Currículo para estágio: saiba como fazer um

17/07/2021 às 22:00 Coaching

Currículo para estágio: saiba como fazer um

Você está terminando a faculdade e precisa adquirir alguma experiência na área de atuação? Fazer um estágio é uma excelente alternativa para colocar em prática tudo o que foi aprendido dentro de sala de aula. Diante desse contexto, surge uma dúvida bastante comum: como fazer um currículo para estágio? Esse artigo vai te dar 9 dicas sobre como elaborar esse importante documento que marca o início da vida profissional de uma pessoa. Fique conosco até o final da leitura! 

O que é um currículo para estágio? 

Trata-se de um documento que faz um breve resumo de alguns tópicos importantes como escolaridade, habilidades técnicas e comportamentais, domínio de ferramentas online e idiomas. O currículo para estágio também pode ser um formulário, caso o estudante faça o preenchimento através de um site, por exemplo. 

Mesmo que você não tenha muita experiência profissional, outras variáveis também são consideradas essenciais para o recrutador. Por  isso, preste atenção nas dicas abaixo sobre como fazer um bom currículo para estágio e tenha um diferencial na hora da entrevista: 

Coloque as palavras-chave dos anúncios online

Atualmente, milhares de estudantes precisam enviar o currículo para estágio pela internet. Mas para o Google encontrar o seu currículo mais facilmente, uma boa dica é repetir as principais palavras-chaves dos anúncios na hora de preencher o seu currículo online. 

Por exemplo: graduação em jornalismo ou marketing; conhecimento em word, excel; inglês intermediário ou avançado. Essas palavras-chaves precisam ser iguais as do anúncio, combinado?

Informações pessoais em primeiro lugar

Essa parte não tem segredo, basta colocar o seu nome completo, estado civil, nacionalidade, endereço, idade, telefone e e-mail para contato. A empresa precisa ter a certeza de que os dados são reais e que você, de fato, existe. Quanto mais completas forem as suas informações pessoais, mais credibilidade vai ter  por parte do recrutador. 

Objetivo profissional

Aqui vale a orientação da primeira dica sobre como fazer currículo para estágio. Você deve escrever exatamente como está escrito nos anúncios, pois isso permite que os robôs do Google encontrem o seu currículo mais facilmente, já que podem ser milhares de candidatos interessados em uma única vaga. 

Esse filtro pode selecionar o seu currículo para uma entrevista. Suponha que o título do anúncio seja “Estágio em engenharia”. Você deve escrever esse termo em seu objetivo profissional. Todo estagiário deve ter metas e objetivos bem traçados.

Resuma as principais competências e habilidades

Um currículo para estágio também precisa constar as suas principais competências e habilidades. Mas elas devem ser escritas em tópicos. Faça uma lista de tudo aquilo que você acha que merece destaque no que diz respeito às suas qualidades como ser humano e profissional. 

Mas não exagere em nenhuma hipótese e fale somente a verdade. Muitos recrutadores baseiam os testes que serão aplicados naquilo que você mencionar neste tópico. Para desenvolver algumas habilidades essenciais no mundo dos negócios, investir em um bom curso de coaching, pode ser uma solução eficaz, já que essa técnica visa o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Pode apostar! 

Destaque a sua formação acadêmica

Em um currículo para estágio, a formação acadêmica é o principal atrativo para o recrutador. Por isso, coloque o nome do curso da mesma forma que está nos anúncios online, instituição de ensino, período atual e o ano da previsão de conclusão. Dica extra: use o termo “formação acadêmica” como título principal. Mais uma vez: seja sincero quanto às informações prestadas, pois tudo será posteriormente checado. 

Currículo para estágio: idiomas fluentes

Aqui você deve sintetizar sobre o nível de conhecimento que você tem em relação a outros idiomas. Geralmente, os mais usados são: básico, intermediário ou avançado. Caso você tenha uma certificação de conclusão de algum curso de línguas, deve informar o nome da instituição de ensino e o ano de conclusão do mesmo. 

Se você sempre quis aprender um novo idioma, mas acredita que não tem capacidade para isso, a hipnose pode te ajudar com essa tarefa. Essa metodologia elimina da sua mente todas as barreiras psicológicas que impedem a realização dos seus sonhos, metas e objetivos pessoais. 

Cursos extracurriculares

Se você está fazendo um currículo para estágio e já fez algum curso extracurricular importante, participou de seminários ou workshops ligados a sua área de atuação, esse é o momento para mencionar isso. Ou seja, tudo aquilo que agregou algum tipo de conhecimento merece ser destacado neste documento, pois isso pode ser um grande diferencial. 

Informações complementares

Neste tópico do currículo para estágio, você deve informar toda experiência profissional que tiver em sua vida. Por exemplo, participação em projetos de iniciação científica, intercâmbio, estágios em outras empresas, entre outros. Além disso, é pertinente informar todas as funções exercidas em cada uma das atividades, bem como as principais conquistas ou prêmios. Isso mostra a sua capacidade intelectual. 

O mais importante: seja objetivo

Finalmente, a última dica sobre como fazer um bom currículo para estágio. Você deve ser objetivo em suas informações, sem se alongar demais ou ficar “enchendo linguiça”. Nenhum recrutador gosta ou tem paciência de ficar lendo currículos extensos demais e que trazem informações pouco relevantes. Faça um currículo atrativo e que mostre o seu potencial como um profissional de sucesso. 

Viu como fazer um currículo para estágio exige atenção para alguns detalhes importantes? Agora é seguir as nossas dicas e caprichar no seu. 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK