Conheça a influência do efeito borboleta na sua vida

01/03/2021 às 14:38 Livros

Conheça a influência do efeito borboleta na sua vida

Provavelmente você já deve ter ouvido falar no efeito borboleta, certo? Algumas expressões famosas e até um filme norte-americano representam muito bem essa teoria, que tem uma estreita relação com a ciência. Pode até não parecer, mas o efeito borboleta pode ter influência em nossa vida cotidiana.

Elaboramos esse post que vai te mostrar como isso acontece, mesmo que de forma indireta. Saiba o que é o efeito borboleta e como essa complexa teoria tem a ver com a nossa vida, quer queira quer não. Preparado para aprender um pouco mais? Então, continue a leitura!

O que é o efeito borboleta?

Podemos dizer que se trata de um conceito bastante usado na conhecida Teoria do Caos, dos anos 1960, para fazer menção a uma das características mais comuns dos sistemas em que o caos reina absoluto: a sensibilidade nas condições iniciais de todo processo.  

Traduzindo para uma linguagem mais clara, o efeito borboleta tem relação com os erros ou mudanças, mesmo que sejam pequenos, que acontecem no início de todo processo em determinadas áreas do conhecimento e acabam modificando o resultado final, causando efeitos totalmente desproporcionais e inesperados.

O efeito borboleta exerce forte influência nas áreas da matemática, física, biologia e até na psicologia. O fato é que esse importante conceito pode ser observado em todo sistema natural, desde que esse seja complexo e ao mesmo tempo dinâmico.

Influência do efeito borboleta em nossas vidas

Por mais que não possa parecer, o efeito borboleta nos leva a fazer uma reflexão sobre tudo que acontece em nosso cotidiano. E histórias para ilustrar isso é o que não faltam. Muitas vezes, pequenos atrasos no dia a dia, por mais que nos chateiem, podem nos livrar de acidentes ou fatalidades que poderiam ter acontecido conosco se não tivéssemos atrasado. O nosso mindset fica muito mais evidente. 

Situações desse tipo podem acontecer com todas as pessoas ao redor do mundo e a qualquer momento. Muitas vezes, as nossas escolhas podem ter um forte impacto, seja positivo ou negativo, em nosso cotidiano e até na vida de quem convive conosco. Toda situação, por mais desagradável e estressante que seja naquele momento, sempre vai ter um lado positivo no qual podemos se beneficiar posteriormente.

Nos induz a pensar de forma mais coletiva

Além das questões mencionadas acima, o efeito borboleta também nos leva a refletir sobre as nossas escolhas, de pensarmos mais na coletividade e no bem comum, bem como no meio ambiente. Quanto menos as nossas escolhas impactarem negativamente na vida de outra pessoa e na natureza, todos sairão ganhando. Isso é um fato inquestionável. Ter resiliência na vida é primordial.

Pensar de forma mais racional e agir com mais consciência, pode ser bem mais benéfico ao sistema que todos nós fazemos parte. Vale dizer que toda escolha tem suas consequências, sejam boas ou ruins. E cabe a nós, seres humanos, procurar entender os efeitos que as nossas escolhas têm em nossa vida pessoal ou profissional e, claro, para toda a sociedade.

Cada pessoa fazer a sua parte no mundo

O efeito borboleta pode nos levar a estabelecer uma séria reflexão sobre o real impacto de todas as nossas ações no dia a dia. Com certeza, podemos evitar diversas ações que prejudicam o mundo e o meio ambiente como um todo. Tomemos como exemplo a poluição ambiental: se cada ser humano, desde cedo, fizer a sua parte com ações que ajudam na preservação da natureza, todo o mundo sai ganhando.

Coleta seletiva dentro de casa, uso de uma menor quantidade de embalagens plásticas, descarte do lixo em locais adequados, dentre outras medidas, são excelentes atitudes para se fazer no dia a dia. O meio ambiente agradece e nos presenteia com todos os seus recursos naturais. E esse presente, até mesmo as nossas gerações futuras, podem desfrutar. Pense nisso!

Nos leva a fazer uma autoanálise dos nossos comportamentos

Pense consigo mesmo: Como evitar conflitos desnecessários no trabalho ou na família? Como podemos realizar ações, mesmo que sejam pequenas, mas que possam gerar resultados positivos no futuro para todos? O que posso fazer para ajudar a preservar o nosso meio ambiente, que tanto sofre com a desenfreada intervenção humana? A teoria do efeito borboleta pode nos impactar positivamente nesse sentido.

Ela nos leva a fazer uma minuciosa autoanálise sobre como as nossas ações podem ser benéficas ou extremamente maléficas para a sociedade ou para a natureza. Além disso, esse conceito ainda pode nos induzir a colocar em prática boas ações que nos ajudam a tornarmos pessoas melhores, em todos os sentidos. Tudo isso contribui, consequentemente, para a construção de um mundo melhor.

É um efeito em cascata: ações positivas no dia a dia visando o bem-estar coletivo, podem impactar positivamente a vida de milhares de pessoas em todo o mundo. E quando o coletivo se beneficia, maiores serão as chances desse processo continuar a todo o vapor, pois ninguém vai querer sair perdendo. Por isso, cada um precisa fazer a sua parte.

Reflita sobre esse importante assunto e comece já a praticar a sua boa ação de hoje!

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK