O que é Constelação Sistêmica e como ela funciona?

19/11/2019 às 20:12 Constelacao

O que é Constelação Sistêmica e como ela funciona?

Muitas pessoas acham que são influenciadas pelos pais, por traços genéticos. Em outras palavras, já ao nascer herdaria certos sentimentos e comportamentos familiares.

Porém, as constelações familiares mostram que o nosso comportamento é moldado pela família, mas porque vivemos até certa idade dentro de um sistema de crenças e hábitos.

E é, de acordo com o que aprendemos que nos comportamos com outras pessoas fora do nosso núcleo familiar.

A nossa relação com a nossa família é capaz de nos influenciar positivamente e negativamente em várias áreas da vida.

Por isso, métodos como a Constelação Sistêmica são muito importantes para que possamos compreender a fundo, quais saõ as influências que trouxemos de nossas famílias.

O que é Constelação Sistêmica?

A Constelação Sistêmica é um método desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. Basicamente, a metodologia consiste em estudar as emoções que nós acumulamos de nossas famílias.

A ideia é entender como esses fatores nos influenciam diariamente em vários aspectos.

Hellinger buscava entender como a energia do nosso núcleo familiar pode influenciar em nossas decisões.

Assim, o psicoterapeuta buscava maneiras de reverter emoções, pensamentos e comportamentos que pessoas herdaram de suas famílias e que os influenciam negativamente.

Durante sua vida, Hellinger lidou com inúmeros casos, onde experiências mostravam que a influência familiar é determinante para nossa saúde emocional e podem prejudicar o nosso bem-estar, os nossos relacionamentos e o nosso desempenho profissional.

Para resumir, toda e qualquer herança familiar, como por exemplo, doenças, perdas de entes queridos, brigas de família, separações, entre outros fatores podem ser determinantes para agregar aspectos negativos em nossas vidas.

E isso pode atrapalhar o nosso processo de desenvolvimento humano.

Conheça abaixo os três principais tipos de aplicação da Constelação Sistêmica:

Constelação Sistêmica Profissional

Esse tipo de constelação sistêmica busca trabalhar para reverter os aspectos negativos que influenciam no nosso desenvolvimento profissional.

Qualquer trauma, crença limitante que nos gere uma timidez exagerada, insegurança ou medo pode ter ligação direta com o nosso núcleo familiar.

O trabalho da Constelação Sistêmica Familiar é identificar como essas heranças emocionais agem negativamente no âmbito profissional.

Dessa forma, é possível usar ferramentas e técnicas que visam eliminar os aspectos negativos e permitir que uma pessoa possa desenvolver todo o seu potencial, descobrindo suas principais habilidades.

Você sabia que nós temos um Curso de Constelação Familiar?

Constelação Sistêmica Pessoal

Esse tipo de constelação sistêmica, geralmente é aplicada através de uma dramatização de grupo.

Com isso, o profissional que aplica o método consegue entender qual é a influência de cada pessoa do núcleo familiar sobre a vida do paciente, mesmo sem ter informações prévias sobre a sua vida.

Descobrindo a relevância de cada parente de uma pessoa, o constelador sistêmico que gerencia o processo, consegue aplicar técnicas que ajude o cliente a ressignificar possíveis traumas, perdoar familiares para se livras de mágoas e ressentimentos que podem ter sido causados por alguma briga.

Com isso, ele consegue diminuir a influência negativa do núcleo familiar, incentivando a pessoa que passa pelo processo a superar os traumas e olhar para a frente.

Constelação Sistêmica Empresarial

Nesse tipo de constelação sistêmica, como o próprio nome já explicita, são tratados assuntos de cunho empresarial.

Esse processo aborda situações que podem influenciar as pessoas dentro de uma empresa.

É possível tratar situações de hierarquia, sensação de pertencimento, autoestima, entre outras.

A ideia da Constelação Sistêmica Empresarial é melhorar a relação entre colaboradores e gestores de uma empresa.

Quais são os principais benefícios da Constelação Sistêmica?

O processo de Constelação Sistêmica pode trazer inúmeras vantagens para a vida de qualquer pessoa. Conheça os principais benefícios do método:

Autoconhecimento

A Constelação Sistêmica nos ajuda a crescer como pessoas e isso acontece através do autoconhecimento. Ao passar pelo processo, nós passamos a nos conhecer melhor, entender a origem dos nossos sentimentos, das nossas ações.

Isso pode explicar por que agimos de maneiras diferentes em situações adversas.

Dessa forma, conseguimos identificar os aspectos negativos e tratá-los para iniciar uma mudança profunda em nossa vida.

O autoconhecimento nos leva a adquirir a habilidade de autodesenvolvimento, o que nos dá autonomia para alcançar nossos sonhos e objetivos.

Relacionamentos saudáveis

Passar a lidar melhor com os aspectos familiares, nos ajudar a lidar melhor com nossos relacionamentos, sejam eles de qualquer cunho, pessoal, profissional ou amoroso.

Dentro do processo de Constelação Sistêmica podemos desenvolver a inteligência emocional e a empatia, fatores essenciais para relacionamentos saudáveis. 

Assim, conseguimos entender e mudar nosso próprio comportamento e compreender as outras pessoas. Dessa forma, podemos construir relacionamentos duradouros calcados pela confiança e pelo respeito.

A Constelação Sistêmica ajuda a acabar com bloqueios e traumas que atrapalhavam a nossa comunicação com os outros.

Conheça o nosso Curso de Constelação Familiar

Seja um constelador e conheça as ferramentas que possibilitam ajudar outras pessoas a ressignificarem traumas, despertarem todo o seu potencial e aprender a lidar melhor com as próprias emoções.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK