Interação com a natureza: benefícios para a saúde

03/07/2021 às 18:48 Hipnose

Interação com a natureza: benefícios para a saúde

Cada vez mais ouvimos falar sobre desmatamento e os prejuízos causados pela negligência com o meio ambiente. Nem sempre estamos conscientes do impacto que a natureza e, principalmente, nossa saúde. Dá só uma olhada!

Natureza e saúde

Um instituto do Reino Unido propôs um desafio de 30 dias em contato com a natureza; os participantes relataram se sentirem mais felizes e saudáveis. Esses estudos afirmam que as pessoas que sofrem de doenças físicas ou distúrbios de saúde mental, como depressão e ansiedade, podem se beneficiar com a interação com a natureza, especialmente no que diz respeito ao controle de seus sintomas.

No entanto, a degradação do meio ambiente natural tem sido acompanhada de um aumento nos problemas de saúde, enquanto as doenças nutricionais e infecciosas são as maiores responsáveis por morte nos países subdesenvolvidos como o Brasil, países mais industrializados são atingidos por doenças crônicas e degenerativas, sobretudo enfermidades cardíacas, câncer e derrame. A depressão grave, a esquizofrenia e outros distúrbios de comportamento, bem como o aumento do número de crianças com deficiência de aprendizagem e distúrbios do comportamento, as altas taxas de alcoolismo e consumo de drogas, violência e suicídios, parecem brotar da deterioração paralela de nosso meio social.

Homem e meio ambiente

A relação entre o homem e seu ambiente tem sofrido diversas alterações ao longo dos anos, na atual realidade da globalização, constantes mudanças econômicas e sociais, inovações tecnológicas e consumismo desenfreado trouxeram uma incerteza quanto ao futuro do nosso planeta. A necessidade de uma consciência ecológica e uma valorização do meio ambiente se faz urgente, e a falta desta afasta o homem da relação e do contato com a natureza.

A natureza provinha água, alimentos e matéria prima para consumo e construção de moradias. Com a chegada da Revolução Industrial e o surgimento da tecnologia, foi-se criando uma série de centros urbanos, afastando o homem das suas origens e afetando a relação entre homem e natureza, gerando uma série de problemas ambientais e complicações para a saúde humana.

Ecopsicoterapia

A ecopsicoterapia é considerada um subcampo da Psicologia Ambiental, e é um campo emergente de estudos sobre a relação ser humano e ambiente. Busca afirmar a importância do contato com a natureza, do respeito a ela e do resgate da compreensão do ser humano como essencialmente ecológico para o bem estar da humanidade. A ecopsicoterapia tem foco nas relações do ser humano com a teia da vida, relações mediadas pela cultural e que se dão além dos comportamentos observáveis, pois incluem a subjetividade, na qual crenças, autopercepções, emoções, motivações, gratificações e conflitos cumprem parte fundamental do que se expressa em comportamentos ambientalmente funcionais ou disfuncionais.

É preciso ver a saúde como harmonia dinâmica entre todas as dimensões humanas, além da ausência de doenças, dessa forma, a promoção de saúde deve levar em consideração a esfera subjetiva, social, política, econômica e cultural das pessoas e comunidades.

Não podemos falar de saúde mental sem falar de saúde ecológica, pois para restaurarmos a saúde mental humana e o bem estar, a natureza precisa existir. O distanciamento físico e psicológico da natureza é fonte de adoecimento e dá sinais do potencial terapêutico da conexão entre o ser humano e o natural. Dessa forma, a ecopsicoterapia tem na natureza o seu grande setting terapêutico e tem nela fonte de amadurecimento pessoal, onde ocorre o ciclo da vida e o comportamento de outras espécies podem ser observados. Essa conexão gera sentimentos de pertencimento e conexão, ambos sentimentos que levam a atitudes mais sustentáveis.

Benefícios da interação com a natureza

A interação traz inúmeros benefícios. Em crianças, aumenta a imunidade e promove anticorpos para uma série de doenças e bactérias. Além disso, a interação com a natureza é reconhecida como capaz de esvaziar o cansaço mental, aliviar o estresse, trazer maior motivação, melhorar a concentração e reduzir inflamações no corpo que provocam uma série de doenças, incluindo as de fundo emocional, promovendo autoconhecimento. O contato com a terra deixa o organismo das crianças mais forte e menos suscetível a uma série de doenças.

Alguns estudos relatam que uma série de bactérias fortalecem o nosso sistema imunológico, por isso, o contato com a terra e com os animais permite o desenvolvimento de um organismo mais forte e saudável.

A partir da interação com a natureza, o ser humano chega ao que chamamos de biofilia, ou seja, a facilidade em amar tudo o que é vivo, dessa forma, a natureza nos faz naturalmente se sentir melhor. Ao entrar em contato com o verde logo o corpo responde, a pressão arterial baixa e os níveis de glóbulos brancos aumentam, além da redução do cortisol, hormônio do estresse e uma redução nos batimentos cardíacos.

Como entrar em contato com a natureza?

Exercitar o contato com a natureza é fácil: pode iniciar com a contemplação, cuidar de plantas, visitar um local paradisíaco ou um local que remete à uma boa lembrança. Estar na natureza pode estar associado com exercícios físicos como natação, rafting, canoismo, e uma série de outros. O contato com a natureza também estimula a socialização, para explorar locais desconhecidos em conjunto e criar memórias para sempre. A fuga na rotina pode ir desde sentar no sol no quintal, até acampar próximo a uma cachoeira. Cada pessoa vai encontrando a sua maneira de se conectar com a natureza e observar diferentes benefícios em si.

Cuidar da natureza, contemplar a natureza não é somente algo banal, mas uma forma de nos cuidar, de nos contemplar e de reconhecer nossos próprios mistérios.

E você, ficou curioso sobre as diferentes abordagens em saúde mental? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa!

Terapeuta e hipnólogo, você busca uma ferramenta para potencializar os resultados com seus pacientes e, assim, gerar mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor? Faça nosso curso de hipnose online!

Referências:

DOSS, E. et al. Ecopsicoterapia: a natureza como ferramenta terapêutica. UNIOESC. 2018.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK