A relação entre a síndrome do impostor e o burnout

27/06/2023 às 11:40 Dicas Hipnose

A relação entre a síndrome do impostor e o burnout

Ainda que sejam síndromes distintas, a síndrome do impostor e o burnout tem algo em comum: ambas afetam a vida pessoal e, sobretudo, profissional de um indivíduo.

Embora sejam diferentes em sua natureza e apresentação, essas condições podem estar relacionadas de várias maneiras. Neste artigo, exploraremos a relação entre a síndrome do impostor e o burnout, e como essas condições podem ser tratadas e prevenidas.

Acompanhe até o final e veja como a hipnose pode ser uma grande aliada no combate à síndrome do impostor. 

O que é a síndrome do impostor?

A síndrome do impostor é um fenômeno psicológico em que uma pessoa sente que não merece o sucesso que alcançou, e que foi apenas uma questão de sorte ou engano que a levou ao sucesso.

Mesmo que a pessoa tenha habilidades e realizações impressionantes, ela não consegue internalizar esse sucesso e sente que é uma fraude ou um impostor, e que logo será descoberta.

Estudos da Universidade Dominicana da Califórnia, indicam que, aproximadamente, 70% das pessoas já passaram pela experiência de se sentirem impostoras no trabalho em pelo menos algum momento.

Esta síndrome tende a ser mais comum em pessoas que são muito exigentes consigo mesmas e que estabelecem padrões de excelência muito altos, aos quais nunca estará à altura, e, portanto, acreditam que são uma fraude.

A síndrome do impostor pode ser muito prejudicial para a autoestima e pode impedir as pessoas de aproveitarem ao máximo suas realizações e habilidades.

Ainda, é possível notar que pessoas que se sentem impostoras com constância sofrem com níveis elevados de exaustão mental e emocional, exaustão física, despersonificação e cinismo — sintomas muito similares à definição de burnout pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O que é o burnout?

O Burnout é uma condição psicológica relacionada ao estresse crônico no trabalho. É caracterizado por exaustão emocional, despersonalização, baixa realização pessoal, sensação de desesperança, desmotivação e desinteresse no trabalho e na vida em geral.

É uma condição comum entre profissionais que trabalham em áreas de alto estresse, como saúde, educação, serviços sociais e outras áreas que exigem um alto nível de envolvimento emocional. No entanto, qualquer pessoa pode experimentar burnout, independentemente de sua profissão ou nível de experiência.

Relação entre a Síndrome do Impostor e o Burnout

Embora a síndrome do impostor e o burnout sejam condições psicológicas diferentes, eles podem estar relacionados de várias maneiras. Algumas das maneiras em que a síndrome do impostor pode contribuir para o burnout incluem:

  • Perfeccionismo: muitas pessoas com a síndrome do impostor têm padrões muito elevados para si mesmas e se esforçam para serem perfeitas em tudo o que fazem. Isso pode levar a uma carga de trabalho excessiva e ao estresse crônico, e, consequentemente, ao burnout.

  • Medo de falhar: as pessoas com a síndrome do impostor muitas vezes têm medo de cometer erros ou falhar em suas tarefas. O que as leva à procrastinação e a uma carga de trabalho acumulada, contribuindo para o burnout.

  • Dificuldade em aceitar elogios: aqueles que se sentem impostores muitas vezes têm dificuldade em aceitar elogios ou reconhecimento por suas realizações. Isso pode levar a uma sensação de insatisfação ou falta de realização, sintomas típicos do burnout.

  • Autoexigência excessiva: a síndrome do impostor muitas vezes está ligada a uma necessidade constante de provar a si mesmo e aos outros que é competente. Essa autoexigência leva a uma sobrecarga de trabalho e estresse crônico, que são fatores de risco para o burnout.

  • Comparações constantes: as pessoas com a síndrome do impostor muitas vezes se comparam aos outros e se sentem inadequadas em relação aos seus colegas. Essas comparações podem levar a sentimentos de inveja, ressentimento e baixa autoestima.

A hipnose como ferramenta de tratamento para a síndrome do impostor

A hipnose é uma técnica terapêutica que tem sido cada vez mais utilizada no tratamento de diversos transtornos mentais e emocionais, incluindo a síndrome do impostor. A seguir, apresentamos algumas maneiras pelas quais a hipnose pode ser eficiente no tratamento da síndrome do impostor:

  • Acessando crenças limitantes: a hipnose pode ajudar a acessar crenças limitantes que estão no nível subconsciente e que podem estar causando ou perpetuando a síndrome do impostor. Ao identificar essas crenças e substituí-las por crenças mais saudáveis e positivas, a pessoa pode mudar a forma como se vê e se sente em relação a si mesma e ao seu trabalho.

  • Melhorando a autoestima: a hipnose pode ajudar a melhorar a autoestima da pessoa, aumentando a sua confiança e autoconfiança. Isso pode ajudar a pessoa a se sentir mais capaz e competente, reduzindo assim os sintomas da síndrome do impostor.

  • Reduzindo a ansiedade: a hipnose pode ajudar a reduzir a ansiedade, um dos sintomas mais comuns da síndrome do impostor. Ao aprender técnicas de relaxamento e visualização, a pessoa pode aprender a controlar a sua ansiedade e a lidar com situações estressantes de forma mais eficaz.


Quer aprender mais sobre esse assunto? Se sim, te convidamos a conhecer o Curso de Hipnose Online do IBND.

Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK