Mercado Livre: conheça a história da maior plataforma de e-commerce da América Latina

08/09/2020 às 10:02 Coaching

Mercado Livre: conheça a história da maior plataforma de e-commerce da América Latina

Visão futurística das tendências de mercado, investimento certeiro, tato para os negócios, persistência e foco. Essas são as características que alguns empreendedores de sucesso tiveram, o que os fez tornar referência não somente em seu país, mas em vários outros.

Através desse post, você vai conhecer a história do site Mercado Livre, que é a maior plataforma de e-commerce do Brasil e da América Latina, além de liderar com folga esse segmento, que é cada vez mais crescente em todo o mundo. Leia até o final e tenha mais inspiração no dia a dia.

Mercado Livre: mais de 20 anos de sucesso

O site do Mercado Livre foi inaugurado em 02 de agosto de 1999 na Argentina, época que a internet ainda “engatinhava” no Brasil. O seu fundador é o empreendedor visionário Marcos Galperín, que é um adepto da psicologia organizacional. O curioso é que todo o plano de negócios da plataforma foi traçado quando Galperín ainda tentava conquistar o seu precioso diploma de MBA.

Mas foi nesse período que ele começou a recrutar diversos profissionais da área de programação para colocar o site no ar.  Depois de tudo pronto, o site do Mercado Livre começou a operar com sucesso, o que foi uma novidade para uma época que e-commerce era algo praticamente desconhecido.

No mesmo ano de sua inauguração, a plataforma Mercado Livre começou a operar no Uruguai, México e Brasil. No ano seguinte (2000), a plataforma abocanhou o comércio de produtos online de Equador, Chile, Venezuela e Colômbia. De lá para cá o site se tornou referência, quando o assunto é comprar pela internet.

Investimentos e compra pelo eBay

Com apenas 1 ano de funcionamento, o site do Mercado Livre recebeu cerca de 46 milhões de dólares de investimentos de diversas empresas que acreditaram na ideia do seu proprietário. Em 1999, o com poucos meses de operação, o site conseguiu cerca de 8 milhões de investimento, que foi um considerável valor por se tratar de uma novidade.

Já em 2001, a eBay, que é uma gigante do comércio eletrônico norte americano, acabou comprando parte do site Mercado Livre. E essa parceria em toda América Latina, que durou 5 anos, acabou sendo bastante rentável para ambos os sites.

Anos mais tarde e com uma dose extra de inovação, nascia o Mercado Pago, que é uma ferramenta para pagamento totalmente segura e que pode ser usada tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Atualmente, esse recurso é usado por milhares de usuários do Mercado Livre.

Abertura de capital na Nasdaq

Como os negócios iam de vento em polpa para o Mercado Livre, já que a internet se tornava cada vez mais popular e acessível no Brasil e na América Latina, em 2007, o site resolveu abrir capital na Nasdaq, que é um competitivo mercado de ações americano.

O diferencial desse mercado, é que ele é voltado principalmente para empresas de tecnologia como as startups e grandes sites de e-commerce, por exemplo. Isso abriu um grande leque de possibilidades para o Mercado Livre atrair novos investidores que possam estar interessados em comprar ações.

Essa foi mais uma inteligente estratégia de Marcos Galperín, que era dono de uma atenção plena às principais tendências. Segundo o empreendedor, o site Mercado Livre é a única empresa da área de tecnologia da Argentina que tem ações na Nasdaq.

Por isso, ele viu que era fundamental colocar a sua terra natal na mira dos investimentos em tecnologia.

Bolha da internet: o Mercado Livre foi um dos sobreviventes

Se você tem mais de 30 anos de idade, provavelmente deve se lembrar da crise que o mercado de tecnologia passou no início dos anos 2000. O turbulento período ficou conhecido a “Bolha da Internet” e deu muito o que falar.

Na verdade, foi uma crise que aconteceu na Nasdaq por causa de falsas especulações do valor das ações de empresas de tecnologia, levando muitas delas à falência. Segundo a renomada Revista Time, mais de 1 trilhão de dólares em ações havia sumido completamente da Nasdaq. Tudo isso em menos de 1 mês.

Para o site Mercado Livre, a “Bolha da Internet” foi uma fase complicada na história da empresa. Segundo Galperín, o seu negócio esteve perto de encerrar de vez as operações em diversos momentos. Muitas vezes, ele pensou em desistir de vez e investir em outro tipo de negócio, diante de tanta instabilidade do mercado.

Superação da crise

Mas como tudo passa, mesmo que demore, o site Mercado Livre superou a crise e as incertezas que tanto assombravam o seu fundador. Depois de seis longos anos, a maior plataforma de e-commerce a América Latina se reergueu e superou de vez a crise instalada pela “Bolha da Internet”.

Se olharmos por determinado ponto de vista, o preço pago acabou sendo pequeno, se comparamos com outras empresas do setor de tecnologia que acabaram indo à falência. Ainda segundo Marcos Galperín, era possível dar a volta por cima e resolver o problema, por um único motivo: o seu negócio era sustentável.

Mercado Livre em números

  • Está presente em 12 países da América Latina e em Portugal.
  • O site já conta com cerca de 150 milhões de usuários cadastrados.
  • Cerca de 2000 buscas por segundo são feitas no Mercado Livre.
  • Aproximadamente 2.800 categorias e subcategorias de produtos novos e usados.
  • A plataforma emprega cerca de 2.200 funcionários.

Esperamos que essa história sirva de inspiração para você, que quer investir em uma loja virtual. Nada é impossível quando se tem planejamento e foco.

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK