O que é aprendizagem colaborativa?

22/07/2019 às 22:36 Dicas

O que é aprendizagem colaborativa?

Estamos sempre tentando evoluir, adquirir mais conhecimento para chegar cada vez mais longe. E existem muitos métodos de aprendizagem que nos possibilitam isso. Um deles é a aprendizagem colaborativa.

Essa ferramenta pode ser uma excelente maneira de desenvolver novas habilidades e competências essenciais para o sucesso profissional.

Neste artigo, vamos mostrar o que é aprendizagem colaborativa. Além disso, vamos citar suas principais diferenças em relação à aprendizagem tradicional e os seus principais benefícios.

O que é aprendizagem colaborativa?

A aprendizagem colaborativa, como o próprio nome já indica, é uma ferramenta de ensino que visa levar pessoas a adquirirem novos conhecimentos através da interação e colaboração ativa com outros colegas.

Esse método pode ser aplicado em vários tipos de treinamentos como workshops, cursos e meetings.

Dessa forma, através da troca de experiências entre profissionais do mesmo setor ou de setores relacionados, é possível estimular o engajamento, facilitar o aprendizado e cultivar uma maior motivação entre todos os participantes.

Assim, a aprendizagem colaborativa é uma metodologia que pode ser aplicada tanto no ambiente educacional como em eventos culturais e sociais, por exemplo.

Leia também e aprenda 3 técnicas para acabar com a procrastinação

O seu principal objetivo é possibilitar a troca de experiências e de conhecimento entre profissionais para acelerar o desenvolvimento de novas habilidades e competências.

Por isso, essa metodologia se difere bastante da aprendizagem tradicional que é mais “engessada”, focada em métodos já ultrapassados e que não garantem uma aprendizagem consistente, além de gerar pouca motivação nos alunos.

Quais são as diferenças da aprendizagem tradicional para a aprendizagem colaborativa?

Existem muitas diferenças entre a aprendizagem tradicional e a colaborativa. Vamos evidenciar os principais pontos abaixo para que você perceba como a aprendizagem colaborativa pode ser muito mais efetiva.

Educação centrada no professor x Educação compartilhada

Na aprendizagem tradicional, a aquisição de conhecimento está ligada às lições passadas pelo professor.

O aluno não tem uma voz ativa na sala de aula, o ambiente centra no professor, como único profissional que pode compartilhar conhecimento.

Já na aprendizagem colaborativa, o foco é no todo! Os estudantes são estimulados a compartilharem o seu conhecimento, trazendo para a pauta suas próprias experiências.

Nesse sentido, o professor passa a ser um orientador e mediador dos debates.

Conheça a nossa Formação em Coach 

Aprendizagem passiva x Aprendizagem prática

Como o conhecimento está centrado no professor, nos métodos tradicionais, a aprendizagem é muita mais passiva.

O professor passa conhecimento, o aluno aprende e pronto. Dificilmente há espaço para mais questionamentos e discussões.

Na aprendizagem colaborativa, a aprendizagem é mais ativa e, principalmente, prática. As pessoas são levadas a compartilhar os seus conhecimentos e aprender novas habilidades umas com as outras.

Com isso, eles colocam em prática o que aprenderam com a troca de experiências.

Memorização x Transformação

Quem nunca ouviu falar em “decoreba” na escola? Nas escolas, a maior parte da aprendizagem se dá por métodos tradicionais.

Como o professor é o centro do conhecimento, principalmente, muitas das questões a serem abordadas são expostas em provas em que o aluno precisa apenas decorar as respostas e isso não garante o aprendizado.

Após passar na prova, o aluno provavelmente esquecerá o que aprendeu. Na aprendizagem colaborativa, o conhecimento é visto como impulsor da transformação.

Por isso, todos participam, compartilham experiências e são transformados pelo conhecimento.

Quais são os principais benefícios da aprendizagem colaborativa?

A aprendizagem colaborativa tende a ser muito mais incisiva e transformadora do que métodos tradicionais.

Isso já deu para perceber! E para tornar isso mais claro, vamos listar abaixo quais são os principais benefícios da implementação dessa metodologia. Confira:

Comunicação mais efetiva

Como a aprendizagem colaborativa precisa da troca de experiências, ela ajuda a solucionar possíveis problemas de comunicação.

Assim, além de adquirir mais conhecimentos, é possível tornar pessoas mais engajadas e fazê-las se comunicar com mais eloquência e firmeza.

Acesse e leia nosso artigo sobre Qual é a Origem do Coaching

Desenvolvimento de senso crítico

A educação é um agente da transformação. E isso fica claro na aprendizagem colaborativa. O compartilhamento e a troca de experiências geram debates e debates difundem melhor as ideias.

Uma pessoa inserida num grupo de estudos que foque na aprendizagem colaborativa tende a desenvolver seu senso crítico, formando uma opinião mais calcada em argumentos.

Isso é algo que uma abordagem focada em memorização não consegue fazer.

Aceleração do desenvolvimento pessoal e profissional

A aprendizagem colaborativa se caracteriza por ser inclusiva e prática. Esses dois fatores são essenciais para acelerar o desenvolvimento de novas habilidades e competências.

Através da aprendizagem colaborativa, uma pessoa pode assimilar mais rápido novos conhecimentos e colocá-los em prática para massificar o aprendizado.

Isso faz toda a diferença para um crescimento mais rápido e assertivo dentro de uma empresa, por exemplo.

Empatia

Por ser inclusiva, a aprendizagem colaborativa tende a desenvolver habilidades como a empatia. A prática de ouvir e compartilhar conhecimento com outras pessoas ajuda a melhorar a nossa compreensão sobre opiniões divergentes.

Se colocar no lugar do outro é algo importantíssimo para o mundo atual. Ter empatia enriquece o debate e pode difundir ainda mais o conhecimento com a aprendizagem colaborativa.

Como vimos no texto, a aprendizagem colaborativa possui inúmeros benefícios para acelerar o crescimento profissional e pessoal.

Dentro do processo de coaching, o coachee é estimulado a compartilhar conhecimentos e refletir sobre diversos acontecimentos nas sessões em grupo.

Dessa forma, eles conseguem potencializar o seu crescimento e aumentam as chances de conquistar seus objetivos e traçar metas mais desafiadoras.

Gostou deste artigo? Saiba mais sobre a nossa Formação em Coaching.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK