É hora de romper com o status quo no empreendedorismo!

20/06/2023 às 11:07 Coaching Dicas

É hora de romper com o status quo no empreendedorismo!

O empreendedorismo é um campo em constante evolução, com novas oportunidades e desafios surgindo a cada dia. No entanto, muitos empreendedores ainda seguem o status quo, presos a velhos modelos de negócio e formas de pensar ultrapassadas.

É hora de romper com o status quo e buscar formas inovadoras de empreender, e o coaching pode ser a chave para impulsionar o seu negócio além dos limites.

Quer descobrir como você pode quebrar essa barreira do conformismo? Prossiga com a sua leitura deste conteúdo em parceria com os profissionais do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND).

Você sabe o que é o status quo?

O status quo é uma expressão do latim que significa “o estado das coisas” e que surgiu por volta de 1700 como uma forma reduzida da frase “in statu quo res erant ante bellum“, que pode ser traduzida como “no estado em que as coisas estavam antes da guerra”.

Hoje, logicamente, a expressão é usada para se referir ao estado atual das coisas e pode ser usada em diferentes contextos, mas, sobretudo, em situações profissionais que falem sobre manter, desafiar, defender ou considerar o estado atual de alguma coisa. 

Os desafios do status quo no empreendedorismo

É possível notar o status quo no contexto empreendedor se manifestando de diferentes maneiras, desde a resistência a mudanças e apego a métodos antigos, até a falta de criatividade e a visão de longo prazo.

Ao se acomodar “no estado atual das coisas”, muitos empreendedores não percebem, mas correm o grande risco de ficarem estagnados em um mercado que, como sabemos, é um campo dinâmico e em constante evolução. Além disso, a concorrência cada vez mais acirrada e as demandas dos clientes cada vez mais exigentes, exigem uma abordagem inovadora para se destacar e prosperar.

É hora de romper essa barreira!

É fundamental para os empreendedores romperem com o status quo e buscar formas inovadoras de empreender. A inovação pode levar a novas oportunidades de negócio, ganho de eficiência e vantagem competitiva.

A princípio, romper com aquilo que já está enraizado pode parecer assustador, mas é uma atitude necessária para se manter competitivo e alcançar o sucesso nos negócios. Aqui estão algumas possibilidades que os empreendedores podem considerar:

  • Adote a inovação como parte da cultura da empresa: Encoraje a criatividade, a experimentação e a busca por soluções inovadoras em todos os aspectos do negócio, desde produtos e serviços até processos internos. Esteja aberto a novas ideias e esteja disposto a investir em pesquisa e desenvolvimento.

  • Esteja atento às mudanças no mercado: O mercado está em constante evolução e é importante estar atento às tendências, às necessidades dos clientes e às demandas da indústria. Esteja disposto a se adaptar e ajustar sua abordagem de negócio conforme necessário, mesmo que isso signifique abandonar antigas práticas.

  • Invista em desenvolvimento pessoal e profissional: Busque constantemente oportunidades de aprendizado e crescimento, tanto para você como empreendedor quanto para sua equipe. Isso pode incluir participação em workshops, treinamentos, cursos e programas de coaching para aprimorar suas habilidades de liderança, gestão e tomada de decisões.

  • Esteja aberto a parcerias e colaborações: Busque parcerias estratégicas e colaborações com outras empresas e profissionais do seu setor. Isso pode levar a novas oportunidades de negócio, compartilhamento de recursos e conhecimentos, e a criação de soluções inovadoras em conjunto.

  • Faça perguntas e desafie o status quo: Esteja disposto a questionar o que é considerado "normal" no seu setor e a desafiar as formas tradicionais de fazer negócio. Pergunte-se sempre se há uma maneira melhor ou mais eficiente de fazer as coisas e esteja disposto a explorar novas abordagens.

Coaching e empreendedorismo: conheça essa valiosa relação

O coaching pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar os empreendedores a romperem com o status quo, pois é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional que ajuda empreendedores a identificar e superar crenças limitantes, aprimorar suas habilidades de liderança e gestão, e criar planos de ação eficazes para alcançar metas ambiciosas.

O coaching também pode auxiliar os empreendedores na identificação de oportunidades de inovação, estimulando a criatividade, a visão estratégica e a tomada de decisão informada.

Você pode começar agora!

O Instituto Brasileiro de Neurolinguística de Neurodesenvolvimento (IBND) é uma instituição renomada que oferece um curso de coaching completo e de alta qualidade.

O curso é projetado para todos aqueles que desejam desenvolver habilidades de coaching para impulsionar seus negócios. A metodologia aborda uma ampla gama de tópicos, incluindo coaching de liderança, elaboração de metas e objetivos, gestão de mudanças, habilidades de comunicação, tomada de decisões, gestão do tempo e muito mais para que você rompa com o status quo e alcance novos patamares em seus negócios.


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK