Medo de ser demitido? Entenda o que está por trás dele

22/06/2023 às 11:14 Coaching Dicas Hipnose

Medo de ser demitido? Entenda o que está por trás dele

O layoff se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais, sobretudo LinkedIn, e nos corredores físicos ou virtuais das empresas. Embora o movimento de demissões em massa não seja nenhuma novidade, os cortes que vêm acontecendo nas Big Techs marcaram o final do ano passado e o início de 2023.

Nessa onda de desligamentos, a saúde mental de milhares de profissionais dos mais diversos nichos de atuação está sendo colocada à prova.

A incerteza, o medo e a insegurança de acordar numa bela manhã e poder descobrir que você será o mais novo demitido não é nada agradável e afeta a qualidade de vida e bem-estar em diversas esferas da vida, não apenas profissional.

O medo de ser demitido é um sentimento real e, ultimamente, constante em sua vida?

Vamos destrinchar esse tema trazendo potenciais explicações por detrás desse medo e soluções para agir em prol da superação.

Dica bônus: fique conosco até o final e descubra ainda como a hipnose pode ser eficiente nesses casos.

Causas do medo de perder o emprego

O medo de ser demitido pode ser causado tanto por fatores externos como por fatores internos.

Os fatores externos são aqueles que independem do indivíduo, tal como uma relação problemática com um superior, condições de trabalho inadequadas e um cenário de crise econômica na empresa ou no país. Isso faz com que a pessoa se sinta caminhando sobre uma corda bamba e que a qualquer momento será despedida.

Ademais, a alta competitividade no mercado de trabalho e as crescentes exigências de desenvolvimento de soft skills e hard skills, causa pressão e preocupação nos colaboradores, especialmente porque as empresas têm aderido ao hábito de criar equipes de alta produtividade, mas com um número enxuto de colaboradores.

Por sua vez, os fatores internos estão ligados ao quadro psicológico do profissional. Uma pessoa com baixa autoestima, por exemplo, pode experimentar uma sensação contínua de incompetência e acreditar que as suas habilidades estão aquém das funções do cargo que ocupa, desvalorizando a si mesmo.

Todo esse sentimento pode fazer com que a pessoa sinta um medo constante de ser descoberta como um péssimo profissional, a famosa síndrome do impostor. 

Síndrome do impostor

Em nossa sociedade, o medo de ser demitido é tão grande que deu origem a um quadro psicológico bastante específico.

A chamada síndrome do impostor atinge milhares de profissionais e se caracteriza por uma sensação constante de incompetência para lidar com desafios e não-merecimento pelas conquistas.

Nesses colaboradores, mesmo que a sua trajetória indique uma carreira de sucesso ou com potencial para isso, a insegurança persiste, pois a pessoa acha que o resultado veio por outros motivos, e não pelos seus conhecimentos e habilidades.

Com base nestas crenças, a pessoa passa a acreditar que não tem o que é necessário para ocupar a vaga que conquistou e que logo isso também estará claro para seus superiores. 

Se identificou? Essa ferramenta pode te ajudar!

Em primeiro lugar, você sabe o que é a hipnose?

Esqueça a hipnose de palco no qual esquecemos nosso nome ou somos compelidos a morder uma cebola, aqui estamos falamos da hipnose clínica.

A hipnoterapia (ou hipnose clínica) pode ser útil para quem tem medo de perder o emprego, porque pode ajudar a pessoa a lidar com os pensamentos e sentimentos negativos que surgem em relação ao trabalho e à possibilidade de perdê-lo..

Durante as sessões, o hipnólogo ajuda a pessoa a alcançar um estado de relaxamento profundo, onde é possível acessar o subconsciente e trabalhar com crenças e emoções que possam estar contribuindo para o medo e a ansiedade relacionados ao emprego.

Por exemplo, o terapeuta pode ajudar a pessoa a identificar e modificar pensamentos negativos, como "eu nunca conseguirei encontrar outro emprego" ou "se eu perder esse emprego, minha vida estará arruinada". Além disso, a hipnoterapia pode ajudar a pessoa a desenvolver habilidades de resiliência e confiança, para que ela possa lidar melhor com as incertezas e desafios do trabalho.

Muito interessante, não é mesmo? Se você deseja aprender mais sobre esse assunto e aprender na prática o poder da hipnose, convidamos você a conhecer o curso de hipnose online do IBND.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK