Método de estudo pomodoro

06/10/2021 às 20:15 Hipnose

Método de estudo pomodoro

Estudantes e trabalhadores de todo o mundo estão lidando de formas diferentes com o tempo, e alguns não sabem quanto esforço foi investido em cada tarefa. Você conhece o método pomodoro? Então dá uma olhada!

Dificuldades de aprendizagem

A dificuldade para aprender é uma realidade que afeta a maioria dos estudantes e boa parcela de trabalhadores, sendo suas principais causas a dificuldade para montar uma rotina de estudos ou sofrem com problemas de procrastinação. Assim, diversos métodos foram pensados para otimizar o desempenho durante tarefas de estudo e trabalho.

As inúmeras distrações a que estamos expostos diariamente podem ser um grande empecilho para registrar e memorizar as informações relevantes. Técnicas como o método pomodoro têm sido utilizadas para diminuir as distrações e melhorar o foco e a qualidade de vida dos estudantes e trabalhadores.

O que é o método pomodoro?

O método de estudo ou técnica pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido no final dos anos 1980 durante os primeiros anos de universidade do autor, e consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breve intervalos. Assim, o método é baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental.

Um objetivo essencial da técnica é reduzir o tempo das interrupções, adiando outras atividades que interrompam o pomodoro. Nos intervalos prefira atividades que não exijam esforço mental.

Assim, o método pomodoro é baseado nos seguintes postulados:

  • É um modo diferente de ver o tempo (não focado na concepção de se tornar ou atingir) o que alivia a ansiedade e aumenta a efetividade pessoal;
  • Meio de usar a mente que permite atingir maior claridade de pensamento, aumento da consciência e foco aguçado, além de facilitar o aprendizado;
  • A ferramenta é fácil de utilizar, com ferramentas que diminuem a complexidade da técnica, favorecendo a continuidade e permitindo melhor concentração nos esforços direcionados às atividades que precisam ser realizadas.
  • Aliviar a ansiedade de desempenho;
  • Aumentar o foco e a concentração por meio da retirada de interrupções;
  • Aumentar a conscientização a respeito das decisões;
  • Aumentar a motivação duradoura;
  • Aumentar a determinação para alcançar os objetivos;
  • Refinar o processo de estimativa de tempo, em termos qualitativos e quantitativos;
  • Melhorar o processo de estudo ou trabalho;
  • Reforçar a habilidade de lidar com problemas complexos, entre outros.

A ideia básica do pomodoro

A raiz da técnica pomodoro está nas observações sobre ansiedade de desempenho surgida a partir de gatilhos como o passar do relógio, especialmente quando lidam com datas de entrega específicas, o que leva a comportamentos nocivos de procrastinação e disfuncionais. Portanto, a técnica foi criada como uma importante ferramenta para atingir o que queremos fazer e quanto investimos de tempo em cada atividade. A técnica visa empoderar o estudante, motivando-o para dedicar-se às suas tarefas com foco e resiliência.

Estágios do método pomodoro

O método pomodoro consiste em cinco estágios:

  1. Planejamento: feito no início do dia para decidir as atividades do dia;
  2. Mapeamento: feito ao longo do dia para coletar dados a respeito do esforço despendido nas atividades;
  3. Registro: feito ao final do dia para compilar em um arquivo as observações diárias;
  4. Processamento: feito ao final do dia para transformar os dados registrados em informações;
  5. Visualizando: feito ao final do dia para apresentar as informações em um formato que facilite o entendimento e esclareça os padrões de desenvolvimento.

A partir desses estágios o indivíduo passa a trabalhar na tarefa escolhida até que o alarme toque. Se alguma distração importante surgir, deve-se anotá-la e voltar o foco imediatamente de volta à tarefa. Quando o alarme tocar, fazer uma marcação em um papel para contabilizar a quantidade de intervalos. Se houver menos de 4 marcações, indica-se fazer uma pausa curta (3-5 minutos). Depois da quarta marcação, o indicado é fazer uma pausa mais longa (10-30 minutos), zerando a contagem de marcações e retornando ao passo 1.

Na fase de planejamento de tarefas, são priorizados os itens que devem ser feitos no dia. Isso permite que os usuários possam estimar as tarefas que exigem maior esforço. Como cada pomodoro refere-se a um período indivisível de 25 minutos, que deve ser registrado na lista, é possível fazer uma auto-observação de como o tempo é gasto.

Por quê estabelecer horários e intervalos?

Várias são as razões para estabelecer um horário, duração e intervalos para os estudos, dentre elas: colocar limites nos ajudam a fazer coisas de forma concreta. Eles nos motivam para completar as tarefas da melhor forma possível, além de buscar realizá-las dentro de um período de tempo pré-estabelecido. Além disso, estabelecer horários ajudam a fazer a separação entre tempo de trabalho e tempo livre. Por fim, registrar o tempo para cada atividade ajuda a mensurar os resultados no fim do dia.

Pomodoro e pandemia

Desde o início da pandemia do coronavírus migraram do trabalho no escritório para o home office, e quem está trabalhando em cada desde o início da pandemia pode encontrar dificuldades para realizar tarefas simples, levando em consideração que são muitas as distrações, que vão desde checar o celular até cuidar dos filhos.

Desafios que vão desde estabelecer um local de trabalho em casa e desligar-se deste no fim do dia são constantes para trabalhadores e estudantes durante a pandemia, que em geral tem que conviver com outras pessoas que moram junto e podem ter outra rotina e preferências em relação ao estudante.

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Referências:

CIRILLO, F. The pomodoro technique. 2006.

FERREIRA, W.G. Planejamento de uma rotina de estudo na perspectiva de gaminificação. Hipermídia e Interdisciplinaridade. 2015.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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