4 Dicas de Coaching para falar bem em público

24/04/2019 às 11:08 Coaching

4 Dicas de Coaching para falar bem em público

O dom da oratória não é para todo mundo? Desmitificamos esse mito e lhe mostramos que com a ajuda do processo de coaching é possível passar a falar bem em público, com desenvoltura e tranquilidade.

Formação em Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

Por que “falar bem em público” é importante?

A comunicação é muito importante em todos os sentidos da vida. No âmbito corporativo, uma das soft skills mais cobradas pelas empresas é a boa fala em público.

O colaborador/gestor deve ter a capacidade de apresentar projetos e conversar com outros colaboradores, passando a segurança e a confiança necessária.

E na vida pessoal também é importante conseguir se expressar bem em público, afinal existem momentos que será necessária tomar as rédeas da situação e agir como um verdadeiro líder.

Superar essa barreira é possível com o coaching através de ferramenta que auxiliem a ultrapassar esse obstáculo.

Quais são os principais problemas que impedem que pessoas falem bem em público?

A maioria das pessoas não consegue falar bem em público. E muitas vezes, estas mesmas pessoas são bastante comunicativas com amigos, familiares e até desconhecidos, mas quando precisam falar durante uma reunião ou mesmo num grupo de amigos elas travam.

Geralmente, os principais problemas que ocasionam esse bloqueio são:

  • Timidez exagerada;
  • Problemas de dicção;
  • Medo de errar.

Estes são os três principais empecilhos que impedem pessoas de falarem bem em público. Por isso, é preciso encontrar formas para superar estas barreiras.

E passar por um processo de coaching é essencial para ajudar a curar a raiz deste problema.

Na maioria dos casos, o ideal é que você conte com ajuda profissional para desenvolver a capacidade de dar discursos e fazer palestras, ou simplesmente dar opiniões em público.

O coaching consegue identificar através de perguntas assertivas, o que te impede de ter uma boa oratória.

Para lhe mostrar um pouco de como o coaching pode lhe ajudar, fizemos este artigo e abaixo lhe daremos algumas dicas para que você consiga desenvolver a habilidade de falar bem em público. Vamos as dicas! Confira abaixo:

Formação em Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

Faça um roteiro do discurso

Esse é o ponto inicial para falar bem em público. Toda ação requer um planejamento.

E por mais que você domine o assunto, é muito importante que você faça um roteiro, apontando os principais tópicos a serem abordados e a ordem de prioridade.

Essa é uma excelente maneira de quebrar a barreira inicial do discurso. Como assim? Existem muitas pessoas que até começam a discursar em público, mas se perdem no meio por falta de planejamento e acabam ficando muito nervosos.

Por isso, ter um roteiro pode ajudar a guiar o discurso, evitando que você fuja do assunto ou dê alguma informação errada.

Um roteiro simples, com os tópicos e alguns comentários importantes a serem feitos no discurso vão ser de grande auxílio para que você mantenha uma linha de raciocínio correta.

E por mais que de início, você ainda não consiga se expressar bem naturalmente, você terá quebrado a primeira barreira: de começar e terminar um discurso em público.

Conheça o público para qual está se apresentando

Outro fator importante que ajuda a superar a barreira de falar em público é o conhecimento que você sobre o público para o qual está se apresentando.

Isso é essencial para moldar o discurso sobre a linguagem mais adequada.

Esse é o momento de se espelhar nos espectadores. Então, procure entender como o público se comporta, independente se é uma reunião com seus colegas de trabalhos ou com algum novo cliente.

Busque saber o maior número de informações possíveis, principalmente por possíveis vídeos ou redes sociais destas pessoas.

Isso ajudará a você conhecer o jeito de cada pessoa se comunicar e qual linguagem ela utiliza. Dessa forma, você se sentirá mais seguro em reuniões com clientes, se fizer essa pesquisa prévia sobre o comportamento deles.

Treine sempre que puder!

A prática é a chave! Nenhuma pessoa talentosa nasceu pronta, todas tiveram que desenvolver suas capacidades e habilidades.

E ainda mais neste caso, onde você não está conseguindo desenvolver a habilidade de “falar bem em público”, se torna ainda mais preciso treinar bastante para afastar a insegurança e o nervosismo.

Busque treinar as falas do seu discurso sempre que puder. Além disso, outra boa dica é que você grave no smartphone, para ter uma noção de onde precisa melhorar.

Você também pode pedir para uma pessoa de confiança acompanhar um dos treinos e lhe dar dicas ou fazer algumas perguntas para ajudar no treinamento.

Assim, você pode melhorar se precisar melhorar pontos simples como a entonação do discurso, se há alguma palavra que você não consegue pronunciar direito e se a sua linha de raciocínio é coerente.

Formação em Coach do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento

Ganhe prática!

Além da prática adquirida nos treinos, o mais importante para passar a falar bem em público é praticar a vera! Busque fazer o máximo de apresentações possíveis.

Não precisa começar se apresentando para 100 pessoas, comece fazendo pequenas apresentações para duas ou três pessoas.

Com o tempo, você verá que as apresentações em público se tornarão naturais e não será mais tão difícil falar em público para um número considerável de pessoas.

No processo de coaching, o coach poderá acompanhar junto com o coachee como está o seu desenvolvimento e o que está faltando para que ele consiga atingir o objetivo de falar bem em público.

O plano de ação difere de coachee para coachee, pois cada um apresenta alguns pontos onde é preciso melhorar.

Para falar bem em público, é preciso contar com esse acompanhamento para identificar as ferramentas mais adequadas para começar a prática e ganhar experiência nas apresentações em público, quebrando todos os obstáculos que impediam esta realização.

Gostou de nosso post? Compartilhe:

  • DESCONTO DE ATÉ 60%
  • ATÉ 60%
Todos os Direitos Reservados ®