O que é a liderança democrática? Conheça as principais vantagens

10/06/2020 às 14:17 Coaching

O que é a liderança democrática? Conheça as principais vantagens

Existem diversos tipos de liderança no meio corporativo e cada uma delas pode traz uma ênfase diferente que pode ser importante para a sua empresa. A liderança democrática é uma das maneiras de tornar o seu negócio mais dinâmico para melhorar o desempenho e os resultados.

Como o nome já indica, a liderança democrática busca um comando mais equilibrado entre os colaboradores, dando voz a todos os funcionários, permitindo que novas sugestões e reclamações surjam para que a empresa possa encontrar maneiras de melhorar e aprimorar a sua oferta no mercado.

O que é a liderança democrática?

A liderança democrática é um tipo de liderança que consiste na descentralização de poder. A tomada de decisão não é realizada somente pelo gestor, os colaboradores envolvidos em um projeto são consultas e envolvidos em todo o processo através de discussões.

Assim, são definidas as ações e as funções que cada funcionário deve executar.

Dito isso, é de se perceber que um líder democrático tem como principais características ter uma escuta ativa e colaboradores capacitados e com bastante autonomia em suas funções.

Sem um gestor que ouça os colaboradores com atenção e sem colaboradores que estejam preparados para contribuir ativamente na empresa, não há liderança democrática.

Esse estilo de liderança é um dos mais conhecidos e tem se tornado cada vez mais popular nas empresas.

Um bom líder democrático deve desenvolver ou aprimorar certas habilidades que são essenciais para que ele coordene todo o processo com dinamismo, um bom curso de coach pode ajudar a desenvoler habilidades de como por exemplo:

  • Capacidade de dar feedbacks assertivos
  • Pensar para o time
  • Promover a interação e o envolvimento dos colaboradores com os projetos da empresa

Conheça a nossa Formação de Coaching.

Principais vantagens da liderança democrática

A liderança democrática é uma excelente forma de estimular os colaboradores a serem mais ativos no seu negócio. Também é uma maneira de fazê-los sentir que realmente fazem parte da sua empresa, que tem voz e são importantes dentro do seu negócio.

Para lhe mostrar que a liderança democrática pode ser uma excelente forma de trazendo vantagens em diversos âmbitos de sua empresa, desde a motivação de colaboradores até a melhora de desempenho e a diminuição de custos.

Confira as principais vantagens da liderança democrática abaixo:

O colaborador se sente parte da empresa

Uma das principais vantagens da liderança democrática é que ela ajuda em um ponto importante para qualquer empresa: ela faz com que os colaboradores se sintam parte da empresa.

Criar essa conexão com os colaboradores da sua empresa é importante para diminuir a rotatividade e aumentar a produtividade.

Um dos pilares da liderança democrática é dar voz as sugestões e reclamações de seus colaboradores, essa é uma base do processo para trazer mais dinamismo ao dia a dia no ambiente corporativo.

Construção de equipes engajadas

Com mais colaboradores com uma atuação mais incisiva na empresa, o líder democrático tem em mãos a possibilidade de construir equipes mais engajadas.

Fazer com que colaboradores se comuniquem entre si e possam definir os rumos do negócio junto com a gestão é fundamental para melhorar os resultados.

A integração entre setores, os acordos de níveis de serviço (SLAs) são formas de alinhar as expectativas.

Isso pode ajudar a traçar metas e objetivos mais realistas e ambiciosos, promovendo o crescimento sustentável da sua empresa.

Diminuição de custos operacionais

Com setores mais integrados e colaboradores mais ativos, a empresa tende a reduzir custos operacionais. A diminuição da necessidade do retrabalho, por exemplo, ajuda bastante a aumentar a produtividade e reduzir custos, afinal tempo é dinheiro.

Colaboradores mais engajados com o seu negócio também ajuda na diminuição da rotatividade de funcionários do seu negócio.

Assim, sua empresa diminui gastos com contratações e rescisões. Também diminui a necessidade de estar sempre treinando e esperando a adaptação de novos funcionários a funções recorrentes no seu negócio.

Como implementar a liderança democrática na minha empresa?

O primeiro passo é entrar em contato com os gestores do seu negócio. A liderança democrática requer gestores que consigam ouvir seus colaboradores e se sintam bem com a necessidade de sempre lidarem com objeções e não terem total autonomia para a tomada de decisões.

Garanta que gestores, diretores e supervisores do seu negócio tenham aptidão para a liderança democrática ou realize treinamentos para que eles possam se adaptar a nova cultura de liderança do seu negócio.

Também é importante garantir o treinamento de seus colaboradores, eles precisam ser capacitados para agir com autonomia e terem a vontade de contribuir e discutir projetos como característica principal.

Faça a nossa Formação de Coaching!

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano bastante eficaz para quem deseja se tornar um líder democrático.

Fazer uma formação é uma excelente maneira de adquirir capacidade para aplicar técnicas importantes para estabelecer um ambiente mais democrático e dinâmico no seu negócio.

Aqui no IBND, temos uma formação de coaching completa. Nossa metodologia de ensino visa maximizar o aprendizado teórico e prático de todas as técnicas. Conheça a nossa Formação de Coaching.

Gostou das dicas? Confira mais artigos em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK