Earthing: os benefícios de conectar-se a natureza

18/02/2022 às 20:31 Dicas

Earthing: os benefícios de conectar-se a natureza

 

Andar descalço na grama molhada, na areia fofinha ou na terra são experiências prazerosas para a grande maioria das pessoas de interação com a natureza, e que nenhum dinheiro no mundo consegue comprar. 

Mas você sabia que uma experiência tão simples como essa pode trazer inúmeros benefícios a nossa saúde mental e física? O earthing, termo que significa conectar-se à terra, é uma prática que não somente envolve a ativação das terminações dos pés, mas que também funciona de maneira eficiente para curar a nossa alma.

Afinal, na vida existem poucos prazeres tão singelos e benéficos quanto os proporcionados pela conexão com a natureza. 

Neste conteúdo do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND) vamos explicar a prática pouco conhecida chamada Earthing e os benefícios advindos do contato com a natureza. 

Vamos lá!

O que é o Earthing?

A palavra Earthing advém de ‘earth’, terra em inglês, sendo considerada uma forma de conexão com à terra/solo. 

A prática consiste em conectar o corpo através do contato com à terra e a energia que ela demanda. Energia essa que, como já dito, pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física, bem como para a saúde mental. 

A prática do Earthing já é seguida por muitas pessoas que afirmam que o ser humano, em tempos primitivos, permaneciam conectados à terra por andar descalço o tempo todo. No entanto, com a invenção dos calçados, perdeu-se este contato.

Desta forma, os seguidores desta prática defendem que a modernidade teria nos isolado dessa conectividade e que, portanto, estaríamos mais que nunca num estado de desconexão com a natureza.

Aqueles que seguem esta prática afirmam se sentirem menos tensos fisicamente e com a alma mais leve, sofrendo muito menos com o cansaço, a fadiga, as dores e até mesmo com a ansiedade e a depressão. Mas não para por aí…

Os benefícios de se conectar com a natureza

A prática de Earthing tem uma multiplicidade de benefícios segundo os defensores, apesar de, até o momento, nenhum desses benefícios serem cientificamente comprovados. 

No entanto, por se tratar de uma prática que não traz riscos e que contribui para bem estar, vale a pena conhecê-los:

  • Ação anti-inflamatória: diz-se que o contato com a natureza reduz inflamações;

  • Ação antioxidante: os praticantes de Earthing afirmam que a conexão com a energia da terra ter grande potencial antioxidante;

  • Efeitos relaxantes: o contato com o natural ajuda a reduzir a ansiedade, promovendo calma e o equilíbrio do sistema nervoso;

  • Revitalizante: retornar a conexão original da vida contribui para podermos nos sentir com mais energia e vitalidade;

  • Reduz o estresse: ao nos conectarmos a natureza, nos desconectamos dos problemas da vida cotidiana, mesmo que por um curto período de tempo.

Como praticar o Earthing? 

Você quer se unir a esta tendência que tem ganhado mais adeptos ano após ano e testar os efeitos desta prática? 

É muito simples, pois a conexão homem e natureza não exige muito esforço:

  • Ande descalço: sempre que for possível, logicamente, escolha ficar descalço no chão de casa, na grama ou na areia, pois isto permite que os pontos de energia nas plantas dos pés sejam conectados.

  • Esteja em contato com a água: pratique esportes na água, tome um banho refrescante, vá à praia; Para os praticantes de Earthing, a água também funciona como um condutor de energia.

  • Tome sol: além de ser aconselhável por profissionais da saúde, na prática do Earthing tomar de 15 a 20 minutos de sol também traz benefícios. 

Gostou deste conteúdo sobre Earthing? No blog do IBND você encontra mais artigos com temas atuais e interessantes. 

E não deixe de conferir o Curso de Hipnose do nosso instituto que oferece eficazes ferramentas para acalmar a mente e fazer com que você, verdadeiramente, se conecte a energia ao seu redor.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK