O que é e como desenvolver a autoavaliação?

22/04/2019 às 19:55 Coaching

O que é e como desenvolver a autoavaliação?

O processo de coaching utiliza várias ferramentas para que o coach consiga ajudar o coachee a identificar seus pontos a melhorar e potencializar o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Uma dessas ferramentas é a autoavaliação. Desenvolver a capacidade de observar, explorar e corrigir a si mesmo é um dos pontos chaves no coaching para que o coachee consiga achar as ferramentas certas e obter os resultados que almeja.

Formação em Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

O que é autoavaliação?

A autoavaliação é um exercício onde o indivíduo faz uma avaliação das suas próprias ações.

Dessa forma, ele consegue identificar seus pontos fortes e os pontos que pode melhorar.

Esse exercício é bastante estimulado no processo de coaching, sendo essencial para sair da inércia e começar a agir em prol do próprio futuro.

O coach através de técnicas consegue ajudar o coachee a reconhecer seus pontos a melhorar a e enxergar as suas reais habilidades com mais segurança.

Ter essa reflexão sobre as próprias ações é essencial em qualquer âmbito e período da vida. Por isso, o ideal é que o indivíduo consiga fazer uma autoavaliação sincera com uma certa frequência.

Assim, é possível estar mais atento a todos os setores da sua vida (vida pessoal, vida profissional, relacionamentos, qualidade de vida, etc).

Por que a autoavaliação é tão importante?

Dentro do processo de coaching, o autoconhecimento tende a ser bastante estimulado nos coachees. E a autoavaliação faz parte desse processo.

A maior parte das pessoas tem dificuldade de se observar, de fazer críticas, de se questionar, e acabam culpando os outros, por problemas que poderiam resolver, caso praticassem a autoavaliação.

Quando uma pessoa consegue se auto avaliar e faz isso de maneira sincera, ela consegue enxergar claramente as suas principais habilidades e identificar os pontos que precisa melhorar.

Esse é o caminho certo para encontrar as ferramentas que podem quebrar qualquer tipo de obstáculo na vida.

A autoavaliação é um exercício muito realizado no âmbito corporativo, mas não serve apenas para acertar a vida profissional.

Essa ferramenta também é excelente para o desenvolvimento pessoal, espiritual, a busca por uma vida mais saudável, etc.

Quais são os principais benefícios da autoavaliação?

Como podemos ver, o exercício de autoavaliação é indicado para qualquer pessoa que deseja se conhecer melhor e investir em si mesmo.

Essa ferramenta é essencial para a vida das pessoas e pode trazer muitos benefícios, como os que listaremos abaixo:

  • Análise assertiva de desempenho;
  • Crescimento profissional e pessoal;
  • Mais autonomia;
  • Melhora nos relacionamentos pessoais e profissionais;
  • Melhora de desempenho acadêmico;
  • Desenvolvimento espiritual;
  • Transformação em qualquer âmbito da vida;
  • Realização de objetivos e cumprimento de metas;
  • Melhora de desempenho esportivo;
  • Tomada de decisões assertivas;
  • Investimento na área profissional certa;
  • Desenvolvimento de habilidades;
  • Identificação e melhora em pontos necessários;
  • Acompanhamento de processos de reeducação alimentar, emagrecimento, etc;

Estes são apenas alguns dos benefícios que o exercício de autoavaliação podem trazer para a vida de uma empresa.

O coaching enfatiza que a busca pelo autoconhecimento é uma das maneiras mais efetivas de transformação e progresso.

Esse exercício auxilia bastante o processo de coaching, obtendo os resultados desejados com mais rapidez.

Como desenvolver a autoavaliação?

Depois de conhecer a importância e saber quais são os benefícios que a autoavaliação podem lhe trazer, com certeza, você deve ter ficado interessado na prática deste exercício.

Por isso, vamos citar abaixo alguns pontos importantes para se auto avaliar e como isso acontece dentro do processo de coaching, confira:

  • Seja sincero consigo mesmo: Esse ponto é crucial para uma boa autoavaliação. No processo de coaching, o coachee não pode tentar esconder ou se enganar sobre suas próprias ações. Ser sincero é a base de uma autoavaliação proveitosa, onde se consiga descobrir pontos fortes e pontos a melhorar.
  • Não se julgue: Ser sincero consigo mesmo nunca é fácil. Muitas pessoas são extremamente críticas a si mesmas e isso só inviabiliza o autoconhecimento. A autoavaliação é o processo de se conhecer e por isso, o coachee não deve se julgar, mas avalia friamente e entender como pode reagir ao que descobriu sobre si.
  • Faça perguntas profundas: O coach estimula o coachee a fazer uma reflexão profunda sobre sua vida através das técnicas corretas. A autoavaliação é o momento onde se deve ir a fundo, para conseguir aperfeiçoar e reformular tudo o que for necessário para o crescimento pessoal.
  • Identifique as ferramentas necessárias para o seu crescimento: A autoavaliação leva a identificação de habilidades e pontos a melhorar. O passo seguinte dentro do exercício é encontrar as ferramentas necessárias para potencializar e transformar a vida em busca do desenvolvimento pessoal e profissional.
  • Saiba quais são seus principais sentimentos e emoções: Para conseguir encontrar as ferramentas para o crescimento, é preciso conhecer a fundo os seus sentimentos e emoções. No processo de coaching, o coachee é estimulado a identificar os principais momentos da sua vida e os sentimentos que estão envolvidos nele.

Formação em Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

Conclusão

Como vimos durante o texto, a autoavaliação é um exercício importantíssimo no processo de coaching. Essa ferramenta é potencializadora de resultados e desperta o autoconhecimento dos indivíduos.

No coaching, é preciso conseguir equilibrar todos os lados da vida adquirir mais inteligência e equilíbrio emocional. Essa é a chave da autoavaliação.

Gostou de nosso post? Compartilhe:

  • DESCONTO DE ATÉ 60%
  • ATÉ 60%
Todos os Direitos Reservados ®