Liderança tóxica: como conviver com ela dentro das empresas?

17/06/2020 às 12:19 Coaching

Liderança tóxica: como conviver com ela dentro das empresas?

Saiba como identificar um líder tóxico e a lidar com pessoas com esse tipo de personalidade dentro do ambiente organizacional

No mundo corporativo, os profissionais precisam conquistar o seu lugar ao sol se quiserem ter sucesso em suas carreiras. Mas isso implica em enfrentar inúmeros desafios no dia a dia. Um bom exemplo é a convivência com uma liderança tóxica.

Através desse post, você vai descobrir com identificar um gestor tóxico e conhecer dicas bacanas sobre como conviver de forma pacífica com ele. Com pequenas mudanças em suas atitudes e na sua mentalidade, é bem possível.

O que são líderes tóxicos?

Podemos dizer que uma liderança tóxica é composta de líderes ou gestores de equipes que fazem mal as outras pessoas, seja através de gestos, ações ou palavras. Pessoas tóxicas fazem questão de enfatizar somente a imperfeiçoes alheias e, muitas vezes, até demostram isso em público.

Um líder tóxico não consegue perceber o potencial de sua equipe, mas somente os pontos fracos. Além disso, dependendo do caso, ele chega até mesmo a humilhar pessoas da sua equipe por causa dos seus erros, por menores que sejam. E isso pode ser extremamente marcante, do ponto de vista emocional.

Profissionais que têm uma liderança tóxica, geralmente sofrem com baixa autoestima, falta de concentração na realização das tarefas, ansiedade, depressão e síndrome do pânico. Sintomas físicos como dores nas costas, no pescoço e enxaqueca, também podem aparecer.

Saiba como identificar um líder tóxico:

Supervisão abusiva

Se o seu chefe é uma pessoa autoritária, agressivo com as palavras, arrogante, ameaçador e chega até a humilhar os seus colegas de trabalho, tome muito cuidado. Esse tipo de gestor é considerado uma pessoa com alto nível de toxicidade.

Quer que sua opinião sempre prevaleça

Se você notar que o discurso do seu supervisor é diferente do que ele de fato coloca em prática, fique atento! Pessoas tóxicas sempre querem que sua opinião prevaleça acima de tudo e de todos. Elas estão sempre de “portas abertas”, mas não se deixe enganar por isso.

Não sabe gerir pessoas

Se você notar que o seu líder não tem a mínima competência para gerir pessoas, devido as suas atitudes pouco sensatas ou que não tem nada a ver com o cargo que ocupa, fique alerta, pois ele é uma pessoa tóxica. Líderes que só sabem dar ordens e são pouco cooperativos, podem ser prejudiciais para toda a organização.

Fazem pressão constante à equipe

Sabe aquele chefe que vive fazendo pressão constante à sua equipe de trabalho por resultados cada vez melhores e, muitas vezes, de forma ameaçadora ou com rispidez? Esse é o autêntico líder tóxico, que em nada contribui para a produtividade dos seus subordinados.

Não reconhece o esforço da equipe

Se você já teve um gestor que não reconhece o esforço da sua equipe ou tem dificuldades em dar feedbacks para seus subordinados, seguramente, já teve contato com um líder tóxico. A convivência não é das melhores e o desempenho de todos pode ficar prejudicado.

Comunicação ineficiente com os subordinados

Se você precisa ficar tentando adivinhar o que o seu chefe está querendo dizer sobre a execução das atividades ou sobre os resultados alcançados, provavelmente, você tem um líder tóxico dentro do seu ambiente de trabalho. A deficiência na comunicação é uma das principais características desse tipo de pessoa.

Leia esse nosso artigo e conheça os principais tipos de liderança e conheça mais tipos de lideres!

Como lidar com uma liderança tóxica?

Sabemos que não é nada fácil conviver com um gestor tóxico que, ao invés de apoiar e incentivar sua equipe no que for preciso, acaba contaminando todo o ambiente com grosserias, críticas, cobranças excessivas e humilhações.

Agora que você sabe como identificar uma liderança altamente tóxica, conheça nossas dicas sobre como lidar com ela, de uma maneira simples e inteligente:

Mude a sua postura no trabalho

Você não consegue mudar as atitudes dos seus colegas de trabalho, mas tem o total controle sobre as suas ações. Se você mudar determinados comportamentos no dia a dia, vai acabar incentivando, mesmo que indiretamente, os outros ao seu redor.

Ser uma pessoa passiva diante de situações constrangedoras e humilhantes, em nada resolve. Por isso, mesmo sendo o seu gestor direto, ele precisa ter a noção de que o respeito pelo outro é o pilar de sustentação de uma boa convivência. Mostre, através das suas atitudes, que ele precisa ter respeito com todos.

Saiba estabelecer um diálogo eficiente

Mesmo que o seu gestor seja uma pessoa tóxica e que, de alguma forma, você acredita que ambos não tenham nenhum tipo de afinidade, saiba estabelecer um diálogo eficiente com ele. Usar as palavras certas no momento exato, pode “desarmar” qualquer pessoa.

Por exemplo, caso não concorde com as notas da sua avaliação de desempenho, dialogue de forma que ele não possa contra atacar com críticas ou humilhações. Ao invés de chegar na sua sala esbravejando, experiente estabelecer uma comunicação persuasiva, mas sem exaltar os ânimos.

Investir em um bom curso de PNL pode deixar sua comunicação mais eficiente e seus comportamentos mais assertivos.

Aja com proatividade

Ser proativo perante determinadas situações que envolvem uma liderança tóxica, é fundamental. Por exemplo, se o seu gestor, por questões pessoais, não lhe dá nenhuma tarefa desafiadora que permita expandir seus conhecimentos mas, em contrapartida, sobrecarrega os seus colegas de equipe com novos trabalhos, que tal agir com proatividade?

Deixe o medo de lado e diga para ele que você também faz parte do grupo e que gostaria de colaborar mais com a empresa, contribuindo com seus conhecimentos para novos projetos. Ficar apenas reclamando e de braços cruzados não vai resolver nada. Proatividade, sempre!

Lembre-se: o principal papel de uma liderança é transformar as pessoas, ou seja, contribuir para que os membros da sua equipe de trabalho evoluam e se tornem excelentes profissionais.

Venha para o IBND

Os cursos de coach e PNL do IBND são referência em todo o Brasil e ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. O nosso método de ensino é único e aprovado por 100% dos nossos alunos, que aprendem de verdade.

O IBND oferece soluções personalizadas que vão contribuir para o seu sucesso. Em nossa instituição, você pode ficar tranquilo que a sua realização pessoal e profissional está mais do que garantida.

Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK