Conheça a história de Sam Walton, fundador da rede Walmart

04/10/2020 às 16:32 Coaching

Conheça a história de Sam Walton, fundador da rede Walmart

Algumas pessoas parecem nascer com o talento nato para empreender e ter sucesso nos negócios. Mas para se obter resultados cada vez mais positivos, é preciso que o empreendedor também tenha esforço, visão de mercado, dedicação, comprometimento, persistência, dentre outros.

Por isso, preparamos esse post que vai te mostrar a história de Sam Walton, um dos empresários mais bem sucedidos de todo o mundo e fundador do Walmart, que é uma grande rede de supermercados bastante conhecida e famosa em todo o mundo. Boa leitura!

Sam Walton: infância pobre no subúrbio americano

Samuel Moore Walton nasceu em 1918 nos Estados Unidos e teve uma infância difícil, pois sua família não tinha boas condições financeiras. A Grande Depressão, que aconteceu no final da década de 20, forçou Sam a trabalhar mesmo ainda sendo criança, para ajudar os pais com as despesas da casa.

Dessa forma, ele começou a engarrafar leite e entregá-lo nas residências dos clientes, além de também ser entregador de jornais. O tempo passou, assim como a crise de 1929, e Walton se formou em economia no início da década de 40. Depois de alguns meses, arrumou emprego em um pequeno escritório de administração.

Tendência para os negócios

Em 1945, aos 27 anos, depois de lutar na Segunda Guerra Mundial pelos EUA, Sam Walton decidiu que queria ter um negócio próprio e inaugurou a sua primeira empresa, que era uma pequena franquia de uma loja de utensílios variados.

Pouco tempo depois, Walton acabou se desfazendo do comércio para arrendar uma nova loja, maior e com melhor localização. Nos anos seguintes, o negócio ia de vento em polpa e o empreendedor, que era um grande fã da psicologia organizacional, foi inaugurando outras lojas pela cidade. Na metade da década de 60, Walton já era proprietário de 16 lojas.

Walmart: o seu maior legado  

No ano de 1962, Sam Walton, já familiarizado com o mundo dos negócios, inaugurou a primeira loja do Walmart no estado do Arkansas (EUA). O objetivo de Walton era comercializar produtos que eram fabricados apenas nos Estados Unidos. E isso foi um imenso desafio.

Sam Walton viajou de uma ponta a outra do país para encontrar fornecedores americanos aptos a fornecer produtos que pudessem atender toda a imensa demanda do Walmart.  E tudo isso a um preço competitivo que pudesse sobrepor à acirrada concorrência estrangeira.

Como verdadeiro patriota que era, Sam Walton queria vender somente produtos que fossem de fabricação americana. Por isso, teve a iniciativa de construir lojas que fossem próximas a todos os armazéns de depósito, o que facilitava a logística para o cliente (que poderia buscar) ou para a entrega em sua residência. 

Crescimento acelerado

Com essa visão empreendedora de futuro e talento nato para os negócios, o crescimento da rede Walmart foi inevitável e acabou acontecendo mais rápido do que o próprio Sam poderia imaginar. Só para se ter uma ideia, ainda em 1977, ele já era dono de cerca de 800 estabelecimentos comerciais.

Daí para frente, os negócios foram tomando proporções gigantescas e atraindo cada vez mais clientes, tanto nos EUA quanto em outros países.  O Walmart se tornou uma das principais redes de supermercados, alcançando um sucesso jamais visto até então.

Os grandes diferenciais para que o Walmart se tornasse tão popular e a preferência para milhares de clientes, eram a imensa variedade de produtos/utensílios domésticos e os preços acessíveis. Praticidade aliada a um baixo custo era e ainda é do interesse de muita gente. E Sam Walton teve essa visão de futuro naquela época.

Walmart e Sam Walton: o sucesso em números

Atualmente, o Walmart conta com milhares de lojas espalhadas por todo o mundo. Em 2019, a rede fundada por Sam Walton, que tinha uma notável comunicação efetiva, já contabilizava cerca de 11.280 estabelecimentos localizados em 27 países.

O número atual de colaboradores gira em torno de 2,3 milhões. No ano de 2017, o Walmart foi considerado a maior loja em faturamento, registrando uma bagatela acima de US$ 500 milhões. Essa é a prova do grande talento para os negócios que o seu fundador tinha.

Sam Walton foi considerado o homem mais rico dos EUA entre os anos de 1982 e 1988, segundo a renomada revista norte-americana Forbes. O sucesso comercial de Walton foi tanto, que o seu nome configura na seleta lista de pessoas da Forbes, consideradas as mais influentes do mundo.

A escola de economia da universidade do estado americano do Arkansas é batizada com o nome do fundador do Walmart. Sam Walton faleceu em 1992 em consequência de um câncer ósseo. Ele tinha 74 anos de idade. Na época, o mesmo ainda era presidente do seu grupo.

O patrimônio deixado por Walton na época da sua morte era de US$ 8,6 bilhões. Depois disso, sua esposa e seus quatro filhos assumiram os negócios da família, que estão em pleno vapor até dos dias atuais.

O fato é que a história de Sam Walton pode servir de inspiração para milhares de pessoas que desejam empreender. Mãos à obra, foco e boa sorte!

Venha para o IBND

O curso de coach do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK