Desvendando os segredos da linguagem corporal: principais lições do livro

12/01/2021 às 13:53 PNL

Desvendando os segredos da linguagem corporal: principais lições do livro

Uma comunicação efetiva não se resume apenas a fala, mas também aos gestos. Decifrar a linguagem corporal é um fator importantíssimo para o sucesso de uma pessoa na vida pessoal e profissional.

E uma das formas de entender o que o corpo é lendo o livro “Desvendando os segredos da linguagem corporal”, escrito pelo casal Allan e Barbara Pease que já produziram inúmeros livros, vídeos e treinamentos para empresas. Os best-sellers do casal acumulam mais de 20 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo.

O que é linguagem corporal?

Linguagem corporal é o conjunto de posturas, gestos e movimentos que as pessoas reproduzem de maneira consciente ou inconsciente. É por meio da linguagem corporal que transmitimos mensagens sem precisar dizer uma única palavra.

Nosso corpo fala por meio de expressões faciais, gestos, posturas, todos os nossos movimentos querem passar uma mensagem para o outro, por mais que isso seja inconsciente. Quando cruzamos os braços, por exemplo, passamos uma ideia diferente do que quando estamos com os braços descruzados.

Como são mais subjetivos, os sinais corporais são mais difíceis de serem interpretados e podem ter diferentes significados. Dessa maneira, é preciso estudar bastante para aprender a identificar a mensagem que as comunicações não verbais querem passar.

A linguagem corporal é um fator importante, principalmente, para vendedores que precisam lidar com clientes diariamente e têm de interpretar os sinais para identificar oportunidades de vendas, por exemplo. Porém, entender os sinais do corpo é importante para qualquer pessoa em diferentes ocasiões.

Quais são os principais ensinamentos do livro “Desvendando os segredos da linguagem corporal”?

O livro de Allan e Barbara Pease traz diversas lições importantíssimas para o entendimento da linguagem corporal de forma clara. Separamos os principais ensinamentos da obra, confira a nossa lista abaixo:

O comportamento do corpo é o reflexo das nossas emoções

O primeiro passo para entender a linguagem corporal é saber que os movimentos corporais são um reflexo das emoções das pessoas. Quando você está tentando entender uma pessoa ou um grupo, você precisa analisar diversos fatores como a coerência e o contexto no qual os gestos acontecem.

A linguagem corporal é uma ação quase sempre inconsciente, por isso ela nem sempre tem um motivo claro, nem sempre é intencional, mas sempre tenta passar uma mensagem.

Conheça a nossa Formação Master em PNL.

O sorriso pode contagiar, mas ser enganoso!

Sorrisos e risadas são gestos corporais bastante comuns no dia a dia. Eles são contagiantes, podendo desencadear uma energia positiva em um local. Porém, nem sempre são verdadeiros. No livro, os autores buscam nos fazer entender quando um sorriso é realizado de forma enganosa.

Eles também dão dicas de como rir e sorrir em diferentes situações e quais são as vantagens que distribuir sorrisos pode ter na vida das pessoas. Um sorriso pode abrir diversas portas.

Os braços também falam

O comportamento dos braços também é um ponto essencial na hora de decifrar a linguagem corporal de uma pessoa. Cada gesto com os membros pode significar ou ao menos passar uma ideia diferente do que muitos acreditam.

Se durante uma conversa, a pessoa mantém os braços cruzados, por exemplo, ela passa uma visão negativa, uma desconfiança para o outro. Se ela mexe muito os braços, ela pode demonstrar sinais de nervosismo e tensão.

Gestos podem indicar mentiras

Os autores se baseiam em diversos estudos para mostrar quais são os gestos mais associados à mentira. Logicamente, que tudo deve ser avaliado dentro de um contexto, mas é instigante pensar que o simples ato de “levar a mão à boca” pode indicar uma mentira.

De acordo com estudos, crianças quando mentem costumam colocar as mãos na boca, e com o passar dos anos e a chegada da fase adulta, o gesto fica mais sutil, mas continua acontecendo. É interessante pensar que algo tão simples pode estar relacionado à mentira, não é?

As pernas podem revelar nossas intenções

No livro, os autores mostram como as posições das pernas podem denunciar as intenções da nossa mente. Geralmente, os gestos corporais e posturais com as pernas são inconscientes e involuntários e podem expressar nossas emoções de forma intensa e verdadeira.

Estes são alguns dos principais ensinamentos do livro Desvendando os segredos da linguagem corporal. A obra possui excelentes dicas para quem deseja criar rapport e ser mais assertivo em abordagens.

O livro mostra que a linguagem corporal tem seus segredos, mas eles não são enigmáticos, sendo possível decifrá-los com um pouco de atenção. Recomendamos esse livro para quem quer aprender bastante sobre coaching e PNL de forma leve e construtiva.

Aprender sobre linguagem corporal é um fator fundamental para criar oportunidades, trabalhar novas ideias e conseguir lidar melhor com pessoas. Tudo tem um significado, não se esqueça disso.

Faça a nossa Formação Master Practitioner em PNL!

Nossa formação Master PNL possui dupla certificação internacional. Aprenda tudo sobre a programação neurolinguística e se torne um mestre de uma das melhores metodologias de desenvolvimento humano do mundo.  


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK