Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Conheça a ferramenta 7W3H1S

18/10/2020 às 17:06 Coaching

Conheça a ferramenta 7W3H1S

O coaching é uma das metodologias de desenvolvimento humano mais eficazes do mundo. E isso se deve bastante ao fato de possuir uma série de técnicas e ferramentas capazes de mostrar o caminho para alcançar objetivos. Uma das delas é a ferramenta 7W3H1S. Aqui, vamos falar sobre ela e como ela pode ser aplicada durante em diferentes tipos de coaching durante uma sessão.

Uma das primeiras etapas do processo de coaching é a montagem de um plano de ação. E para que você junto com seu coach, crie um plano assertivo, a ferramenta 7W3H1S é essencial. Apesar da sigla parecer difícil no início, veremos que esta metodologia é bem fácil.

A ferramenta 7H3H1S é excelente para a montagem de plano de ação e ela é resultado do aperfeiçoamento de outra metodologia bastante conhecida, a 5W2H.  Essa última surgiu nas indústrias automobilísticas japonesas e foi sendo passada para todas as áreas. A ideia era otimizar todo o processo de produção, aumentando a produtividade e reduzindo perdas.

Ao longo dos anos, a ferramenta 5W2H foi sendo complementada com novas perguntas e informações e se tornou ainda mais detalhada para a produtividade, daí surgiu a ferramenta 7W3H1S.

Como aplicar a ferramenta 7W3H1S no processo de coaching?

Assim como a ferramenta 5W2H, a metodologia 7W3H1S é composta por perguntas poderosas que podem ajudar na montagem de um plano de ação assertivo para o objetivo desejado. Essa ferramenta pode ser aplicada em qualquer nicho de coaching, e obviamente, para qualquer objetivo que um coachee possua.

O que significa a sigla? É simples, a sigla é composta pelas iniciais de suas perguntas, como veremos abaixo:

  • What (o que?) – Essa pergunta visa nos levar a pensar o que devemos fazer para alcançar um objetivo.
  • When (quando?) – Pergunta ideal para definir datas de início e prazo para o cumprimento de metas e do objetivo final.
  • Where (onde?) – Aqui, é possível descrever o local onde as ações serão realizadas.
  • Why (por quê?) – Aqui, descreva os benefícios de alcançar o objetivo desejado.
  • Who (quem?) – Especifique quem irá realizar as ações e assuma o compromisso de fazê-las.
  • Whoom (para quem?) – Quem ficará satisfeito com as ações? Será apenas você ou o objetivo desejado também beneficiará outras pessoas?
  • What Else (o que mais) – Algo mais pode ser feito para alcançar um objetivo.
  • How (como?) – Detalhe como você irá realizar cada ação.
  • How Much (quanto?) – calcule quanto irá lhe custar para colocar as ações em prática.
  • How Many (quanto?) – aqui é para especificar todos os valores gastos em cada ação.
  • Show (mostre!) – Essa pergunta é muito importante, porque aqui você deve descrever como saberá que alcançou o seu objetivo, como você pode medir o seu sucesso.

Viu como você consegue montar um plano de ação eficiente apenas com este conjunto de pergunta? No próximo parágrafo, mostraremos algumas formas práticas de aplicar a ferramenta 7W3H1S utilizando um exemplo fictício.

Digamos você esteja sentindo sua carreira estagnada e quer tentar uma promoção ou ir trabalhar em uma outra empresa. Como a aplicação da ferramenta 7W3H1S será muito mais fácil definir o que você tem de fazer, quanto lhe custará, os prazos para alcançar o objetivo e as formas pelas quais você pode ir em busca dele.

Conheça a nossa Formação em Coaching.

Quais são os principais benefícios da ferramenta 7W3H1S?

Como já falamos, essa ferramenta é bastante eficiente para tirar projetos do papel. Abaixo vamos mostrar quais são os principais benefícios que ela pode trazer para as pessoas, confira:

Aumento da produtividade

A produtividade é uma peça importante da engrenagem do sucesso. Com a ferramenta 7W3H1S, você pode entender como se tornar mais produtivo, encontrar maneiras de otimizar os seus processos e pôr em prática com mais rapidez e eficiência.

Menos desperdício e retrabalho

Com o uso dessa metodologia, você também consegue diminuir os desperdícios e o retrabalho. A tendência é que você pare de errar e de insistir em ações que não gerem resultados, isso diminui o desperdício de dinheiro e tempo e muda o foco para o que realmente lhe importa.

Comunicação mais eficaz

Principalmente se aplicada com uma equipe de trabalho, a ferramenta 7W3H1S é altamente eficaz para melhorar a comunicação. Essa ferramenta pode ajudar a alinhar expectativas e a delegar funções com mais assertividade, otimizando o processo como um todo.

Aceleração de resultados

E a ferramenta 7W3H1S é crucial para cumprir uma das principais funções do coaching: acelerar resultados. Tudo depende de plano de ação assertivo e inteligente, o que você pode conseguir utilizando essa metodologia. A tendência é que você consiga cumprir todos os prazos estipulados para alcançar os seus objetivos em tempo recorde.

Faça a nossa Formação de Coaching!

Aqui no IBND possuímos uma Formação de Coaching com certificação internacional. Aprenda a utilizar o coaching na teoria e na prática e entenda como você pode trabalhar em uma das profissões mais promissoras do mercado. Conheça a nossa Formação em Coaching.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®