Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Educação Positiva: O que é e como desenvolver para educar os filhos?

12/06/2020 às 18:25 Dicas

Educação Positiva: O que é e como desenvolver para educar os filhos?

A educação das nossas crianças é algo muito importante em nossas vidas. Como você se relaciona com seu filho? Como você busca ensiná-lo? Já parou para pensar que a sua forma de ensinar pode afetar positivamente ou negativamente o futuro das crianças? Por isso, o uso da educação positiva é essencial.

O método de Educação Positiva foi criado por psicólogos e busca trazer uma postura mais didática e equilibrada, dando lugar ao autoritarismo ainda bastante presente no mundo atual.

Aqui, vamos lhe explicar melhor o que é a educação positiva e como aplicá-la com seus filhos.

O que é a Educação Positiva?

A educação positiva é um método que busca melhorar a abordagem as crianças na hora de orientá-las sobre os mais diversos temas.

Precisamos encontrar uma forma de nos comunicar com nossos filhos, para ensiná-los o que é certo e o que é errado, e para isso é preciso ter um meio para fazer isso com equilíbrio e didática.

O que precisamos é criar uma relação de confiança com os nossos filhos e com a educação positiva é uma excelente maneira de fazer isto.

A compreensão das crianças deve ser o ponto principal na infância, mas para isso é preciso ser parceiro e isso não pode ser conquistado com o autoritarismo.

Uma criança que se desenvolve com a educação positiva tende a ser um adulto mais bem resolvido e feliz. Controlar as suas emoções e superar as adversidades no futuro se deve a uma boa instrução e a educação positiva é o melhor caminho para isto.

Como aplicar a Educação Positiva na educação dos meus filhos?

A educação positiva permite um aprendizado mais tranquilo e eficaz. Para se implementado no dia a dia de nossos filhos, precisamos desenvolver e utilizar alguns fatores, como mostraremos abaixo:

Tenha empatia

O primeiro passo para aplicar a educação positiva em casa é entender porque e como seu filho reage a diferentes situações, a diferentes formas de abordagem, etc.

E para isso é necessário que você tenha empatia, buscando sempre se colocar no lugar das crianças para entender o seu ponto de vista e identificar seus medos e suas dúvidas.

Dessa maneira, você pode utilizar os meios necessários para ensinar as crianças a lidar com certas situações e ter mais responsabilidade.

Assim, você pode ensiná-la a cuidar de suas coisas, ajudá-la a aprender as lições da escola e a realizar o que mais gosta com segurança e equilíbrio.

Conheça a nossa Formação de Coach.

Dê autonomia e estimule o senso de responsabilidade

Outra dica importante na educação positiva é que você deve trabalhar para que os seus filhos tenham autonomia e liberdade em suas ações como brincar, por exemplo, mas também que eles desenvolvam um senso de responsabilidade por suas ações.

Se a criança gosta de brincar depois de fazer o dever de casa, você pode dar autonomia para que ela brinque por hora, mas busque ensiná-la os limites das brincadeiras para evitar que ela se machuque e a incentiva e guardar e cuidar de seus brinquedos, ressaltando que ela é a responsável por eles.

Com o passar do tempo, vá dando mais autonomia aos seus filhos e responsabilizando-os por mais tarefas.

Isso os tornará mais independentes e seguros para o futuro, o que é essencial para que eles se sintam mais confiantes.

Use brincadeiras para ensinar os seus filhos

Dependendo da criança será difícil fazer com que ela entenda e aprenda certas coisas apenas com o diálogo. Com isso, é preciso buscar algo lúdico como brincadeiras para fazer com que elas assimilem melhor os seus ensinamentos.

Crie brincadeiras para substituir conversas e para estimular seus filhos a realizarem algumas ações, sem que eles tomem aquilo como uma obrigação, assim eles se sentirão mais estimulados.

Também é importante fazer com ele socialize com outras crianças, isso também facilitará o aprendizado.

Ouça os seus filhos com atenção

As crianças gostam de falar com os seus pais, contar sobre seu dia e fazer perguntas sobre os mais diversos temas. E para que ela se sinta estimulada a fazer e possa ser bem guiada, você precisa ouvi-la com atenção.

Assim, você consegue entender o ponto de vista da criança, como falamos lá em cima, desenvolvera empatia.

Você não estará fazendo um bom trabalho se você não prestar atenção ou interromper a fala dos seus filhos. Dessa forma, você estará criando um distanciamento que tende a crescer com o tempo.

Fazer o inverso é muito importante, então esqueça todo o resto e escute os seus filhos. Quando você escuta, você está estimulando as crianças a sempre falarem e lhe perguntarem as coisas.

Isso resulta em uma relação de confiança e é uma boa maneira de você participar ativamente e guiar seu filho, ensiná-lo novas coisas ao longo do tempo.

Faça a nossa Formação de Coach!

Aqui no IBND, temos uma formação em Coach completa e referência no mercado. Contamos com profissionais experientes e um método de ensino que maximiza a absorção do aprendizado.

Conheça a nossa Formação de Coach. Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®