O que é gestão do conhecimento?

20/10/2021 às 22:41 Coaching

O que é gestão do conhecimento?

O conhecimento humano sempre foi algo admirável. É através dele que nos deparamos com as inúmeras tecnologias que convivemos hoje, com os avanços na medicina e com as maravilhosas obras de todos os segmentos da engenharia, que nos deslumbram cada vez mais. No âmbito organizacional, é possível fazer uma gestão do conhecimento eficiente. Por isso, vamos te mostrar o que é gestão do conhecimento, a sua importância e como o gestor pode aplicá-la em seu negócio, além de dicas sobre esse tema. Fique conosco até o final da leitura!

O que é gestão do conhecimento? 

Antes de explicarmos o conceito de gestão do conhecimento, é preciso deixar claro que a palavra conhecimento não tem uma relação direta com dados ou informações. Dados são conceitos, estatísticas e fatos que são analisados para criar as informações. Sendo assim, a gestão do conhecimento pode ser entendida como um complexo processo de criação, compartilhamento, gerenciamento e uso do conhecimento de uma empresa. 

Trata-se de uma abordagem criada para que todos os objetivos organizacionais sejam alcançados através do uso inteligente do conhecimento do negócio. Mas não podemos negar que o conhecimento é oriundo da informação em si, que deve agregar valor e permitir que se tire conclusões significativas. Entendeu o que é gestão do conhecimento? 

Qual é a importância da gestão do conhecimento? 

Agora que você sabe o que é gestão do conhecimento, sabia que o principal objetivo dela é fazer uma conexão das principais fontes de informação, que são responsáveis pela geração do conhecimento, com as necessidades de aplicação do mesmo no dia a dia de um negócio? E esse processo acontece da seguinte forma: a captura do conhecimento + implantação de melhorias que permitam o acesso ao conhecimento + criação políticas que incentivam o compartilhamento do conhecimento + a valorização de todo o conhecimento disponível. 

Sendo assim, a gestão do conhecimento contribui bastante para a geração de valor e um considerável aumento da produtividade. A gestão do conhecimento também é fundamental para se evitar falhas nos processos e tomada de decisões precipitadas no dia a dia de uma organização, o que pode acarretar em prejuízos. Sendo assim, quanto mais eficiente for a gestão de conhecimento de um negócio, mais chances ele terá de prosperar no mercado. Saiba como atingir o seu break even

Como aplicar a gestão do conhecimento em sua empresa?

Mesmo que você saiba o que é gestão do conhecimento e conheça a sua importância, é necessário saber como aplicá-la em uma organização. Para isso, deve-se seguir quatro etapas:

  • Fazer uma avaliação da situação atual do negócio

O empreendedor precisa fazer um diagnóstico de cinco variáveis: a sua força de trabalho (colaboradores); tudo aquilo que envolve a execução dos processos; o nível do conhecimento organizacional; as premissas da cultura empresarial e a tecnologia que armazena todo o conhecimento adquirido. Com uma criteriosa avaliação, pode-se ter mais facilidade nas próximas etapas a seguir. 

  • Planejamento das ações

Depois de fazer uma cuidadosa avaliação dos fatores acima, chegou a hora de definir a visão, os propósitos e as estratégias para que se estabeleça a gestão do conhecimento. O empreendedor não se deve esquecer de nomear os responsáveis por todos os processos que deverão ser executados. Tudo que foi planejado deverá ser executado, sem pular etapas. 

  • Fase de testes

Está vendo que somente saber o que é gestão do conhecimento não é suficiente? Depois de um diagnóstico preciso e um plano de ações bem elaborado em mãos, chegou a hora de testar tudo aquilo que foi previamente definido no planejamento. O objetivo é testar a eficácia das ações que foram definidas e fazer os devidos ajustes, caso seja necessário. 

  • Implementação no negócio

Essa etapa é crucial e o seu sucesso está relacionado com tudo aquilo que foi feito nas etapas anteriores. Todos os profissionais envolvidos com a implantação da gestão do conhecimento na empresa devem: 1) definir os principais indicadores de sucesso; 2) implementar um plano de comunicação eficiente; 3) criar um sistema de recompensas; 4) definir um método de monitoramento e avaliação; 5) divulgar todos os resultados. Conheça a cativante história da Artcoco.

Dicas sobre a gestão do conhecimento

Apesar de você saber o que é gestão do conhecimento, conhecer a sua importância e estar por dentro sobre como implantá-la em sua empresa, é fundamental ficar ligado em outras dicas a respeito desse assunto: 

  • Identifique os principais influenciadores, que também são responsáveis pelo compartilhamento de todo o conhecimento; 

  • Incentive a participação de todos os seus colaboradores, pois eles têm uma enorme contribuição em todo o processo. Essa atitude também promove um maior engajamento;

  • Promova a troca de experiência entre o seu capital humano, pois isso é fundamental quando o assunto é gestão do conhecimento; 

  • A criação de comunidades não deve ser proibida, já que as redes sociais dentro das organizações também podem ser valiosas fontes de conhecimento; 

  • Não deixe de monitorar todo o sistema, pois uma gestão de conhecimento efetiva só acontece dessa forma;  

  • Gerencie a documentação, já que o conhecimento deve estar formalizado e, sobretudo, acessível para os seus colaboradores; 

  • Invista em treinamentos constantes, pois esse é um dos segredos para a propagação do conhecimento dentro de qualquer organização; 

  • Procure entender o ritmo da absorção do conhecimento de cada um dos seus funcionários, sem fazer comparações ou ser agressivo, já que cada pessoa tem o seu ritmo de aprendizado. 

Depois de estar por dentro sobre o que é gestão do conhecimento e, mesmo assim, tiver dúvidas a respeito da sua implantação, conte com o auxílio de profissionais especializados no assunto e boa sorte! 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK