Mais motivação no dia a dia? A história da Gucci vai te dar

15/02/2021 às 14:41 Coaching

Mais motivação no dia a dia? A história da Gucci vai te dar

Lindíssimos vestidos de arrancar suspiros, perfumes marcantes, sapatos clássicos e ao mesmo tempo modernos, além de cobiçadas bolsas que podem ser notadas de longe. Tudo isso lembra uma famosa grife italiana de renome mundial: a Gucci. Seus produtos remetem uma incontestável elegância, criatividade e muita inovação. Por isso, são bastante desejados pela maioria dos consumidores.

Elaboramos esse post que conta um pouco da história da Gucci. Saiba como essa marca de origem italiana conseguiu se tornar sinônimo da mais pura elegância e porque seus lançamentos fazem tanto sucesso no mercado de alto luxo até hoje. Preparado (a) para ler mais uma bela história? Então, vamos lá!

Gucci: início modesto antes do sucesso mundial

A nossa história começa em 1921, na Itália, quando Guccio Gucci, que era muito resiliente, decidiu abrir uma modesta loja com as economias que tinha conseguido juntar através dos seus empregos anteriores. Nascia a Gucci. Inicialmente, eram vendidos acessórios para viagem como malas e valises, o que acabou dando muito certo.

Os produtos eram fabricados por competentes artesãos e com couro de altíssima qualidade, o que despertou o interesse dos clientes com alto poder aquisitivo. Pouco tempo depois, a elite italiana se renderia aos encantos das roupas e acessórios da Gucci. Como as vendas foram aumentando cada vez mais, Guccio abriu uma pequena oficina para começar uma produção em larga escala das suas peças.

Mas o primeiro produto da Gucci que teve mais visibilidade e fez um grande sucesso em todo o país, foi lançado em 1925. As malas de viagem feitas em couro maleável caíram nas graças do público e trouxeram um bom lucro para a Gucci. Já em 1932, com uma boa dose de inovação, a marca italiana resolveu ampliar o seu portfólio e lançou os famosos sapatos tipo mocassim, para delírio da mulherada.

Expansão dos negócios e mais lançamentos

Em 1937, com os negócios indo a todo vapor, a Gucci inaugurou uma outra fábrica maior e bem mais estruturada. Afinal de contas, a demanda era crescente. No ano seguinte, a Gucci abriu sua primeira grande loja em Roma, que foi uma inteligente estratégia para vender ainda mais, já que a capital era a cidade mais populosa da Itália.

Em meados de 1947, a marca inovou e lançou no mercado um dos seus ícones: a charmosa bolsa com alça de bambu japonês. O produto encantou celebridades em todo o mundo. Em 1951, a Gucci inaugura mais uma loja na cidade de Milão, que era considerada o berço da moda. Como era de se esperar, as vendas cresceram em um ritmo frenético nos anos seguintes.

Já em 1964, outro lançamento marcante da Gucci: o famigerado cinto com fivela, que vinha com as famosas iniciais da grife, foi outro sucesso imediato. Por volta de 1969, mais uma inovação da marca italiana: a bolsa com alça para o ombro também teve uma grande aceitação e vendeu cerca de seis mil peças até hoje. Cada vez mais, a Gucci se tornava mais conhecida no mercado da moda.

Mais lançamentos e consolidação de vez no mercado

Como a inovação sempre foi uma das marcas registradas da Gucci, em 1974, essa grife italiana lançou o seu primeiro perfume, que também agradou bastante os mais vaidosos. No final desse ano, já existiam 14 lojas e 46 franquias da Gucci em todo o planeta. Essa é a prova de que inovação, trabalho duro e foco nas necessidades dos clientes, costuma dar muito certo.

Já em 1979, a marca de um passo importante rumo ao seu crescimento, criando a divisão responsável por seus produtos e acessórios como perfumes, canetas, isqueiros e relógios. Os anos 1980 foram marcados pelo lançamento exclusivo de uma coleção própria da Gucci para desfiles da moda, que se tornavam cada vez mais comuns.

Na primeira metade dos anos 90, aconteceram algumas mudanças administrativas na Gucci, mas que foram extremamente acertadas e bem pensadas, do ponto de vista financeiro. O lançamento de mais dois perfumes em 1997 e 1999, fecharam essa década com chave de ouro para essa renomada grife de sucesso. Todo empreendedor de sucesso deve ter um bom autoconhecimento.

Mais inovação da Gucci e icônicos lançamentos    

Depois de uma análise minuciosa de todo o seu portfólio de produtos, a Gucci achou que era de direcionar seus esforços para o lançamento de novas linhas de perfumes. E foi exatamente isso que aconteceu no ano de 2001 e 2008, que ainda contou com o lançamento de uma coleção exclusiva de peças e acessórios. Foi um tremendo sucesso.

Em 2009, o lançamento de mais um perfume feminino acabou encantando milhares de clientes que não abriam mão de andar sempre cheirosas. Já em 2010, a Gucci volta o olhar para os pequenos e lança a sua primeira coleção de roupas e acessórios infantis, além de mais dois perfumes masculinos. As vendas dispararam consideravelmente.

Por volta de 2011, a Gucci lança uma coleção exclusiva em comemoração dos 90 anos de fundação da marca italiana. Em 2014, a bola da vez foi o lançamento de uma linha completa de maquiagens, que tinha mais de 200 itens. Já em 2015, as mulheres ganhariam mais uma opção de perfumes da Gucci.

O lançamento da famosa bolsa GG Marmont (2016), da primeira linha de acessórios para decoração de interiores (2017), de mais um perfume unissex e de uma moderna mala de viagem (2019), marcaram a segunda metade da década atual para a Gucci. Com 577 lojas em todo o mundo, presença em 120 países, 9.500 colaboradores e lucro de 3,2 bilhões de euros (2018), essa quase centenária marca ainda tem muito sucesso pela frente.

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Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


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