Indicador de tipos de personalidade Myer-Briggs

15/12/2021 às 22:36 Hipnose

Indicador de tipos de personalidade Myer-Briggs

Existem diversos instrumentos que podem ampliar o autoconhecimento. Você conhece o MBTI? Então dá só uma olhada!

Indicador de tipos de personalidade Myer-Briggs

Os pesquisadores Briggs e Myers desenvolveram na década de 1940 um instrumento para avaliar as características de personalidade denominado no inglês de Myers Briggs Type Indicator (MBTI), ou seja, indicador de tipos de personalidade de Myers Briggs, baseado nas formulações e Jung acerca do modo como as funções da Consciência interagem, isto é, o aspecto psicodinâmico do modelo tipológico.

É um inventário que tem o objetivo de avaliar a personalidade segundo a teoria dos tipos psicológicos de Jung de forma simples e sucinta, trazendo motivação para o planejamento e a tomada de algumas decisões.

Combinações tipológicas

As combinações tipológicas da personalidade se deram a partir de pares de processos mentais e partes de atitudes, levando a oito tipos de combinações. Veja abaixo:

  1. A primeira foi sensação extrovertida, energia psíquica orientada para o ambiente externo, informações adquiridas pela atenção aos detalhes e apreensão de dados sensoriais com precisão e foco no momento presente.
  2. A segunda, sensação introvertida, energia psíquica orientada para o ambiente interno, apreensão de fatos e detalhes tanto da realidade externa quanto de pensamentos e experiências internas.
  3. A terceira foi intuição extrovertida, energia psíquica orientada para o ambiente externo, apreensão de novas ideias, foco em padrões de relação entre fatos, dados da realidade e possibilidades futuras.
  4. A quarta, intuição introvertida, energia psíquica orientada para o ambiente interno, apreensão de imagens do inconsciente e de padrões de relação entre fatos, capacidade de insight.
  5. A quinta, pensamento extrovertido, busca de ordenamento lógico para o ambiente externo pela análise objetiva da realidade e ações claramente direcionadas para a solução de problemas.
  6. A sexta, pensamento introvertido, busca de precisão e ordenamento dos pensamentos pela reflexão e desenvolvimento de um sistema lógico de compreensão.
  7. A sétima, sentimento extrovertido, busca a harmonia por meio da organização e estruturação do ambiente para adequar aos seus valores pessoais e atender às necessidades das outras pessoas.
  8. E a oitava, sentimento introvertido, busca de harmonia interna intensamente significativa e complexa, por meio da sensibilidade aos valores pessoais e comportamentos manifestados por si próprio e pelas outras pessoas

Objetivo do MBTI

O MBTI foi desenvolvido com a finalidade de ajudar as pessoas a identificar determinadas preferências pessoais significativas. O formulário consiste de uma bateria de 93 perguntas ou itens com respostas que admitem apenas uma resposta de duas possíveis, que a pessoa que está sendo avaliada responde. Os itens estão divididos em quatro escalas de preferências bipolares e cada pergunta avalia uma preferência específica. Cada resposta conta um ponto para um polo ou outro dessa preferência. Assim, são avaliados:

  • Percepção: sensação ou intuição, através de 26 perguntas.
  • Julgamento: pensamento ou sentimento, avaliado por 24 perguntas.
  • Orientação: julgamento ou percepção, avaliada em 22 perguntas.

As dicotomias

Por trás das perguntas que buscam ampliar o autoconhecimento pelo MBTI, existem as seguintes dicotomias:

Sensoriais (S). Confiam mais em coisas palpáveis, concretas, informações sensoriais. Gostam de detalhes e fatos. Para eles o significado está nos dados. Precisam de muitas informações.

Intuitivos (N). Preferem informações abstratas e teóricas, que podem ser associadas com outras informações. Gostam de interpretar os dados com base em conhecimento prévio. Trabalham bem com informações incompletas e dedutíveis.

Racionalistas (T). Decidem com base na lógica e procuram argumentos racionais.

Sentimentais (F). Decidem com base em seus sentimentos (não confundir com emoções).

Julgadores (J). Sentem-se tranquilos quando as decisões são tomadas.

Perceptivos (P). Sentem-se tranquilos deixando as opções em aberto.

Os tipos de personalidades

Veja abaixo os 16 tipos de personalidade avaliadas pelo MBTI:

Arquiteto (INTJ)

Têm alta criatividade, são estrategistas, ambiciosos e têm um plano para tudo. São muito raros – estima-se que compõem apenas 2% da população mundial.

Lógico (INTP)

São muito inventivos, criativos, considerados os mais logicamente precisos das 16 personalidades. Constituem apenas 3% da população.

Comandante (ENTJ)

São líderes muito enérgicos, ousados e criativos. Carismáticos e confiantes, são extremamente racionais. Formam apenas 3% da população.

Inovador (ENTP)

Pessoas muito espertas e curiosas. Estão sempre buscando por desafios, pois têm como meta adquirir novos conhecimentos, adorando processos de discussão mental.

Advogado (INFJ)

Idealistas, místicos, mas capazes de tomar medidas concretas para alcançar seus objetivos.

Com opiniões fortes, buscam aquilo que acreditam, tentando sempre impactar positivamente os que estão à sua volta. É a considerada personalidade mais rara, já que representa menos de 1% da população mundial.

Mediador (INFP)

Tímidos, altruístas, idealistas. Buscam sempre enxergar o melhor lado de qualquer situação. São mais calmos e reservados, guiados por seus princípios. São 4% do total de pessoas no mundo.

Protagonista (ENFJ)

Líderes com muito carisma, capazes de inspirar sua audiência. Altruístas, são bons comunicadores e tendem a confiar demais nas pessoas. São aproximadamente 2% da população.

Ativista (ENFP)

Criativos, cheios de entusiasmo e sociáveis. Independentes, são considerados verdadeiros “espíritos livres”. Representam 7% da população.

Logístico (ISTJ)

São práticos, muito confiáveis, dedicados e pouco tolerantes com indecisões. É a personalidade mais abundante de todas, com cerca de 13%.

Defensor (ISFJ)

Muito protetores e acolhedores, são empáticos e tendem a envolver pessoas de quem gostam com muita bondade e generosidade. Compõem quase 13% da população.

Executivo (ESTJ)

Honestos, são ótimos administradores, inigualáveis gerenciadores tanto de coisas, quanto de pessoas. Representam 11% da população.

Cônsul (ESFJ)

Muito atenciosos, sociáveis e bastante populares. Estão sempre dispostos a fornecer ajuda. Correspondem a 12% da população.

Virtuoso (ISTP)

Práticos, ousados e excelentes no uso de ferramentas. Procuram sempre consertar problemas através da criação. São 5% das pessoas do mundo.

Aventureiro (ISFP)

Artistas muito flexíveis, gostam de explorar e experimentar novas coisas. Buscam contestar padrões tradicionais.

Empresário (ESTP)

Inteligentes e enérgicos, são pessoas com percepção bastante aguçada e gostam de arriscar. São 4% da população.

Animador (ESFP)

Muito espontâneos e animados, frequentemente está procurando encorajar os outros. São muito sociáveis.

Quer saber o seu tipo? Você pode fazer o teste aqui!

 

E você, gostaria de se capacitar para utilizar instrumentos que permitam o autoconhecimento e outras técnicas? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa!

Terapeuta e hipnólogo, você busca uma ferramenta para potencializar os resultados com seus pacientes e, assim, gerar mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor? Faça nosso curso de hipnose online!

 

Referências:

COUTO, G. et al. Estrutura interna do Myers Briggs Type Indicator (MBTI): evidência de validade. Aval. psicol. 2016;15(1).


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK