Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Grupo Pão de Açúcar: fique por dentro da incrível trajetória de seu proprietário, Abílio Diniz

08/09/2020 às 22:25 Coaching

Grupo Pão de Açúcar: fique por dentro da incrível trajetória de seu proprietário, Abílio Diniz

Quem pensa em empreender, muitas vezes, procura inspiração em algum empresário de sucesso para direcionar os negócios, o que é algo natural. E exemplos para dar mais motivação no dia a dia é o que não faltam. Com esforço, foco, trabalho e planejamento, tudo acaba dando certo.

Quer um bom exemplo para se inspirar? Está lendo o post certo. Vamos contar a história de sucesso de Abílio Diniz, que foi o fundador do conhecido Grupo Pão de Açúcar. Aproveite a leitura ao máximo e motive-se ainda mais.

Abílio Diniz: talento para os negócios desde cedo

Nascido em 1936 na cidade de São Paulo, Abílio dos Santos Diniz é o primogênito de 6 filhos de um casal de imigrantes portugueses. Aos 12 anos, já trabalhava com seu pai na Doceria Pão de Açúcar, que foi fundada em 1948. Diniz sempre estudou em boas escolas durante a juventude e, em 1956, acabou se formando em Administração de Empresas.

Depois que se formou na faculdade, seu pai lhe faz uma proposta para abrir um supermercado. Em abril de 1959, nascia o Supermercado Pão de Açúcar, que era a primeira loja de um império que estava nascendo e iria dominar a América Latina anos mais tarde.

Com os negócios indo de vento em polpa, Abílio Diniz foi cursar Marketing e Economia nos EUA, em 1960. Mas o principal objetivo, além do aprendizado, era observar todo o funcionamento das grandes redes de supermercado naquele país. E isso foi de uma enorme valia para o mesmo.

Grupo Pão de Açúcar: crescimento acelerado

Em 1963, depois de 4 anos de fundação da primeira loja Pão de Açúcar, a segunda unidade foi inaugurada no centro de São Paulo, o que fez um enorme sucesso na época. Tudo isso devido a uma administração extremamente eficiente de Abílio Diniz, que sabia fazer uma excelente gestão de talentos

Apenas um ano mais tarde, o Pão de Açúcar comprou 2 supermercados de uma só vez. Mas esse visionário ainda queria mais, pois o seu objetivo era fortalecer ainda mais o seu já conhecido grupo. Por isso, Diniz resolveu fazer negócios no velho continente e viajou para a França, em meados de 1967.

Em Paris, acabou conhecendo Marcel Fournier, que era um dos fundadores do Carrefour. Diniz conheceu todas as operações dessa rede de hipermercados francesa e ficou encantado com o funcionamento delas.

Já em 1968, Abílio Diniz teve a ideia de fundar a Associação Brasileira de Supermercados, o que era uma novidade. E assim o fez. Com muito foco, planejamento e trabalho árduo, em 1971, Diniz inaugurou na cidade de Santo André (SP) o primeiro hipermercado do Brasil: o famoso Jumbo. Essa ideia foi inspiração no modelo de negócios do Carrefour.

Nascimento do império de Abílio Diniz

Com grande tino para os negócios e muita visão de mercado, em 1976, esse empresário de sucesso comprou a rede Eletroradiobraz, que era considerada a segunda maior rede de supermercados e hipermercados brasileira na época.

Dessa forma, 8 supermercados, 26 hipermercados, 16 magazines e 1 depósito começaram a fazer parte do império de Abílio Diniz. Os anos 60 e 70 representaram um enorme crescimento do Grupo Pão de Açúcar, com Diniz sempre a frente dos negócios com sua comunicação efetiva

O Pão de Açúcar foi a primeira rede de supermercados a abrir uma loja dentro de um shopping center, algo que jamais foi pensado anteriormente. Além disso, o grupo foi o primeiro a adquirir uma farmácia, a funcionar durante 24 horas e a criar um centro de processamento de dados.

Atualmente, o Grupo Pão de Açúcar, que hoje é chamado de Companhia Brasileira de Distribuição, é um conglomerado de diversas empresas. Isso foi possível graças a administração e talento de um visionário que conquistou o seu império, com o passar dos anos. E pensar que tudo começou com uma simples doceria.

Grupo Pão de Açúcar em números

Agora que você conheceu um pouco da trajetória de Abílio Diniz, fique por dentro dos números do império criado por ele e surpreenda-se:

  • O empresário é dono de 12% do Carrefour Brasil;
  • O império ainda inclui bandeiras de grandes empresas de varejo alimentar como Pão de Açúcar e Extra, de Atacarejo como as redes Assaí e de Eletro como o famoso Ponto Frio;
  • Diniz já foi sócio majoritário das Casas Bahia;
  • Foi considerado em 2016, um dos 70 bilionários do Brasil, segundo a revista Forbes, configurando na oitava posição;
  • Aproximadamente 150 mil funcionários (2018);
  • Valor de mercado de 7 bilhões de reais (2020);
  • Faturamento de 23 bilhões de reais no primeiro semestre de 2020;
  • Lucro de 204 milhões no mesmo período.
  • Atualmente, Abílio Diniz não está mais no comando do Grupo Pão de Açúcar. Mas no período que atuou em sua administração, o transformou em um invejável império. Esse empresário é a prova de que trabalho, empenho, visão de mercado, planejamento e foco é a receita infalível para qualquer negócio dar certo.

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®