O que é e qual é a importância do Feedback?

27/09/2019 às 21:25 Dicas

O que é e qual é a importância do Feedback?

O feedback é uma ferramenta importantíssima no meio corporativo. É um grande auxiliar da promoção de melhores relações de trabalho e desenvolvimento profissional.

Neste artigo, vamos explicar detalhadamente o que é feedback, falar de sua importância e entender como o processo de Coaching pode te ajudar a desenvolver a habilidade de aplicar um feedback assertivo.

O que é Feedback?

O feedback é uma ferramenta que consiste em dar retorno sobre as atividades desenvolvidas por outras pessoas. Dentro do meio corporativo, isso acontece a todo momento, geralmente por parte dos gestores, mas também pode acontecer por meio de colaboradores e até clientes.

Esse processo é essencial para identificar se houve ou não ruídos na comunicação. Isso é importante porque nem sempre nossa mensagem fica clara. 

Muitas vezes ela é mal interpretada por nós ou pelos outros, o que pode prejudicar todo o trabalho.

Quando executamos uma tarefa no trabalho, nós a fazemos com base no que foi passado pelos superiores e na nossa experiência.

O feedback entra como uma resposta efetiva para que possamos melhorar a execução do trabalho. A ideia não é denegrir a imagem de um profissional, mas ajudá-lo a se desenvolver profissionalmente.

E para colocar essa ferramenta em prática na sua empresa, é preciso entender quais são os principais tipos de feedback. Confira abaixo:

Feedback Positivo

O feedback positivo consiste em apontar os principais detalhes na realização de um trabalho, mostrando a um profissional que ele está no caminho certo e que tende a melhorar o seu desempenho, atuando de uma certa maneira.

Geralmente, esse tipo de feedback é passado para os profissionais que são destaques da empresa.

Quando escolhemos um “funcionário do mês”, por exemplo, não devemos apenas apontar o profissional, mas mostrar-lhe que o seu trabalho está sendo reconhecido e que ele deve seguir aprimorando o seu desempenho.

Feedback Negativo

O feedback negativo, obviamente, é o inverso do feedback positivo. Essa ferramenta é colocada em prática para destacar as principais mudanças que profissionais que não atingiram os resultados devem fazer para melhorarem os seus desempenhos.

De novo, a intenção não é denegrir a imagem do profissional. Pelo contrário, neste caso, o principal objetivo do uso do feedback é mostrar que você se importa com o colaborador e quer que ele se desenvolva profissionalmente.

Mesmo que seja difícil apontar erros no trabalho dos outros, esse processo é preciso e pode mudar a carreira de muitos profissionais. Essa é uma excelente maneira de mostrar ao colaborador, o que a empresa espera dele.

Ainda mais fundamental do que o feedback é dar ao profissional a estrutura necessária para o seu desenvolvimento.

Não adianta apenas apontar quais são as mudanças, é preciso acompanhar o colaborador diariamente para realizar outros ajustes necessários para o crescimento do profissional.

 

Feedback ofensivo

Como o nome já indica, esse feedback deve ser erradicado do cotidiano das empresas. Infelizmente, ainda existem gestores que acabam usando-o no dia a dia.

O feedback ofensivo acaba denegrindo a imagem de profissionais porque não se atenta a limites respeitosos.

Neste caso, os gestores acabam tendo como principal objetivo desqualificar profissionais, fazendo críticas pessoais, que de nada servem para o crescimento do indivíduo.

Geralmente, esse tipo de feedback é usado pelos “chefes”, pessoas em posições de poder que não possuem nenhuma capacidade de liderança.

Feedback Construtivo

Esse é o tipo de feedback mais completo e mais recomendado para o meio corporativo.

O feedback construtivo busca trazer os aspectos positivos e negativos da realização de um trabalho.

Neste caso, o gestor chama o colaborador para conversar e aponta os seus acertos e erros.

E junto a eles, ele oferece soluções e técnicas para evitar novos erros e aprimorar as habilidades de destaque do profissional.

Por isso, o feedback construtivo é o mais completo e necessário.

Bons líderes são adeptos deste tipo de feedback, porque conseguem fazer os seus colaboradores entenderem claramente, o que precisam fazer para crescer dentro da empresa, por isso muitos se capacitam e se tornam Coaching Executivo em nosso Curso de Coaching.

Aperfeiçoar sua comunicação é importante para um Feedback positivo, e você aprende a se comunicar em alta performance no nosso Curso de PNL.

 

Como o Coaching pode lhe ajudar a aplicar um feedback assertivo?

O processo de Coaching é focado no desenvolvimento de habilidades e na aceleração de resultados. No meio corporativo, o Coaching foca no desenvolvimento de técnicas de liderança.

O feedback é uma das ferramentas que podem ser aprimoradas durante o processo, tornando os gestores mais capazes de usá-los apropriadamente.

Existem ferramentas de Coaching que podem ajudar gestores a desenvolverem bons feedbacks.

Uma das técnicas mais conhecidas para isto é a avaliação 360°, que além de influenciar a melhora individual dos profissionais, pode melhorar as relações entre equipes, dando fim a conflitos internos entre setores.

A Formação de Coach é essencial para profissionais que desejam assumir cargos de gestão no futuro.

No decorrer do processo, os Coachees aprendem diversas técnicas e ferramentas que são bastante utilizadas no meio corporativo pelos maiores líderes mundiais.

 


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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