Honestidade: o que é e como desenvolver?

15/03/2021 às 13:53 Coaching

Honestidade: o que é e como desenvolver?

Ser uma pessoa honesta é um dos traços mais importantes do nosso caráter. Aumentar a nossa dose de honestidade no dia a dia pode ser um fator fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal. É importante entender a necessidade de ter esta característica bem forte em nosso ser.

Desde cedo, ouvimos falar sobre a honestidade. Esse é um dos conceitos mais bem quistos em sociedade. Pessoas honestas são muito bem avaliadas por todos como pessoas corretas e confiáveis.

O que é honestidade?

No dicionário, honestidade é o que é decente, o que é correto segundo os conceitos morais socialmente válidos e que sendo assim é moralmente irrepreensível. Esta é uma característica muito valorizada nas relações interpessoais.

Uma relação baseada em sinceridade deve ter como base a honestidade. Ser honesta com as outras pessoas é uma forma de retribuir o que nos foi ensinado e assim ser verdadeiro em nossas ações e falas.

E a honestidade começa quando passamos a ser honestos com nós mesmos. A todo momento estamos tomando novos pontos de vista, conhecendo novas coisas, reconhecendo nossos sentimentos e desejos, formando o nosso caráter e com isso fortalecer a honestidade é uma forma de se reconhecer e reconhecer os outros.

Como desenvolver a honestidade?

Ser honesto no dia a dia parece bem fácil, mas não é. A honestidade requer sinceridade, característica que nem sempre é bem-vista pelos outros. O importante é entender que é preciso ser o mais sincero possível para, de fato, ser uma pessoa honesta.

Mas como saber se sou uma pessoa honesta? O parâmetro de honestidade somos nós mesmo quem fazemos. Então, é essencial considerar as nossas fraquezas, nossos desejos, nossos sentimentos, nossos pontos fortes, traçando a nossa linha de honestidade.

Separamos algumas dicas abaixo para te ajudar a desenvolver a honestidade, confira:

Tenha coragem

A honestidade requer que sejamos corajosos. Pessoas honestas são destemidas, elas não possuem medo de enfrentar seus medos, da opinião de outras pessoas, elas são o que elas são.

Então, seja você mesmo e pratique a honestidade. Sempre que for questionada, dê sua opinião sincera, sempre com respeito e sem agressividade, mas sendo firme em suas posições. Isso é fundamental para ser considerada pelos outros como uma pessoa honesta.

Conheça o nosso curso de coach.

Pense e reflita sobre a honestidade

Tudo o que fazemos está antes de realizarmos em nossos pensamentos. Então, por que não pensar na honestidade para depois colocá-la em prática? Ao levantar-se da cama, busque entender o que é honestidade. Se inspire em pessoas, pegando exemplos de ações que você considera honestas, por exemplo, e reflita sobre isto.

Desenvolva o autoconhecimento

O autoconhecimento é uma das principais capacidades do ser humano. E o coaching pode ajudar bastante no desenvolvimento dessa habilidade. Essa competência consiste em ter a sinceridade de avaliar a si mesmo, de prestar mais atenção as próprias ações no dia a dia.

Ao tomar conhecimento sobre o que você é de verdade, você pode entender as origens de possíveis pontos onde você precisa melhorar como em se tornar uma pessoa verdadeiramente mais honesta. Assim, você pode introduzir gatilhos no seu dia que te lembrem a importância de exercer a honestidade.

Seja o responsável pelas suas próprias atitudes

Desenvolver a autorresponsabilidade também é um fator importantíssimo para se tornar uma pessoa mais honesta. E para isso é importante se responsabilizar por suas atitudes. Saber que você tem o controle sobre suas ações e, portanto, é responsável por tudo o que faz é essencial para desenvolver a honestidade.

As pessoas que culpam demais os outros não percebem que estão sendo injustas com outras pessoas e consigo mesmas. É importante ter autocontrole, controlar os sentimentos e emoções para evitar conflitos desnecessários.

Reconheça os seus limites e se perdoe!

Em muitas situações acabamos nos desgastando por coisas que não valem a pena, passamos do limite e acabamos nos descontrolando sem necessidade. Então, é importante que por meio do autoconhecimento, conheçamos os nossos próprios limites.

Ao reconhecer que você possui limitações, você pode se preservar e não se envolver em situações desagradáveis, que possam lhe tirar do eixo e acabar lhe fazendo tomar decisões que não sejam honestas com você e com as outras pessoas.

Também é importante trabalhar o perdão para si mesmo. Mesmo em momentos em que cometemos erros e não fomos honestos, é preciso reconhecer os nossos deslizes, nos perdoar e entender que podemos fazer melhor da próxima vez.

Acredito que tenhamos te ajudado a entender o que é e como desenvolver a sua honestidade. É importante entender como nós podemos colocar a honestidade em nossa essência e sermos pessoas mais corretas no dia a dia.

Faça o nosso curso de coach!

Aqui no IBND tem uma Formação em Coaching com certificação internacional. Aprenda tudo sobre uma das metodologias mais eficientes de desenvolvimento humano com profissionais experientes e reconhecidos no mercado.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK