Conheça as principais doenças causadas pelo estresse

22/01/2022 às 20:20 Hipnose

Conheça as principais doenças causadas pelo estresse

O estresse é um dos grandes males da atualidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial sofre com estresse. Sendo que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior nível de estresse, segundo um levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA). 

Além dos relacionamentos interpessoais, conhecidas por serem desafiadores, o trabalho, os estímulos constantes da mídia e o ritmo acelerado da vida, são grandes impulsionadores para gerar doenças causadas pelo estresse. 

Mas como lidar com esse grande male do século XXI sendo que não podemos deixar de lado nossos afazeres e relacionamentos?

Embora nem sempre tenhamos controle de todos os aspectos que compõem a nossa vida, sempre podemos escolher com o que nos preocupar. 

O estresse não afeta apenas o emocional, mas também traz diversos prejuízos físicos.

Neste conteúdo do Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento (IBND) trouxemos para você, leitor, algumas das principais doenças que podem ser causadas pelo estresse.

Além disso, daremos dicas para que você aprende a controlar os níveis de estresse no seu dia a dia para viver com mais qualidade de vida e bem-estar. Vamos lá? Boa leitura!

Mas o que é o estresse?

O estresse é uma reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando uma série de alterações físicas e emocionais.

Esta atitude biológica pode ser separada em duas categorias: o estresse agudo e o estresse crônico. 

  • Agudo: mais intenso e curto, sendo causado normalmente por situações traumáticas, mas passageiras, como a morte de um ente querido ou uma briga, por exemplo.

  • Crônico: afeta a maioria das pessoas, sendo constante no dia a dia, mas de uma forma mais suave.

A evolução do estresse se dá em três fases: 

  • Fase de alerta: quando o individuo entra em contato com o agente estressor.

  • Fase de resistência: o corpo tenta voltar ao equilíbrio. O organismo pode se adaptar ao problema ou eliminá-lo. 

  • Fase de exaustão: nessa fase podem surgir comprometidos físicos em forma de doença.

As 5 principais doenças decorrentes do estresse

  1. Insônia

As alterações hormonais provocadas pelo estresse podem atrapalhar a qualidade do sono. Uma pessoa que vive em constante estresse, se sente cada vez mais cansada pelo acúmulo de sentimentos e emoções. Mas ao mesmo tempo, sua cabeça está em constante funcionamento, gerando-lhe a insônia.

  1. Depressão

Além da adrenalina libera pelo estresse, o cortisol também atinge picos altos em fases estressantes. E quando os níveis desse hormônio aumentam muito, simultaneamente a dopamina e serotonina — hormônios da alegria e bem-estar — são reduzidos

  1. Problemas cardíacos

Um dos principais sintomas do estresse é a aceleração cardíaca e aumento da pressão arterial. Isso porque o estresse provoca uma redução do fluxo sanguíneo. 

Quando o estresse se torna crônico, essas alterações podem causar irregularidades no funcionamento do aparelho circulatório, podendo gerar quadros graves como o AVC e o infarto. 

  1. Câncer 

Apesar de não existirem estudos que comprovem que o estresse é capaz de causar câncer. O que sabemos é que o estresse está relacionado à evolução mais agressiva da neoplasia.

Um estudo comprova que a população israelense que sobreviveu ao holocausto em campos de concentração apresentaram uma incidência significativamente maior de câncer em relação àqueles semelhantes que não foram expostos ao evento traumático.

  1. Doenças de pele

Por fim, a exposição a situações de estresse por longos períodos pode provocar dermatites, como acne, vitiligo e psoríase. 

Estresse: como tratá-la com hipnose?

Uma boa opções de tratamento para o estresse são as sessões de hipnose. Através desse método, o profissional auxilia o seu cliente a entrar em um estado de relaxamento profundo, o chamado transe.

Assim, acontece a diminuição da frequência cardíaca e cerebral. É nesse momento que o hipnoterapeuta tem acesso ao subconsciente e pode ajudar seu cliente a encontrar episódios exatos em que o estresse foi desencadeado. 

Uma das grandes vantagens da hipnose, em relação às terapias convencionais, está no tempo do tratamento. Já nas primeiras sessões é possível notar sinais de melhora.

Se você interessado em descobrir sobre a hipnose? Convidamos você a conhecer o curso de hipnose online do IBND!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 14 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 20 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK