Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Inspire-se na história do Uber no Brasil

13/11/2020 às 16:48 Coaching

Inspire-se na história do Uber no Brasil

Algumas pessoas são tão visionárias, que as suas ideias de negócio simplesmente brotam do nada e acabam dando certo. Em pouco tempo, uma empresa pode se tornar bastante conhecida e prosperar no mercado mundial. Um empreendedor que tem a habilidade de descobrir um nicho altamente explorável e rentável, certamente terá sucesso.  

Um bom exemplo para ilustrar esse contexto é a Uber. Preparamos esse post que conta a história de sucesso da maior empresa de transporte por aplicativo do Brasil. Está pensando em empreender e precisa de uma dose extra de inspiração? Está lendo o artigo certo.

Uber: ideia de um negócio de sucesso

A fundação da Uber aconteceu em 2009 nos Estados Unidos. Mas a magnífica ideia de criar uma plataforma que permitisse solicitar carros Premium para transporte de passageiros, surgiu em Paris. Os jovens visionários Garrett Camp e Travis Kalanick, durante as férias na capital francesa, tiveram uma grande dificuldade de encontrar um táxi.

Percebendo que a demanda por transporte era imensa, principalmente nas grandes cidades, os sócios resolveram criar um aplicativo que permitisse um rápido e fácil acesso ao transporte. Dessa forma, nascia a Uber, que acabou se tornando o mais famoso app de transporte por aplicativo do mundo.

2014: a Uber chega ao Brasil

Passaram-se 5 longos anos após a criação da Uber, para que a novidade chegasse em terras brasileiras. A primeira cidade que recebeu a Uber foi o Rio de Janeiro, em maio de 2014. Foi uma novidade e tanto para a população, que jamais tinha visto algo assim.

No mês seguinte do mesmo ano, foi a vez da capital paulista desfrutar do aplicativo. Em seguida, a cidade de Belo Horizonte foi a contemplada da vez. A estratégia da Uber de investir na região Sudeste, que tem cidades densamente povoadas e desenvolvidas, acabou dando certo. 

Ou seja, quanto mais pessoas souberem da novidade e conhecerem as vantagens de um moderno aplicativo de transporte de passageiros, melhor. Para a empresa, o seu programa de expansão no Brasil não tinha como dar errado, principalmente por ser um mercado que tinha um sistema de transporte público deficitário.

A Uber chega ao interior e o serviço é regulamentado

A popularidade do app foi tão grande, que a Uber decidiu investir nas cidades do interior de alguns estados. Em janeiro de 2016, a cidade de Campinas (SP) é a primeira cidade do interior a receber os serviços do app Uber. Pouco tempo depois, a cidade litorânea de Santos também já poderia usar a novidade que, pouco tempo depois, se tornaria a sensação do momento em todo o Brasil. 

Como os negócios na região Sudeste estavam indo de vento em polpa e a popularidade da Uber só crescia entre as pessoas que precisam se locomover pelos grandes centros urbanos, a empresa americana decidiu expandir as atividades ainda mais pelo Brasil. Pode-se notar que os proprietários da empresa também têm uma invejável inteligência financeira

As cidades de Goiânia e Curitiba foram as contempladas da vez, ainda em 2016. O sucesso foi tão grande, que o serviço oferecido pela Uber foi regulamentado no Brasil. A demanda de milhões de usuários por um transporte de qualidade, com preço justo, rápido e seguro só crescia, bem como o faturamento da Uber.

Programa de expansão por todo o Brasil

O ano de 2016 realmente foi um marco para a Uber no Brasil. A empresa norte-americana já marcava presença na maioria das capitais do nordeste e região sul. Outras cidades do interior do sudeste, sul e centro-oeste também estavam na mira da Uber.

Até o final de 2016, os moradores de praticamente todas as capitais, grandes cidades do interior e regiões altamente povoadas do Brasil já sabiam que a Uber estava à disposição para atender toda a demanda por transporte particular, para o desespero da concorrência, que eram os taxistas.

Em 2017, os serviços da Uber chegam até a região norte do Brasil. Os moradores das capitais Manaus e Belém já poderiam desfrutar dos benefícios do transporte por aplicativo. Em abril desse mesmo ano, as cidades de São Luís (MA), Pelotas (RS) e Rio Grande (RS) tiveram acesso aos serviços da Uber.

Já em 2018, a empresa deu as caras nas cidades paulistas de Bauru, Marília e Araçatuba. Com uma eficiente estratégia de marketing e um programa de expansão feito aos poucos, começando pelas regiões mais povoadas, a Uber definitivamente se consolidou no mercado brasileiro.

Investimentos e muita inovação nos serviços

Como o sucesso da Uber no Brasil era gigantesco, a empresa começou a atrair os olhares de investidores interessados. Diversas empresa acabaram investindo milhões de reais no aplicativo, que acabou se tornando cada vez mais interativo e recheado de modernos recursos tecnológicos.

Tudo isso para garantir que os usuários tenham um serviço de qualidade e rapidez na hora de se locomoverem pelas cidades. Com o passar dos anos e a solidez se estabelecendo ainda mais, a Uber decidiu oferecer outros tipos de serviços aos clientes e ao mercado brasileiro. Saber como definir metas possíveis de serem alcançadas também é importantíssimo. 

Atualmente, a empresa, cuja missão é inovar cada vez mais, oferece os serviços de entrega de alimentos e transporte de cargas em praticamente todo o Brasil. Além disso, a Uber fez um grande investimento em modernos laboratórios para desenvolver tecnologias para os futuristas carros autônomos.

Uber em números

  • O Brasil é o segundo país com o maior número de usuários da Uber, só ficando atrás dos EUA;
  • No Brasil, a Uber marca presença em mais de 500 cidades e pretende ainda crescer mais;
  • Em 2019, a plataforma contava com cerca de 22 milhões de usuários cadastrados em sua base no Brasil;
  • Em 2018, o faturamento da Uber foi de 959 milhões de dólares, representando um crescimento de 115% em relação ao ano anterior;
  • O aplicativo conta com aproximadamente 1 milhão de motoristas/entregadores parceiros no Brasil;
  • 18 milhões de viagens/entregas por dia em todo o mundo;
  • 20 mil colaboradores em todo o planeta.

Se você pretende empreender na área da tecnologia, inspiração é o que não vai faltar, certo?

Venha para o IBND

O curso de PNL do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®