O que é business partner?

27/07/2021 às 18:53 Coaching

O que é business partner?

Em meio a tanta competitividade, as organizações precisam se munir de estratégias para fazer uma gestão eficiente de todos os setores. E uma alternativa interessante é contar com o auxílio de um business partner. Elaboramos esse artigo que vai te mostrar o que é business partner, suas atribuições e os desafios enfrentados por esse profissional, que é cada vez mais requisitado por grandes empresas. Nos dê o prazer da sua companhia e fique conosco até o final da leitura. 

O que é business partner? 

Business Partner ou parceiro de negócios é um profissional capacitado e treinado que vai auxiliar em uma gestão eficiente e completa dos setores de negócios e Recursos Humanos (RH). É preciso que haja uma perfeita sinergia entre essas duas áreas para que tudo flua conforme o planejado. E o Business Partner é um dos responsáveis para que toda a organização alcance a máxima eficiência no dia a dia. 

Agora que você sabe o que é business partner, sabia que esse profissional está ganhando bastante popularidade de uns tempos para cá? Ele pode ser visto com mais frequência em grandes empresas e indústrias, já que fazer uma gestão eficiente dos setores de RH e negócios (líderes) pode ser bastante trabalhoso, pois são muitas pessoas envolvidas no processo. E o Business Partner vai atuar em ambas as áreas, estreitando a conexão entre elas.

Quais são as atribuições de um Business Partner? 

Não adianta saber o que é business partner, sem conhecer as atribuições desse profissional dentro de uma empresa. Por isso, conheça quais são elas: 

Atuar entre os gestores e a área de Recursos Humanos

Como dissemos anteriormente, a principal atribuição desse profissional é auxiliar a promover uma gestão eficiente da área de RH e negócios, na qual todos os gestores da organização fazem parte. O  Business Partner vai promover políticas que valorizem o capital humano da empresa. Ou seja, ele precisa promover uma integração entre os colaboradores e suas lideranças. 

Fornecer suporte para os líderes

Além de saber o que é business partner, você também precisa estar ciente de que esse profissional precisa ter muita empatia e ser flexível. Ele precisa oferecer o suporte necessário aos gestores e líderes no que diz respeito à gestão de RH, para que sejam tomadas decisões com a máxima assertividade. Por exemplo, o Business Partner pode auxiliar na escolha do colaborador ideal para ocupar um novo cargo de liderança dentro de uma organização. 

Saber identificar competências e habilidades

O Business Partner experiente também sabe identificar as principais habilidades comportamentais dos colaboradores que podem ser aproveitadas pela empresa. Além disso, esse profissional precisa saber influenciar positivamente as outras pessoas e dar a motivação necessária para que toda a equipe seja mais produtiva e alcance os seus objetivos. A hipnose pode te auxiliar com esse propósito, já que tem foco direto em nossa mente. 

Promover um melhor clima organizacional

Agora que já está claro o que é business partner, você sabia que esse profissional também é útil para reter bons talentos e até realocar colaboradores que não estejam satisfeitos com a suas funções dentro da empresa? O bem-estar de todos é uma das suas mais importantes atribuições no dia a dia. Ou seja, ele também precisa promover um melhor clima organizacional constantemente e ter muita resiliência para alcançar esse objetivo.

Desafios de um Business Partner

Esperamos que tenha ficado claro o que é business partner para você. Agora, conheça os 5 desafios que esse profissional precisa enfrentar dentro de uma organização:

Alcançar os objetivos

Um Business Partner deve ser proativo e não ter receio de colocar a mão na massa para realizar tudo aquilo que foi previamente planejado. Afinal, um dos seus desafios é alcançar os objetivos da organização e não somente elaborar ou sugerir um plano estratégico. Ou seja, esse profissional também é responsável pelos resultados. 

Atender as expectativas

Mesmo que você saiba o que é business partner, esse profissional também precisa atender todas as expectativas de uma empresa.  Ou seja, clientes e funcionários devem estar plenamente satisfeitos. Afinal, quando se tem mais satisfação no trabalho, tudo pode fluir com mais facilidade, aumentando as chances de sucesso e prosperidade de qualquer negócio. 

Saber planejar

Um Business Partner que não sabe fazer um planejamento eficiente está fadado ao fracasso. Antes de realizar alguma ação, é preciso saber planejar para tudo dar certo. Por isso, é preciso estar bem familiarizado com os objetivos da empresa para traçar um planejamento estratégico que traga os resultados esperados. Funcionários e clientes devem ser os principais alvos.

Prever riscos

Se você já está por dentro sobre o que é business partner, provavelmente deve estar ciente que esse profissional também precisa saber prever riscos. Toda ação traz uma consequência, certo? Por isso, o Business Partner deve fazer uma previsão dos possíveis riscos de todas as estratégias que foram executadas pela companhia, com o objetivo de minimizar os efeitos negativos, caso haja. 

Preparar

Um Business Partner também deve saber capacitar líderes e equipes de uma empresa. Esse profissional precisa se munir de ferramentas ou recursos que permitam uma capacitação adequada para enfrentar os mais variados cenários, que, muitas vezes, podem ser pouco animadores. E essa orientação é fundamental, já que ela pode dar um norte sobre o que fazer perante as adversidades. Estar preparado para os imprevistos é sempre uma boa alternativa. 

Agora que você sabe o que é business partner e conheceu um pouco mais sobre esse importante profissional, que tal contar com o apoio dele para fazer o seu negócio prosperar ainda mais? 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK