Surpreenda-se com a história da Subway

18/02/2021 às 19:18 Coaching

Surpreenda-se com a história da Subway

A inovação e a resiliência são essenciais no mundo dos negócios. Fazer diferente e oferecer aquilo que os clientes esperam, mesmo diante da concorrência desenfreada, pode ser um dos segredos do fortalecimento de uma marca no mercado, além de trazer um bom faturamento. Afinal, nenhuma empresa que se preze quer se deparar com o fracasso, certo?

Por isso, o nosso post vai contar a história de uma empresa que revolucionou o segmento alimentício de fast food: a Subway. Saiba como essa inovadora empresa conquistou milhares de clientes fiéis em todo o mundo e porque seus produtos são a preferência dos adeptos de uma alimentação saudável e saborosa ao mesmo tempo. Fique conosco até o final e inspire-se mais!

Subway: inovação desde o começo

A história de sucesso dessa marca começa em 1965, nos EUA. Fred DeLuca e Peter Buck, que eram dois amigos visionários, resolveram empreender e fundaram um restaurante que tinha uma proposta diferente e inovadora: vender sanduíches naturais em baguetes. Nascia a Subway, que anos mais tarde ganharia uma imensa notoriedade em todo o mundo.

No primeiro dia de atividades da empresa, foram vendidos 312 sanduíches. A novidade logo se tornou um grande sucesso por causa do delicioso sabor do alimento e o seu formato diferenciado, que mais se parecia com um submarino. Os ingredientes, claro, eram naturais, de extrema qualidade e 100% isentos de frituras e carnes gordurosas, o que chamou a atenção de milhares de consumidores.

O sucesso foi tão estrondoso que, em 1966, a segunda loja da Subway foi inaugurada. Dois anos mais tarde, a rede já contava com cinco restaurantes. Os sanduíches da marca eram cada vez mais apreciados pelos consumidores, fazendo as vendas aumentarem exponencialmente. Em 1974, a Subway já tinha 16 lojas funcionando a todo vapor. Nesse mesmo ano, surge a primeira franquia da rede.

Inovações que conquistaram o paladar dos clientes

O restante da década de 70 foi marcado pelo lançamento de mais três novos sanduíches da Subway, que também caíram no gosto popular. Nessa época, a empresa investiu pesado em marketing para ganhar ainda mais visibilidade no mercado. Em 1980, a marca inova um pouco mais e começa a oferecer saladas em seu variado cardápio, evidenciando uma alimentação saudável. Essa época foi marcada pela grande expansão dos negócios para outros países.

Já em 1983, a Subway introduziu pães frescos em seu menu, o que fez aumentar as vendas ainda mais, por causa da alta procura. Nos anos seguintes, a marca começou a oferecer novas combinações de sanduíches naturais, alguns tipos de carnes, queijos e os famosos pães de trigo para seus clientes. Um apetitoso cardápio de café da manhã também foi outra inovação da Subway, em 1986. A rede já contava com 3 mil estabelecimentos nos EUA, no final de 1989.

Nos anos 1990, mais uma dose de inovação marcou a história da Subway: a introdução do kit infantil (sanduíche, refrigerante, sobremesa e um brinquedo); do delicioso biscoito de chocolate com nozes frescas e da famosa guloseima wrap. Como era de se esperar, todas elas também fizeram bastante sucesso com a clientela. Em 1993, a Subway dá as caras no Brasil e, em 1995, já tinha 11 mil restaurantes em todo o mundo.

A Subway se torna referência em lanches saudáveis

Por ser uma empresa altamente inovadora em seus produtos, a rede Subway oferecia cada vez mais opções de sanduíches e refeições saudáveis para o público. Por isso, a primeira metade dos anos 2000 foi marcada pela introdução de pães e molhos especiais, pepinos, kits infantis e sanduíches mais saudáveis, além de uma linha exclusiva de sanduíches tostados. Todas essas tentações alimentares conquistaram o gosto dos esfomeados de plantão.

Entre os anos de 2006 e 2010, a Subway inova um pouco mais. A introdução das pizzas individuais, do cardápio Kosher (dieta judaica), da linha de sanduíches FIT, de atrativas promoções e de cafés de altíssima qualidade, foram os grandes destaques do período. A essa altura, o faturamento da rede era cada vez maior, bem como a visibilidade da marca. Manter o bom equilíbrio emocional é fundamental no universo do empreendedorismo. 

Em 2011, mais inovação da Subway: a introdução no já extenso cardápio de pães e outros produtos sem glúten; opções de refeições com baixo teor de sódio e de mais uma saudável opção de sanduíche, foram as novidades do período. Já em 2017, o lançamento exclusivo de uma linha de sanduíches italianos, fez um estrondoso sucesso.

A Subway em números

- 45 mil lojas próprias em todo o mundo;

- 510 mil colaboradores (contando com os franqueados);

- Presença em 113 países;

- 2.100 lojas em todo o Brasil;

- Faturamento estimado de 18 bilhões de dólares;

- 950 restaurantes da Subway dentro das lojas Walmart, somente nos EUA.

- Seis milhões de clientes atendidos por minuto, nos Estados Unidos;

- 7,6 milhões de sanduíches vendidos por dia em todo o mundo.

Com essas invejáveis cifras, podemos ter a certeza de que, a inovação constante, o uso das estratégias certas e uma boa visão de negócios, podem fazer toda a diferença entre a prosperidade e o fracasso de uma empresa. Agora é mãos à obra, foco e boa sorte!

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK