Consultoria estratégica: saiba tudo a respeito

14/12/2021 às 13:03 Coaching

Consultoria estratégica: saiba tudo a respeito

Para uma empresa atingir os seus objetivos e prosperar no mercado, é preciso usar estratégias que permitam que isso efetivamente aconteça. E um dos recursos que são adotados por diversas organizações é  a contratação de uma consultoria estratégica. Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar todo o funcionamento da consultoria estratégica, bem como as razões para contratar esse serviço, principalmente quando o gestor tem visão de futuro. Aproveite ao máximo a leitura! 

O que é consultoria estratégica? 

Podemos dizer que consultoria estratégica é uma prestação de serviço essencial para empresas de quaisquer segmentos. Ela pode ser contratada para fazer a análise, concepção ou execução de todos os projetos futuros de um negócio. A consultoria estratégica visa aproveitar ao máximo todas as oportunidades oferecidas pelo mercado, bem como promover uma redução das ameaças e até realizar uma possível expansão empresarial. 

O consultor estratégico, depois de uma análise geral do cenário econômico e da empresa em si, vai indicar possíveis alternativas estratégicas para que o negócio cresça, ganhe mais visibilidade, evite prejuízos e, acima de tudo, aumente o seu faturamento mensal. Desde que a organização já tenha os seus objetivos bem definidos, uma consultoria estratégica pode ser contratada pelos gestores. 

Como a consultoria estratégica funciona? 

Na verdade, existem diversos modelos de funcionamento que estão relacionados a uma consultoria estratégica, já que tudo vai depender dos principais objetivos da empresa. O consultor estratégico tem modernos recursos e ferramentas à sua disposição. Existem métodos qualitativos, participativos e matemáticos que são bastante utilizados para definir as estratégias futuras da organização. 

Mas vale ressaltar que o gestor precisa conhecer o método que será usado pelo consultor estratégico e fazer o acompanhamento de todo o processo. Afinal de contas, a missão desse profissional é fornecer uma consultoria efetiva na elaboração de projetos de diferentes áreas, bem como sugerir soluções ou mudanças estratégicas que sejam benéficas e duradouras. Saiba o que é resiliência significado.

Motivos para contratar esse serviço

Agora que você sabe o que é consultoria estratégica e conhece o funcionamento, saiba quando é necessário contratar esse serviço, que pode ser fundamental para qualquer negócio: 

Em caso de prejuízos constantes ou perda de mercado

Vez ou outra, é normal um negócio enfrentar épocas de prejuízos ou perder participação no mercado consumidor. Mas caso isso seja constante e cada vez mais crescente, é hora de dar a devida atenção. Muitos empreendedores negligenciam esse fato e acabam decretando falência em pouco tempo

Por isso, se a sua empresa está dando mais prejuízos do que lucro ou está abocanhando uma fatia cada vez menor no mercado, é hora de contratar uma consultoria estratégica. Momentos de dificuldade financeira qualquer empresa pode passar, desde que não sejam constantes, certo? 

Em caso de alta rotatividade de profissionais com cargos de liderança

Outro motivo para contratar uma consultoria estratégica é quando existe uma grande rotatividade de profissionais que ocupam cargos de liderança em uma organização. Isso é um clássico sinal de que a gestão não anda nada bem. Uma saída ou outra de um líder ou de um executivo é normal, mas um turnover exagerado desses profissionais de alto nível, pode colocar em xeque a credibilidade da organização.

Uma consultoria estratégica é necessária para fazer uma análise de todo o planejamento e identificar as possíveis falhas na gestão empresarial que estão levando esses profissionais a não permanecerem em um determinado negócio. A missão do consultor é encontrar as causas desse problema. Conheça a história de Chris Gardner.

Em caso de dificuldade de tomar decisões assertivas

Quando gestores e líderes, por quaisquer motivos, estão com dificuldades de tomar decisões assertivas e lógicas, uma consultoria estratégica também deve ser contratada. Afinal de contas, todas as decisões podem impactar positiva ou negativamente uma organização, certo? 

Um consultor estratégico experiente pode auxiliar para que todas as decisões sejam claras e com um alto nível de assertividade. Com uma visão de fora, muitas vezes, fica mais fácil tirar conclusões seguras sobre o que deve ser realizado, para que todos os objetivos sejam alcançados. 

Em caso de insatisfação crescente da clientela

Os clientes da sua empresa estão meio sumidos e andam cada vez mais insatisfeitos com produtos ou serviços prestados? É hora de contratar uma consultoria estratégica. Lembre-se de que a satisfação dos clientes é que mantém qualquer organização de pé, por isso, ela sempre deve ser a prioridade para todo empreendedor. 

A consultoria estratégica vai usar modernas técnicas que vão mensurar o nível de satisfação dos clientes durante algum tempo. Com os dados concretos em mãos, o consultor vai indicar ações estratégicas que possam resolver ou amenizar esse problema, que pode trazer prejuízos incalculáveis para uma empresa. 

Em caso de resistência à mudanças ou inovação

Pode até não parecer, mas muitos empresários ainda são bastante resistentes quanto às mudanças relacionadas com a inovação tecnológica. E isso pode fazer qualquer organização fracassar ou perder clientes. Por isso, uma consultoria estratégica se faz necessária, para se mudar essa mentalidade. 

Todo negócio precisa fazer bom uso da tecnologia disponível para se manter competitivo. Afinal, uma gestão eficiente se traduz em fazer bom uso de modernos softwares, plataformas e ferramentas disponíveis  para facilitar os processos no dia a dia, aumentar a lucratividade e a produtividade dos colaboradores. 

Agora é fazer um diagnóstico da sua empresa para saber se ela não está precisando de uma consultoria estratégica. Afinal, todo negócio que se deseja prosperar pode apresentar falhas de gestão que precisam ser corrigidas. 

Venha para o IBND

O curso de coaching do IBND é ministrado por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK