O que é e como desenvolver o Círculo de Excelência?

22/09/2020 às 15:34 PNL

O que é e como desenvolver o Círculo de Excelência?

Estamos sempre enfrentando novas dificuldades todos os dias. Cada novo raiar do sol significa um desafio pela frente e eles são importantíssimos para o nosso desenvolvimento pessoal.

Uma das metodologias que mais podem nos ajudar a superar os problemas do dia a dia e ter uma rotina produtiva é a PNL. Entre as principais ferramentas de PNL, o círculo de excelência é uma boa alternativa para usar os momentos bons para ampliar a nossa confiança e motivação para alcançar os nossos objetivos.

O que é o Círculo de Excelência?

O círculo de excelência é uma técnica que nos permite acessar recursos para relembrar sensações positivas.  Assim, podemos retornar a momentos que vivemos no passado, transferindo-os de onde aconteceram para onde você quer que eles estejam.

Essa representação imaginária deste momento deve se sentida, você precisa se conectar com essa sensação para experimentá-la novamente. Dessa maneira, você pode trabalhar o círculo de excelência para experimentar momentos que lhe ajudem de várias formas, te trazendo paz, felicidade, autoconfiança e harmonia.

Quando usar o Círculo de Excelência?

Essa técnica é bastante recomendada por profissionais de PNL quando uma pessoa está sem confiança, com a autoestima baixa. Dessa forma, é possível usar a ferramenta para se tornar uma pessoa mais confiante e positiva.

O Círculo de Excelência também é usado para quem quer melhorar o seu poder de comunicação, se sentindo mais confiante e engajado para interagir com novas pessoas ou se preparar para uma apresentação, teste ou entrevista de emprego.

Outra aplicação desta ferramenta é com foco em objetivos grandiosos. Se você tem uma meta de longo prazo que considere muito difícil de ser conquistada, é possível utilizar a técnica desde agora para se sentir capaz de alcançar o objetivo e bater meta por meta até a conquista.

Também é possível utilizar o círculo de excelência para melhoras práticas que você já realiza. Assim, você pode usar essa ferramenta para se sentir mais capaz de fazer melhor o que você faz hoje.

Como fazer o Círculo de Excelência?

Assim como outros exercícios de PNL, o Círculo de Excelência possui uma preparação e pode ser excelente para desenvolver recursos de nossa mente que antes não conseguíamos acessar.

Preparação

A preparação do Círculo de Excelência é bem simples. Para praticar a técnica, o primeiro passo é ficar completamente relaxado. Fique de pé, respire profundamente, inspire o ar pelo nariz, segure e solte pela boca, pausadamente. Com isso, você irá relaxar o seu corpo e sua mente aos poucos.

Reviva um momento

Quando se sentir relaxado, fique de pé e lembre-se de um momento ótimo de sua vida, um momento, uma época que você se sentia muito confiante. Tente reviver esse momento com a maior clareza possível, buscando ver claramente todos os detalhes, ouvir os mesmos sons e sentir a confiança que você sentia quando ele aconteceu.

Conheça nossa Formação em PNL.

Imagine um círculo

Com o momento bem claro na sua mente, imagine um círculo no chão em torno dos seus pés. Escolha uma cor para este círculo, essa cor deve te fazer lembrar esse momento e sentir essa sensação de confiança que você está revivendo.

Se você lembra de detalhes sonoros do momento como uma música, um zumbido ou qualquer trilha sonora, coloque-o também em seu círculo. Deixe se envolver pelo círculo e pelo momento revivido.

Saía do círculo

Quando você estiver no auge desse sentimento de confiança, saía do círculo, mas busque deixar nele todas as sensações que você experimentou. Imagine que você está dando um passo para o lado, saindo do círculo, mas deixando todas as sensações lá.

Hora de testar o círculo

Tire os seus pensamentos do círculo de excelência e pensa em algo distante, busque uma distração. Depois tente voltar novamente ao círculo e observe se você ainda consegue sentir as mesmas sensações após esse tempo.

Se a resposta for positiva, o círculo agora é uma âncora de excelência, a qual você pode recorrer sempre que precisar.

Escolha pistas

Agora, pense em uma meta, objetivo ou momento específico do futuro que você precisará estar muito confiante. E escolha pistas, se você vai ter uma reunião com um novo cliente, por exemplo, você pode ter como pista a porta da sala de reuniões do seu escritório.

Faça a ligação

Com as pistas bem claras na mente, entre no círculo e torne a sentir aquela sensação arrebatadora de confiança. E depois, imagine a situação futura, mas agora experiência as sensações de autoconfiança e automotivação.

Testar o círculo novamente

Assim como você testou para ver se conseguiu manter as sensações círculo após uma distração. Agora, refaça essa imagem com o acontecimento futuro para ver se você consegue sentir claramente o efeito do círculo.

Pronto! Se você conseguiu, você está programado para esse momento futuro e pode se sentir melhor quando ele vir a acontecer.

Faça a nossa Formação de PNL

Aqui no IBND temos um curso de PNL com dupla certificação internacional. Conosco você aprende tudo sobre programação neurolinguística.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK