O que é headhunter?

01/04/2021 às 22:23 Coaching

O que é headhunter?

Todo negócio precisa contar com profissionais altamente capacitados, engajados e comprometidos com suas funções no dia a dia. Somente dessa forma é que os resultados positivos aparecem. O problema é que nem sempre se consegue contratar colaboradores que tenham o perfil adequado a uma determinada função. Mas você já ouviu falar em headhunter? Leia todo o post e saiba mais sobre esse especialista.

O que é um headhunter?

Em uma tradução literal, o termo headhunter significa “caçador de cabeças”. Trata-se de um profissional responsável por encontrar os melhores talentos no mercado para ocupar cargos estratégicos dentro de uma empresa. Um headhunter precisa ter resiliência e exerce a função de mediador entre a organização e o talento.

 Em suma, o headhunter busca por profissionais extremamente capacitados, dotados de habilidades técnicas e comportamentais que os permitem executar suas funções com um elevado índice de desempenho. O objetivo é manter a competitividade da empresa no mercado. Por isso, o headhunter é contratado.

Perfil profissional de um headhunter 

Se você sonha em se tornar um headhunter no futuro, conheça a fundo o perfil desse especialista, considerado essencial na hora de encontrar o talento ideal que irá exercer um cargo de confiança:

 Habilidades técnicas 

O headhunter precisa entender bastante da área que ele vai procurar os profissionais.  É preciso que ele tenha as habilidades técnicas necessárias para avaliar as exigências da vaga em aberto, para que o talento ideal seja escolhido. O menor engano do headhunter na hora da escolha, poderá trazer prejuízos futuros para a empresa. A hipnose também pode ser de grande valia. 

Habilidades comportamentais

As habilidades comportamentais também são primordiais em um headhunter. Elas se dividem em:

Rede de contatos

Um headhunter experiente precisa ter um bom networking e ser um profissional bem relacionado. Contar com uma extensa rede de contatos, pode deixar o trabalho de “caçar talentos” um pouco mais fácil, já que diversos candidatos podem ser indicados para as vagas em aberto em uma empresa.

Dinamismo

É fundamental que o headhunter seja uma pessoa dinâmica, com muita energia e entusiasmo para falar sobre a organização que está à procura de profissionais talentosos. Afinal de contas, o headhunter precisa inspirar o talento a aceitar fazer parte de uma empresa que talvez ele não conheça, o que pode ser um tremendo desafio.

Boa comunicação

A comunicação de um headhunter deve ser estratégica e assertiva. Ele precisa deixar claro todas as vantagens de se trabalhar naquela organização. Além disso, ele precisa ter a maturidade de saber se expressar com cada candidato entrevistado, pois cada um tem suas individualidades e um determinado tipo de reação.

Capacidade de negociação

Um “caçador de cabeças” deve ter um alto poder de negociação e argumentação, na hora de encontrar um talento no mercado. Não adianta somente encontrar o profissional adequado para preencher uma vaga. É preciso convencê-lo de que pode ser interessante trabalhar na empresa X, em especial, para a sua carreira.

Responsabilidades de um headhunter 

Além de buscar os melhores profissionais no mercado de trabalho e avaliar meticulosamente o perfil de cada um deles, existem outras responsabilidades de todo headhunter. São elas:

 - Auxiliar a organização a definir qual será o perfil ideal para a vaga em aberto;

 - Encontrar os candidatos adequados;

 - Fazer uma minuciosa avaliação das experiências e referências profissionais dos candidatos pré-selecionados;

 - Realizar dinâmicas em grupo e entrevistas individuais, com o objetivo de avaliar as competências, habilidades e expectativas quanto ao cargo, bem como a pretensão salarial;

 - Selecionar os melhores candidatos e os apresentar à organização;

 - Acompanhar e organizar todos os feedbacks da empresa e dos candidatos, além de fazer a escolha dos profissionais que participarão da etapa final do processo seletivo;

 - Fazer a mediação das questões burocráticas como o valor do salário, data de início, dentre outras.

 Está vendo como um headhunter tem grandes responsabilidades e precisa fazer a escolha do talento ideal para o cargo em aberto?

 Vantagens de contratar um headhunter

Conheça os benefícios para sua empresa ao contratar um experiente headhunter e aumente as chances de conquistar seus objetivos:

 Identifica o profissional com o perfil ideal

 Como o headhunter procura conhecer os objetivos e necessidades da organização, esse especialista consegue identificar o talento que tem o perfil técnico e comportamental ideal para exercer um cargo de confiança, por exemplo. E isso pode trazer resultados satisfatórios para o seu negócio.

 Promove uma seleção mais rigorosa

O headhunter consegue trazer para a organização os talentos mais qualificados e que realmente são capazes de atingir as metas e os objetivos. Como o “caçador de cabeças” faz esse tipo de trabalho com uma certa frequência, as chances dele acertar em sua escolha podem ser imensas.

Faz uso de ferramentas apropriadas para a procura

Através do uso da tecnologia e ferramentas apropriadas para procurar os melhores talentos do mercado, o headhunter consegue recrutar profissionais que os processos seletivos comuns jamais alcançariam. Esse especialista pode usar o seu extenso networking para encontrar talentos que poderão trazer ótimos resultados para sua empresa.

Dessa forma, se você precisa encontrar um profissional para ocupar um cargo de confiança em sua empresa, mas não tem tempo de fazer isso, contratar os serviços de um headhunter pode ser uma excelente solução. Ao contrário do que muita gente pensa, esse especialista é um ótimo investimento.

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK