O que é a liderança liberal?

13/06/2020 às 10:25 Coaching

O que é a liderança liberal?

Dar autonomia para os colaboradores é uma necessidade na era digital e as empresas estão se adaptando para conseguir dar mais liberdade e voz para os funcionários. E um dos métodos mais utilizados para isto é a liderança liberal, que diferente de outros tipos de liderança busca gerar resultados além de processos menos complexos.

Você deve estar pensando: a liderança liberal consiste em deixar as pessoas fazerem o que quiserem? Será que realmente é isto? É o que vamos descobrir ao longo do texto, aqui você vai entender o que é a liderança liberal e saber quais são as suas principais vantagens.

O que é a liderança liberal?

A liderança liberal também é conhecida pela expressão em francês “laissez faire”, que significa “deixar fazer”. Esse tipo de liderança visa trazer mais independência e autonomia para a realização de tarefas e a tomada de decisão. Dentre os principais tipos de liderança, a liderança liberal se destaca por prover mais flexibilidade para todos.

Apesar de parecer que não há líder, pelo contrário, há sim um líder que supervisiona diretamente todos os processos da empresa.

Ele gerencia toda a parte administrativa e distribui funções e tarefas entre os colaboradores, que a partir daí pode organizar a sua produção e execução das tarefas.

Com tanta liberdade, como será que o líder liberal mede resultados? Bom, é simples, o líder liberal supervisiona diretamente e mede a produtividade, de acordo com os resultados de cada profissional. É assim que ele garante que todas as tarefas estão sendo executadas com excelência. Quem não entrega bons resultados, têm de ser observado mais de perto.

Na liderança liberal, o líder deve desenvolver uma relação de confiança e cumplicidade com seus colaboradores, tendo total certeza da capacidade de cada um deles para a realização dos trabalhos.

Se você tem uma empresa com profissionais altamente capacitados, a liderança liberal é uma das mais indicadas para otimizar o resultado de todos os colaboradores.

Quais são as principais vantagens da liderança liberal?

Eu sei que pelo que falamos até aqui, a liderança liberal pode ser um pouco contraditória. O fato é que a liberdade que ela proporciona não elimina a necessidade do líder e pode trazer a autonomia necessária para otimizar a produtividade da empresa.

Confira quais são as principais vantagens da liderança liberal para o seu negócio:

Autonomia e agilidade nos processos

A liderança liberal precisa contar com profissionais altamente capacitados para que possa ser plenamente desenvolvida. E com isso, ela gera mais autonomia e traz mais agilidade aos processos da sua empresa.

Isso acontece porque na liderança liberal, os colaboradores possuem mais liberdade e conseguem resolver problemas com mais rapidez. Isso otimiza toda a produção, trazendo mais rapidez, sem que seja perdida a qualidade.

Os custos caem, já que o trabalho fica mais rápido e as chances de retrabalho são bem menores.

Conheça a nossa Formação de Coach.

Desenvolvimento de profissionais

Apesar de ser melhor adaptada em empresa com profissionais mais qualificados, a liderança liberal pode funcionar em empresas que estejam preparando novos colaboradores para o futuro. A maior liberdade e independência faz com que os funcionários aprendam na prática e assim possam se desenvolver como profissionais, aprendendo novos métodos de trabalho.

Basta que o líder liberal acompanhe de perto os resultados de cada profissional, para garantir que ele está conseguindo se virar e aprender novas habilidades.

Dessa maneira, caso o profissional esteja com dificuldades, é possível repassar o trabalho para outro funcionário e focar no treinamento deste para o aprimoramento.

Construção de equipes entrosadas e independentes

Outra vantagem da liderança liberal é que ela ajuda a construir equipes bastante entrosadas e independentes. Essa é uma necessidade para que esse tipo de liderança funcione em uma empresa, por ter um líder um pouco mais distante, as equipes precisam estar bem entrosadas para garantir o bom desempenho das atividades.

Com um time unido é possível realizar uma distribuição otimizada das tarefas e agilizar ainda mais a execução das atividades.

Com cada colaborador desempenhando plenamente a sua função e ajudando um ao outro é a chave para que as metas sejam batidas com facilidade, colocando a produtividade e os resultados lá em cima.

Como implementar a liderança liberal na minha empresa?

Para implantar uma gestão liberal na sua empresa, você precisa criar métodos para avaliar os profissionais e medir os resultados de suas ações.

Assim, você pode ser um líder liberal que dá autonomia, mas que cobra sempre que for necessário. Veja as dicas para implementar a liderança liberal no seu negócio:

  • Delegue funções e busque gerar o entrosamento das equipes
  • Tenha uma estrutura hierárquica bem definida
  • Defina um cronograma de trabalho para cada setor e função
  • Defina metas e crie um método de avaliação para mensurar os resultados de cada profissional

Faça a nossa Formação de Coach!

A formação de Coach do IBND possui um método de ensino diferenciado e é reconhecida internacionalmente. Aqui, os alunos imergem no mundo do coaching e saem preparados para aplicar as técnicas na prática com excelência. Conheça a nossa Formação de Coach.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK