Escala Beck de Ansiedade

10/06/2021 às 18:09 Hipnose

Escala Beck de Ansiedade

A ansiedade é um dos grandes problemas da atualidade. Com o ritmo de vida cada vez mais acelerado que o atual sistema social nos impõe, cada vez mais pessoas desenvolvem transtornos de ansiedade, tentando dar conta da correria do dia a dia, em conjunto com experiências internas, subjetivas, que também merecem atenção.

Ansiedade

Em 2015, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou que 3.6% da população mundial sofria com transtornos de ansiedade. Os transtornos de ansiedade são mais comuns entre as mulheres até hoje e na região das Américas, cerca de 7,7% delas sofreram com esta condição neste ano. A estimativa atual é que 264 milhões de pessoas vivem com ansiedade no mundo.

Enquanto a depressão é definida como a experiência de estar triste, para baixo e vazio, tipicamente associada a eventos do passado, a ansiedade se define por sentimentos de medo e tensão ou apreensão, que geralmente estão relacionados com a antecipação de eventos futuros, acionando o sistema nervoso autônomo. A percepção real ou subjetiva de uma ameaça ativa os sistemas de luta ou fuga e o indivíduo tem dificuldade em responder à realidade.

Fisiologia da Ansiedade

A ansiedade é uma emoção caracterizada por um estado desconfortável de turbulência interna, tais como ruminação e queixas somáticas. A ansiedade é um sentimento de inquietação e preocupação generalizada e focada na reação exagerada acompanhada de tensão muscular, inquietação, fadiga, dificuldade para respirar, sensação de aperto na região abdominal e problemas de concentração. Está intimamente ligada com o medo, seja ele uma ameaça real ou percebida. Dessa forma, a ansiedade é uma preparação do corpo para reagir frente à ameaça, diante da qual o indivíduo escolherá entre fugir ou lutar. Na ansiedade, o indivíduo sempre está esperando a ameaça futura, que parece estar para acontecer.

Transtornos de ansiedade

Existem alguns tipos de transtornos de ansiedade, tais como:

  • Transtorno de ansiedade de separação: é caracterizado pela ansiedade excessiva em relação ao afastamento dos pais ou seus substitutos.
  • Transtorno de ansiedade generalizada: sintomas como medo excessivo, preocupações, sentimentos de pânico exagerados ou irracionais a respeito de várias situações estão presentes no transtorno de ansiedade generalizada. São pessoas constantemente tensas e tem a impressão de que qualquer situação pode ser provocadora de ansiedade.
  • Fobias específicas: são definidas pelo medo excessivo e persistente relacionado a um objeto ou situação.
  • Fobia social: é o medo persistente e intenso de situações nas quais o indivíduo julga estar exposto à avaliação dos outros.
  • Transtorno de estresse pós-traumático: caracterizado pela exposição a um acontecimento que ameace a integridade ou vida do indivíduo, resultando em alterações importantes no seu comportamento, como inibição excessiva ou desinibição, hipervigilância, pensamentos obsessivos com o conteúdo relacionado ao episódio traumático.

Escala Beck de Ansiedade

Também conhecido como o Inventário Beck de Ansiedade, é um instrumento de avaliação pelo auto-relato a respeito dos sintomas da ansiedade, inicialmente desenvolvida para diferenciar a ansiedade normal, reações adaptativas a situações de perigo ou ameaça emocional e aspectos da ansiedade que se diferenciam da depressão.

Foi elaborada com Aaron Beck e colegas para avaliar a severidade dos sintomas e das crises de ansiedade em adolescentes e adultos. Consiste de 21 itens, cada um contendo 4 opções em uma escala de 0 (ausência do sintoma) a 3 (sintoma severo). É uma escala validada em diversas línguas, inclusive no português, que requer 5-10 minutos para aplicação e até 5 minutos para interpretar os escores finais.

A escala é fundamental para verificar o grau de severidade dos sintomas da ansiedade, e se há a presença de um transtorno, bem como permite medir as mudanças no sintoma e o monitoramento da ansiedade.

O questionário de múltipla escolha é indicado para pessoas acima de 17 anos. Quanto maior o escore total do questionário, mais severos são os sintomas da ansiedade, como mostra a escala:

0-7: ansiedade mínima

8-15: ansiedade leve

16-25: ansiedade moderada

26-63: ansiedade severa

Benefícios

Os benefícios de utilizar instrumentos como o Inventário Beck de Ansiedade é poder verificar a severidade dos sintomas da ansiedade para o indivíduo, já que parte de sua avaliação a respeito do sintoma. Correlacionar o auto-relato do paciente, com a avaliação clínica e dados objetivos podem confirmar aquilo que o terapeuta já identificava em sua avaliação ou podem verificar que as coisas não estão tão graves quanto o paciente poderia estar pensando, por exemplo.

Além disso, é uma forma de, junto com uma boa anamnese, coletar informações que possam ser úteis para dialogar com outros profissionais da saúde, já que as escalas Beck de Depressão e Ansiedade são amplamente utilizadas, tanto no contexto clínico quanto de pesquisa.

Tratamento para ansiedade

Cada transtorno tem sua especificidade e é preciso consultar um profissional da saúde para verificar qual o tipo de transtorno de ansiedade a pessoa está vivenciando. Após a verificação clínica e ouvir o relato do paciente, o médico pode elaborar um diagnóstico que vai orientar os tratamentos medicamentosos com esse paciente, bem como são comuns os encaminhamentos para tratamento psicológico em conjunto com o psiquiátrico. Assim, o indivíduo pode ressignificar os mecanismos que geram ansiedade.

Terapias complementares como a hipnose podem contribuir para o acesso de informações inconscientes que podem estar impedindo a evolução do quadro do paciente ansioso, complementando a avaliação objetiva.

E você, gostaria de saber mais sobre ansiedade a partir de um ponto de vista mais abrangente? Aprenda Hipnose Clínica sem sair de casa!

Terapeuta e hipnólogo, você busca uma ferramenta para potencializar os resultados com seus pacientes e, assim, gerar mais satisfação? Deseja ressignificar fobias e traumas? Quer utilizar os recursos da mente a seu favor? Faça nosso curso de hipnose online!

Referências:

CASTILLO, A.R.G.L. et al. Transtornos de ansiedade. Rev. Bras. Psiquiatr. 2000;22(2).

OH, H. et al. Clinical utility of Beck Anxiety Inventory in clinical and nonclinical Korean samples. Frontiers in Psychiatry. 2018;9.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK