Joanne Rowling: conheça história da escritora que vendeu mais de 500 milhões de livros

12/11/2020 às 11:59 Coaching Livros

Joanne Rowling: conheça história da escritora que vendeu mais de 500 milhões de livros

O erro de muitos empreendedores é acreditar que não vão encontrar desafios no dia a dia e, na maioria das vezes, acabam desistindo de uma ideia que tinha tudo para dar certo. Encontrar portas fechadas pelo caminho faz parte do mundo dos negócios. O diferencial entre o sucesso e o fracasso é nunca desistir e seguir em frente.

Para te inspirar ainda mais, preparamos esse post que traz a história de Joanne Rowling, autora da consagrada obra do jovem bruxo Harry Potter. Conheça um pouco da trajetória dessa empresária que vendeu 500 milhões de livros, mesmo diante das dificuldades encontradas. Boa leitura!

Paixão pela escrita desde cedo

Joanne Rowling nasceu em 1965 na Inglaterra e passou parte da sua infância no vizinho país de Gales. Joanne teve uma infância bem tranquila morando com os pais e sua irmã caçula. Desde cedo, a futura escritora de sucesso já demonstrava um grande interesse pela escrita.

Com apenas 6 anos, Joanne escreveu o seu primeiro livro sobre o seu coelho de estimação. Como seus pais eram ávidos por leitura, a paixão pela escrita se tornou ainda mais latente em Joanne que, com 11 anos, escreveu o seu segundo livro que narrava a história de sete diamantes amaldiçoados.

A ideia de Harry Potter: estopim para o sucesso

O tempo passou e, em 1990, Joanne teve a brilhante ideia de escrever sobre um jovem bruxo chamado de Harry Potter. O curioso é que essa ideia surgiu durante uma viagem de trem e, como não tinha nenhum papel e caneta em mãos, foi obrigada a manter as ideias na cabeça até chegar ao seu destino para colocar tudo no papel.

Nesse mesmo ano, Joanne teve que se mudar para Portugal por causa do falecimento da sua mãe. Mesmo com esse abalo emocional, Joanne não desistiu de ser uma escritora de sucesso e continuou escrevendo suas histórias. Para se sustentar, ela dava aulas de inglês em uma escola. 

Em 1993, depois de enfrentar um penoso divórcio, Joanne acabou voltando para a Inglaterra para morar com a irmã. Mesmo perante toda a turbulência em sua vida, Joanne já tinha escrito os três primeiros capítulos de Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Dificuldades, depressão e portas fechadas

A morte da mãe, o divórcio, a mudança de país e a perda inesperada do seu emprego como professora, levaram Joanne a sofrer de uma depressão severa. Mesmo assim, ela não deixou se abater e, apesar das dificuldades encontradas, ela acabou concluindo o manuscrito do seu primeiro livro da famosa saga.

A escritora então decidiu apostar no seu talento e começou a enviar o exemplar para algumas editoras. Mesmo diante de várias negativas, Joanne estava decidida a não desistir do seu sonho de lançar um livro de sucesso. O esgotamento mental era quase inevitável para ela. 

Depois de inúmeras tentativas de lançar Harry Potter no mercado, Joanne finalmente conseguiu que uma pequena editora inglesa aceitasse fazer a publicação da obra. A escritora ainda foi advertida pelo seu editor que seria impossível ganhar dinheiro vendendo livros para crianças.

Harry Potter: o sonho se torna realidade

Em 1997, o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal foi finalmente publicado. Mesmo diante de tanta incredulidade por parte dos editores, a obra vendeu cerca de 120 milhões de exemplares em todo o mundo. As vendas surpreenderam até mesmo a autora, que jamais esperava tamanho sucesso.

A saga Harry Potter foi um estouro de vendas nos anos seguintes, contabilizando aproximadamente 500 milhões de exemplares escritos em mais de 50 idiomas. Para o orgulho de Joanne, todos os livros de Harry Potter configuram na lista dos 100 best sellers mundiais.

O sucesso dos livros foi tanto, que a saga do jovem bruxo acabou indo para a TV. Harry Potter deu origem a 8 filmes que foram recordistas de bilheteria em todo o mundo. Essa é a prova de que jamais devemos desistir dos nossos sonhos, mesmo diante dos “nãos” pelo caminho.

Lições para os empreendedores

Não restam dúvidas de que a trajetória de superação de Joanne Rowling, que tem uma fortuna estimada em 650 milhões de dólares, segundo a renomada revista Forbes, pode ensinar preciosas lições para os empreendedores. Conheça algumas:

Humildade acima de tudo

Mesmo diante de todo o sucesso, Joanne nunca deixou a humildade de lado. Prova disso é que, mesmo depois do sucesso de Harry Potter, a escritora escreveu outros livros usando um pseudônimo.

Saber se adaptar à situação

De nada adianta ficar choramingando por causa de uma situação difícil que você se encontra. É preciso saber se adaptar ao momento vivido e ter a maturidade de sempre olhar o lado positivo de uma situação pouco favorável. E isso inclui ter muita resiliência e inteligência relacional.

Manter o foco mesmo diante das adversidades

Joanne enfrentou uma grande turbulência emocional em sua vida antes do sucesso. Mesmo assim, ela manteve o seu foco principal, que era se tornar uma escritora de sucesso e não deixou que nada a atrapalhasse.

Acreditar em seus sonhos

Mesmo diante de todas as negativas do primeiro manuscrito de Harry Potter e das críticas por parte dos seus editores sobre o provável insucesso do livro, Joanne acreditou em seu sonho e não deixou que nada e ninguém a fizesse desistir.

Inspiração agora não vai faltar na hora de empreender, certo?

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK