O que é e como desenvolver a mentalidade financeira?

04/07/2020 às 11:06 Coaching

O que é e como desenvolver a mentalidade financeira?

No Brasil, a educação financeira nunca foi algo tão comum entre os cidadãos. Nos últimos anos, essa vontade de aprender e de desenvolver uma mentalidade positiva sobre finanças aumentou exponencialmente. Por isso, fizemos este artigo para lhe ajudar a desenvolver uma mentalidade financeira de sucesso.

Ter pensamentos positivos, traçar metas realistas e seguir à risca uma ideia é uma forma de desenvolver uma mentalidade financeira positiva ou rica, como costumamos chamar.

Não necessariamente, todas as pessoas que desenvolvem uma mentalidade financeira ficam ricas, mas elas aprendem a gastar melhor, buscando entender e satisfazer suas necessidades e desejos, de acordo com a sua capacidade.

Infelizmente, a maioria dos brasileiros não segue esse tipo de pensamento. Muitos acabam se endividando sem a real necessidade. Eles acabam comprando coisas que não precisam com o dinheiro que não tem. Não à toa, o Brasil tem mais de 63 milhões de pessoas endividadas.

O que é mentalidade financeira?

A mentalidade é um conjunto de crenças que possuímos sobre determinado assunto, logo a mentalidade financeira consiste nas ideias que temos sobre as finanças. Elas moldam a nossa forma de lidar com o dinheiro. 

O fato é que já possuímos uma mentalidade financeira, afinal temos uma opinião sobre o uso do dinheiro e questões relacionadas, porém a pergunta é: onde a nossa mentalidade financeira atual está nos levando?

Existem pessoas que vivem com uma renda mensal baixa, mas conseguem lidar bem com os seus gastos. Elas não se endividam, conseguem satisfazer suas principais, e na medida do possível, os seus desejos.

Já existem pessoas ricas, com patrimônios enormes que não conseguem fazer o dinheiro render, acabam se enrolando em dívidas e destruindo o próprio patrimônio. A mentalidade não tem nada a ver com possibilidades financeiras, mas sim com ideias.

Conheça a nossa Formação de Coaching. Se tornar um Coaching Financeiro é uma oportunidade de se ajudar e ajudar outras pessoas.

Mentalidade financeira prejudicial

Quando a nossa mentalidade financeira nos leva a gastar desenfreadamente, nos faz adquirir dívidas e nos limita, ela é prejudicial para a nossa vida como um todo. Veja abaixo algumas atitudes comuns de quem tem esse tipo de mentalidade:

  • A culpa é sempre dos outros!
  • Obstáculos e desafios são insuperáveis
  • Ter sonhos é melhor do que viver a realidade
  • Falta de planejamento financeiro
  • Inveja e ressentimento de quem utiliza bem o próprio dinheiro

Estas são algumas das características de pessoas que possuem uma mentalidade financeira prejudicial. Elas não conseguem realizar seus sonhos porque acham objetivos e metas inalcançáveis. Elas não conseguem lidar bem com o dinheiro porque transferem a responsabilidade de seus próprios gastos.

Como desenvolver uma mentalidade financeira positiva?

Assim como tudo na vida, a nossa mentalidade sobre finanças pode mudar. Aprender com os erros e planejar sua vida financeira a curto, médio e longo prazo são algumas das características das pessoas com mentalidade financeira positiva. Veja abaixo algumas dicas para desenvolver uma mentalidade financeira que lhe ajude com as suas finanças:

Como está sua vida financeira?

O primeiro passo para mudança de mentalidade financeira é se dar conta da sua situação atual. Analise suas dívidas, seus gastos mensais e sua renda. Assim, você pode começar a aparar as arestas, eliminando gastos desnecessários, encontrando formas de aumentar a sua renda e definindo formas de reduzir possíveis dívidas.

Esse passo é importante para traçar os seus próximos objetivos. Dessa forma, você pode definir hábitos financeiros que devem fazer parte de sua vida e quais os hábitos você deve abandonar para alcançar os seus sonhos.

Adote um pensamento financeiro positivo

Afaste os maus pensamentos da sua mente. Culpar os outros pelos gastos ou dar espaço para a impulsão ou a compulsão por compras não é uma opção se você deseja desenvolver uma mentalidade financeira positiva.

Sempre pense que você merece a prosperidade, que você em breve estará realizando os seus sonhos. Valorize o seu patrimônio, o seu trabalho, dessa forma, suas crenças sobre finanças irão mudar com o tempo e você terá muito mais facilidade em obter e manter uma boa saúde financeira.

Amplie o seu conhecimento sobre o assunto

Uma forma de manter uma mentalidade positiva e se motivar para alcançar os objetivos é saber mais sobre o assunto. Existem muitos conteúdos sobre finanças pessoais e empresariais na internet. Busque saber quais são os melhores canais de conteúdo e os consuma.

Isso ajudará você a agregar conhecimento sobre finanças e pode lhe ajudar a entender e dividir melhor os seus gastos e seus investimentos. Se você deseja ter uma mentalidade financeira positiva e caminhar para uma vida financeira próspera será preciso conhecer mais sobre o assunto.

Faça a nossa Formação de Coaching!

Quer saber como desenvolver uma mentalidade financeira rica mais rápido? Faça a nossa Formação de Coaching e fique por dentro dos recursos poderosos dessa metodologia. Aqui no IBND, temos puma Formação de Coaching com certificação internacional. Tá esperando o que? Conheça a nossa Formação de Coaching.

Gostou deste artigo? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK