma existência longa e feliz. Mas não se trata apenas de viver por um longo tempo, mas de aproveitar a vida e saber o que quer fazer com ela, o que leva a uma grande qualidade de vida percebida.

O princípio do Ikigai

O principal princípio por trás da filosofia Ikigai é a ideia de que se você encontrar algo que dê sentido à sua vida, isso o faz seguir em frente e o mantém motivado.

Assim, não é difícil encontrar seu Ikigai. É preciso começar com algo simples como beber uma xícara de café pela manhã. É preciso partir do que está ao seu alcance e começar a sentir-se bem e a experimentar os benefícios que isso traz antes de, gradualmente, evoluir para objetivos maiores.

Como encontrar o Ikigai?

A recomendação é partir do zero, olhar-se no espelho e perguntar-se: que tipo de pessoa é você? Pense no passado e no que te dá prazer. Isso trará pistas. É preciso ampliar os horizontes para objetivos maiores. Se não sabe o que quer fazer da vida, comece fazendo uma lista do que você não quer, quais situações te deixam pouco à vontade ou infeliz, quais atividades prefere evitar.

Você pode descobrir que há várias coisas que te fazem feliz, tais como aprender coisas novas, cuidar do jardim, ajudar outras pessoas, resolver problemas, fazer música ou vender coisas, falar em público e outros.

E quando não sabemos o que queremos?

Existem algumas pessoas que sabem o que querem desde a infância. No entanto, não é assim para a maioria de nós. Além disso, temos o peso das obrigações sociais, que podem nos distanciar de nossos impulsos naturais.

Para alguns autores, é preciso resgatar os sonhos de infância, com o que gostava de brincar e o que imaginava, pensando no que o deixava feliz e você não faz mais. Assim, o Ikigai é algo muito pessoal, que não está dado a você de forma passiva, é preciso explorar a mente e cultivar seu Ikigai.

A multiplicidade de possibilidades

A maioria das religiões acreditam em apenas um deus. No Japão, no entanto, acredita-se que há 8 milhões de deuses. Isso influencia o modo como os japoneses veem o Ikigai: não acreditam que há apenas uma coisa importante, não perseguem apenas um objetivo e veem que pode haver milhares de coisas diferentes que podem nos dar prazer.

Qual a diferença entre Ikigai e hobbies

Um dos aspectos que diferenciam o Ikigai de simplesmente um hobby é que não se trata apenas de obter uma gratificação instantânea. É algo que impulsiona a pessoa rumo ao futuro e a faz seguir em frente.

Os centenários de Okinawa

O Estudo Centenário de Okinawa é uma pesquisa contínua com essa população feita por uma equipe internacional de médicos que coleta dados sobre o tema desde 1975. Ela revela que os idosos desta região japonesa não têm apenas uma das taxas de mortalidade mais baixas do mundo em relação a uma série de doenças crônicas ligadas ao envelhecimento, mas uma das maiores expectativas de saúde do planeta.

Benefícios do Ikigai

O Ikigai é, portanto, um estilo de vida que traz harmonia, longevidade e satisfação plena nas diferentes áreas da vida, permitindo alcançar a razão de ser ou propósito para a sua existência. A busca pelo sentido de vida está, na sociedade moderna, profundamente ligada ao entendimento de quem somos (nossas crenças, relacionamentos, cultura, formação e outros), mas também em boa parte sobre o que fazemos (profissão, vocação, trabalho, lazer e outros). Assim, em muitos casos nossa percepção sobre nossa Razão de Ser dificilmente estará completa sem encontrarmos consonância entre o que somos e o que fazemos.

E você, busca se qualificar para promover saúde e sentido de vida? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa!

Terapeuta e hipnólogo, você busca uma ferramenta para potencializar os resultados com seus pacientes e, assim, gerar mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor? Faça nosso curso de hipnose online!

Referências:

Ikigai Brasil. Filosofia Ikigai. sem data. Disponível em: https://ikigaibrasil.com/filosofia-ikigai/


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK