Conheça a inspiradora história de Antônio Luiz Seabra, proprietário da Natura

01/10/2020 às 19:01 Coaching

Conheça a inspiradora história de Antônio Luiz Seabra, proprietário da Natura

Os desafios fazem parte da rotina de qualquer empreendedor. O detalhe que faz toda a diferença é a forma que lidamos com eles no dia a dia. E exemplos de histórias de sucesso, mas que foram frutos de muito trabalho, planejamento e foco, é o que não faltam para contar.

Por isso, gostaríamos que você conhecesse a trajetória de um dos grandes nomes do ramo de cosméticos, Antônio Luiz Seabra, que é o fundador da Natura. Saiba como esse visionário se tornou referência para milhares de pessoas em todo o Brasil.

Antônio Luiz Seabra: paixão pelas finanças desde cedo

Nascido em 1942 na cidade de São Paulo, Antônio Luiz Seabra, desde pequeno, sempre demostrou um grande interesse pela área de finanças. Com apenas 15 anos, Seabra já trabalhava nesse setor, na mesma empresa que seu pai também atuava.

Essa experiência foi primordial para que esse futuro empreendedor de sucesso ficasse ainda mais interessado em tudo que envolvia cálculos e dinheiro. Prova disso é que Seabra, após concluir o ensino médio, entrou para o curso de economia.

Depois da conclusão da faculdade, Seabra arrumou emprego em uma grande empresa que fabricava computadores, trabalhando lá durante oito anos, alcançando o cargo de superintendente. Isso foi de grande valia, pois toda essa experiência e aprendizado serviria para ele abrir o seu próprio negócio, que era o seu maior sonho.

Nascimento da Natura

Com 27 anos, em 1969, Seabra e seu sócio Jean Pierre inauguraram a Indústria de Comércio de Cosméticos Berjeaout. No ano seguinte o nome foi mudado para Natura, que se tornaria um verdadeiro império. A origem desse nome é por causa da composição dos produtos vendidos, que tinham ingredientes naturais.

No início, Seabra costumava vender seus produtos de porta em porta, já que era um método de vendas bastante comum na época. Aproveitando o contato direto com os clientes, o empreendedor também dava consultorias especializadas sobre o que vendia, fazendo despertar cada vez mais o interesse das pessoas.

Depois de 10 anos de inauguração da Natura, em 1979, o administrador Guilherme Leal começa a fazer parte do grupo, que só crescia. As ideias e tomadas de decisões assertivas foram primordiais para que o negócio se expandisse por todo o país.

E foi exatamente isso que aconteceu. A Natura sempre foi administrada com ideias e ações consideradas pioneiras em vários aspectos. Talvez seja por isso e por causa da sua incrível inteligência financeira que Seabra acabou se tornando referência como um empreendedor visionário de sucesso.

Preocupação com os impactos ambientais

A fabricação de cosméticos pode causar impactos significativos no meio ambiente, por causa dos milhares de produtos químicos utilizados. Um dos diferenciais da Natura é a preocupação constante de Antônio Seabra em relação a isso.

Não é à toa que essa política de preservação do meio ambiente sempre fez parte dos valores da Natura, desde a sua fundação. Tudo que contribuísse para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente sempre foram do interesse de Seabra, até nos dias de hoje.

A empresa foi a pioneira na produção de refis na área de cosméticos, além de investir pesado na fabricação de produtos feitos de carbono neutro, o que causava danos menos nocivos à natureza. Por essa e outras atitudes relacionadas ao meio ambiente, Seabra acabou ganhando diversos prêmios nacionais e internacionais. A sua autorresponsabilidade também contribui bastante. 

A meta do empresário agora é focar na prática das vendas diretas, que é algo que a concorrente norte americana Avon já vem praticando, com resultados surpreendentes. O fato é que Antônio Luiz Seabra sempre investe em inovação, principalmente no que diz respeito à preservação do meio ambiente.

Natura em números

Agora que você conheceu um pouco da trajetória desse empresário de sucesso, conheça os surpreendentes números da Natura:

  • Antônio Luiz Seabra tem uma fortuna aproximada de 1,5 bilhão de dólares, o que o fez ser a 34ª pessoa mais rica do Brasil, segundo o ranking da revista norte americana Forbes de 2018;
  • A Natura figura entre os 20 modelos de negócio da área de cosméticos que fizeram mais sucesso em todo o mundo. A empresa de Seabra está na 17ª posição, sendo a única empresa brasileira nessa lista;
  • Seabra também é dono de um outro empreendimento de sucesso, a Bresco, que atua na área de locação de hotéis, escritórios e armazéns. O seu grande tino e visão para os negócios lhe permitiram expandir seu leque de atuação no mercado brasileiro;
  • Em maio de 2019, a Natura comprou a Avon, o que a tornou a quarta maior empresa do segmento de beleza do planeta;
  • Junto com a Avon, o faturamento anual da Natura estimado para os próximos anos é de 10 bilhões de dólares, segundo a revista Época Negócios.
  • Com a aquisição da Avon, a Natura deve contar com mais de 40 mil funcionários em todo o mundo, marcando presença em cerca de 100 países.
  • São aproximadamente 1,7 milhão de consultoras da Natura em toda a América Latina.

E pensar que todo esse império teve origem com o seu fundador vendendo cosméticos de porta em porta. É uma fonte e tanto de inspiração e foco, concorda?

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK