Conheça as crenças fortalecedoras com grande poder de transformar sua vida.

13/03/2022 às 11:44 PNL

Conheça as crenças fortalecedoras com grande poder de transformar sua vida.

O que determina se você faz algo ou não? Já parou para refletir sobre isso? Esta reflexão tem uma grande ligação com as chamadas crenças fortalecedoras e crenças limitantes

Muito daquilo que fazemos, ou deixamos de fazer, está intimamente ligado as nossas crenças. Elas são as “regras” pelas quais vivemos, ou seja, pelos nossos comportamentos, atitudes e até mesmo pensamentos. 

Muitas vezes, esses princípios aos quais acreditamos vêm da infância e os trazemos ao longo da vida. Eles podem surgir quando, por exemplo, ouvimos familiares falando alguma coisa, ou até mesmo por situações e experiências vivenciadas. 

Contudo, é importante não confundirmos as crenças, com opiniões e convicções. Apesar de muito semelhantes, elas possuem algumas diferenças notórias:

  • Opiniões são ideias com alto grau de mutabilidade, afinal, são formadas através de percepções transitórias.

  • Convicções são crenças baseadas em intensidades emocionais grandes, onde a pessoa pode ficar cega diante de discussões racionais onde são questionadas. 

Por sua vez, como já explicamos, as crenças — sejam elas fortalecedoras ou limitantes — baseiam-se em experiências vivenciadas na infância e ou de modo repetido, e ainda, em experiências emocionais intensas.

Crenças fortalecedoras X Crenças limitantes 

Desde o momento em que nascemos, somos expostos a situações, influências e regras que formam as nossas crenças, seja de maneira imposta ou formada através de experiências boas e ruins.

E a medida que crescemos, somos capazes de observar o quanto essas crenças nos limitam ou o quanto nos mantêm confiantes para o nosso objetivo. 

Praticamente todo o nosso fracasso — desde uma dieta até um grande projeto profissional — tem uma justificativa que se baseia em uma crença limitante. Estas crenças são geralmente irracionais e podem ser notadas através de frases e pensamentos como: “eu não consigo”, “não tenho tempo”, “não sou merecedor”, entre tantas outras. 

Por sua vez, pessoas de sucesso, produtivas e realizadoras tem muitas crenças fortalecedoras, algo que as movem e que as impulsionam a sempre seguir em frente. 

A vida dessas pessoas, tenha certeza disso, é permeada por afirmações como: “se eu quero, eu consigo”, “tempo é questão de prioridade”, “sou capaz e mereço o melhor”, etc. 

Identificar todas as suas desculpas, é o primeiro passo para sair de um contexto limitante e enveredar por uma jornada muito mais fortalecedora e motivadora. Somos totalmente responsáveis pelo nosso sucesso ou fracasso.

Que tipo de pessoa você deseja ser? 

Sem sombra de dúvidas, podemos apostar que você escolheu ser o indivíduo com boas crenças fortalecedoras, certo?

Por isso, antes de te apresentarmos a algumas das crenças de fortalecimento que devem estar presentes em sua vida, queremos convidá-lo a fazer a leitura do nosso artigo “como eliminar crenças limitantes”.

Cinco crenças de fortalecimento que devem fazer parte da sua vida

  1. Acreditar na sua capacidade e potencial 

Se você está prestes a começar um novo projeto, é importante que você acredite na sua capacidade e no seu potencial. Afinal, só conseguimos conquistar aquilo que almejamos quando finalmente tomamos uma atitude e seguimos firmes e fortes com as nossas metas e objetivos

  1. Ser feliz

É preciso sempre enxergar o copo meio cheio. Ser feliz é um elemento-chave quando analisamos a trajetória de pessoas bem-sucedidas. Seja em pequenas tarefas ou em grandes projetos, busque olhar e vivenciar com intensidade momentos de alegria. 

  1. Não desanimar e persistir

Muitas pessoas se desanimam com aquilo que estão tentando alcançar, mas é importante entender que obstáculos fazem parte do caminho, independente da trajetória. Logo, uma crença fortalecedora deve ser a resiliência. Continue com determinação e foco, sempre!

  1. Entender que todos somos diferentes

Compreender e aceitar a diferença entre as pessoas é parte importante para desenvolver crenças fortalecedoras. Isso porque nem sempre você irá alcançar coisas da mesma forma, ou na mesma velocidade, que outras pessoas. Cada história é única e seguir seu caminho sem se comparar é importante.

  1. Aproveitar as oportunidades

Saber aproveitar as oportunidades é essencial. Por isso, embarque em mais aventuras, busque mais conhecimento e esteja aberto para seguir novos caminhos. 

ATENÇÃO: as suas crenças determinam os seus resultados!

Não permita mais que crenças que impedem de crescer na vida pessoal e profissional continuem a atrapalhar. O sucesso vem a partir de nossas iniciativas e objetivos bem traçados, e neste sentido, cultivar crenças fortalecedoras é vital para que você chegue onde tanto deseja. 

Conheça nossa formação em PNL, onde você irá aprender a utilizar técnicas para transformar crenças limitantes em crenças fortalecedoras para a sua vida!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 12 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 18 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK