Hipnose pode mudar a personalidade?

08/09/2023 às 16:15 Dicas Hipnose

Hipnose pode mudar a personalidade?

Dentre as muitas dúvidas e anseios que permeiam o universo da hipnose, a pergunta que abre este conteúdo talvez seja uma das mais comuns, pois, ainda tem quem coloque esta ferramenta da mente humana sob uma perspectiva mística.

Mas, afinal, será que a hipnose pode mudar a personalidade de uma pessoa? A resposta é: sim e não!

Ficou confuso(a)? Então continue conosco na leitura deste artigo, pois aqui vamos esclarecer de uma vez por todas esta grande dúvida. 

Antes, alguns mitos precisam ser derrubados…

O que você sabe sobre a hipnose? Pensando sobre seus conhecimentos sobre esta ferramenta, você diria que eles foram adquiridos por meio de fontes seguras?

Aqui no Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND), temos como compromisso compartilhar conhecimentos técnicos e aprofundados que expressam apenas a verdade sobre a hipnose.

Por isso, queremos compartilhar com você algumas verdades e informações importantes sobre esta ferramenta terapêutica:

  • A hipnose já é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como terapia médica, e reconhecida pelos conselhos de medicina, odontologia, psicologia, fisioterapia e enfermagem. 

  • Hipnose não é um estado de sono profundo, mas sim um estado de consciência ampliada.

  • Nenhum hipnólogo é capaz de obrigar seu cliente a fazer coisas que ele não quer.

  • A hipnose trabalha com sugestões hipnóticas no inconsciente. 

  • Você pode sair do transe hipnótico no momento que desejar.

  • A hipnose só irá funcionar se o cliente estiver disposto a ser hipnotizado.

Hipnose e personalidade

Derrubados alguns dos principais mitos sobre a hipnose, vamos à pergunta que realmente te interessa: afinal, a hipnose pode mudar a personalidade de uma pessoa?

Tenha sempre em mente que hipnose não é um processo mágico capaz de transformar por completo e de maneira permanente a personalidade de alguém. Afinal, nossos comportamentos, pensamentos e temperamento são influenciados por uma série de fatores.

Apesar disso, por ser eficaz na eliminação de crenças limitantes (padrões de pensamentos que restringem a pessoa em suas ações e capacidades), a hipnose pode ajudar a pessoa a se sentir mais confiante e capaz. 

Esta transformação é o que permitirá que ela passe por uma mudança de comportamentos, dentro dos seus limites e de suas inclinações naturais. Afinal, aspectos fundamentais da personalidade não podem ser mudados. 

Vamos entender com um exemplo:

Imagine um homem adulto que tenha pânico de falar em público. Durante as sessões de hipnose, o profissional pode conduzi-lo a um palco com uma plateia, onde ele irá dar uma longa palestra.

Durante o exercício, o hipnólogo pode inserir gatilhos positivos, mostrando que a palestra foi um sucesso, que o homem não teve qualquer dificuldade e que o público simplesmente ficou encantado com sua desenvoltura oral.

Esse registro ficará marcado na mente deste homem, e quando ele for falar em público com certeza terá mais facilidade e menos nervosismo durante a situação.

Neste exemplo, o paciente teve uma alteração importante de comportamento, o que não significa que sua personalidade foi alterada pela hipnose.

Agora que você já entendeu que a hipnose não é capaz de mudar a personalidade, mas sim de reprogramar comportamentos em prol de uma vida com mais qualidade e menos sofrimento, que tal continuar aprendendo sobre esta ferramenta?

No Curso de Hipnose do IBND você aprenderá a utilizar todo o poder da hipnose em aulas 100% práticas para transformar a sua vida e a vida dos seus pacientes/clientes.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK