Não tenha medo de recomeçar!

30/03/2022 às 20:37 Dicas

Não tenha medo de recomeçar!

Todos nós já nos vimos (ou nos veremos)  numa situação em que a vida parece ter estagnado e entrado no piloto automático

Um dia você acorda e percebe que está vivendo a mesma coisa dia após dia. As mesmas pessoas, a mesma rotina, o mesmo café, as mesmas conversas. 

A sua rotina tem sido, basicamente, acordar, trabalhar, voltar para casa e dormir? 

Esta é a realidade de muitas pessoas que vivem constantemente com um sentimento de estarem presas, relendo várias e várias vezes o mesmo capítulo de um livro. E então entendem o verdadeiro sentido de sobreviver, e não viver. 

Mas o que fazer para recomeçar a vida, quando parece tarde demais? Esta pode ser a pergunta para a resposta que você tanto está buscando, e nós do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) estamos aqui para te ajudar a respondê-la. Vamos lá!

Nunca é tarde para recomeços!

Todo comportamento é baseado num amontoado de crenças e , consequentemente, aquilo no qual você acredita é a base para determinar os seus comportamentos. E a partir do momento que entendemos e reconhecemos aquilo no que acreditamos, fica mais fácil entender nossos hábitos. 

E quando começamos a mudar nossos hábitos e entendemos melhor como funcionamos, notamos que é plenamente possível mudar nossa rotina, nossos objetivos, e finalmente, recomeçar!

Abaixo listamos algumas dicas para mudar seus hábitos diários e impactar sua vida positivamente:

  1. Tenha consciência da sua vida

Muitas vezes passamos pelo nosso dia sem ao menos perceber o que estamos fazendo e o que está acontecendo. A partir de hoje faça diferente: desligue o piloto automático e reserve 20 minutos do seu dia para escrever o que você fez, como se fosse uma espécie de diário. 

Anote, por exemplo, quanto tempo você ficou nas redes sociais, quanto tempo gastou no telefone, quanto tempo destinou ao seu almoço. Sem dúvidas você irá se surpreender com a quantidade de coisas que fez no seu dia.

  1. Não diga “sim” a tudo e a todos

Recomeçar requer esforço, foco e dedicação. E dizer sim a tudo e a todos pode estar roubando o seu tempo. 

Você começou o seu dia fazendo tarefas de casa que eram responsabilidade de outra pessoa? Aceitou ajudar alguém no trabalho sendo que tinha um monte de coisas para fazer? 

E em que momento você fez algo por você? Aceitar tudo que outros te pedem é um hábito que precisa ser controlado, portanto, passe a se perguntar a importância de aceitar o pedido de alguém antes de ir dizendo “sim”. 

  1. Crie sua própria rotina de produtividade 

Assim como você criou o hábito de acordar, trabalhar, voltar para casa e dormir, você é plenamente capaz de criar o hábito de ter uma rotina mais produtiva e cheia de novos hábitos positivos. 

O que você deveria fazer para tornar o seu dia mais agradável? Recomeçar a vida exige planejamento estratégico. Ou seja, o que você vai fazer? Quando vai fazer? Como vai fazer? Quem pode te ajudar?

  1. Substitua emoções negativas por positivas

Toda vez que um pensamento como “eu não vou dar conta”, “eu não sou capaz”, etc., surgir, ative um gatilho metal com a finalidade contrária e busque se lembrar de momentos em que você pensou o mesmo e conseguiu superar o desafio. 

Ter controle emocional é essencial para tomar as rédeas da sua vida e recomeçar de verdade!

  1. Celebre suas conquistas

Não espere os resultados perfeitos para celebrar suas conquistas, mesmo que pequenas. Nem sempre as coisas saíram como o planejado, mas isso não é o que realmente importa. 

O mais importante é se lembrar do porquê realizar uma determinada atividade é tão importante para você recomeçar. 

  1. Para de escutar as outras pessoas

Parar de dar ouvido ao que as pessoas ao redor estão dizendo, é um hábito que deve ser mudado se você quer recomeçar. 

Comece a entender que você tem o direito de viver aquilo que julga melhor para si e não o que os outros acreditam que é melhor para você. 

E como última recomendação, experimente participar de um curso de coach. O método usado no IBND fica como um ótimo conselho pessoal e profissional para que você passe por este processo de alteração de mindset com mais tranquilidade.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK