Investir em conhecimento: a chave para o progresso

02/02/2022 às 20:31 Dicas

Investir em conhecimento: a chave para o progresso

Quando falamos em investimento é muito comum que as pessoas pensem em assuntos como tesouro direito, fundos imobiliários, previdência, etc. Contudo, investir em conhecimento é a chave e o segredo mais precioso das pessoas que conseguem atingir o sucesso!

Logicamente, existem casos de pessoas que atingiram grande sucesso sem terem investido em educação formal. Como é o caso do dono do SBT, Sílvio Santos, e o fundador das Casas Bahia, Samuel Klein

Mas, engana-se quem pensa que todo a prosperidade destes dois empresários foi fruto da sorte ou do acaso. Na verdade, ambos tiveram suas trajetórias marcadas pelo constante investimento em conhecimento e no aprimoramento de processos. 

Mas porque devemos investir em conhecimento? Continue acompanhando este conteúdo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento) para obter a resposta a esta pergunta.

“Investir em conhecimento sempre paga os melhores juros”

Esta citação pertence ao político renomado e o rosto da nota americana de 100 dólares, Benjamin Franklin. E podemos tirar um grande aprendizado e reflexão a partir dela, afinal de contas, aprimorar nossos conhecimentos só traz pontos positivos para a nossa vida, independente da área a ser estudada. 

Conhecimento é único bem que ninguém pode tirar de nós. Investir em conhecimento não está suscetível à desvalorização comercial ou perdas e roubos. 

Pelo contrário, é o único investimento em que não há riscos de prejuízos e com o qual só temos a ganhar. 

Há retorno não apenas em nível intelectual, como também no financeiro, afinal, quanto mais sabemos, melhores oportunidade surgiram e, consequentemente, conseguimos alcançar o nosso sucesso profissional e pessoal. 

Bons motivos para investir em conhecimento

A seguir listaremos alguns bons motivos para você investir em conhecimento. Confira!

  1. O conhecimento liberta!

O conhecimento nos liberta, afinal, quanto mais sabemos mais nos tornamos competentes para filtrar informações e tomar nossas próprias decisões, sem depender de ninguém. E vamos ser sinceros: não existe nada mais libertador do que saber o que fazer e quando fazer!

  1. O risco diminui!

Aplicar no que você conhece faz que o seu risco seja menor, porque você sabe até onde ir e quando parar. Mas isso não significa que você deve ficar na sua zona de conforto, pelo contrário, você deve buscar se atualizar e conhecer cada vez mais sobre a sua área de atuação e além dela. 

  1. O retorno aumenta!

Uma pessoa sem conhecimentos se limita àquilo que sabe e a opinião dos outros, enquanto o profissional que investe em conhecimentos está preparado para ir além e escalar o mais alto que puder. 

No mundo dos investimentos, por exemplo, quando se descobre novos investimentos e domina aquele ativo, naturalmente o seu rendimento vai aumentar. 

  1. Você ganha um propósito!

Muitas pessoas afirmam não terem um objetivo na vida, se sentem desanimadas com suas carreiras e tudo isso porque não possuem uma perspectiva de futuro. 

Quando adquirimos novos conhecimentos, começamos a notar um mundo totalmente novo a nossa frente e nos sentimos mais confiantes para planejar e criar metas de vida.

  1. Você se protege!

As pessoas mais vulneráveis são aquelas que não possuem conhecimento, afinal, elas não conseguem argumentar ou decidir por si próprias. Quando investimos em bons cursos, por exemplo, aquele conhecimento adquirido se transforma num escudo contra as armadilhas que, sem sombra de dúvidas, estarão em toda sua jornada rumo ao sucesso.

O investimento em educação é importante para você?

Se respondeu “sim”, então saiba que você pensa igual a nós do IBND. E é por isso que em nosso instituto oferecemos uma série de cursos para você alcançar o seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

Conheça o nosso curso de coaching, uma formação onde você irá aprender a desenvolver planos de ação efetivos, potencializar suas habilidades de liderança, criar novas possibilidades profissionais, melhor sua qualidade de vida pessoal e profissional, e muito mais!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK