Conheça a Parapsicologia: o ramo que estuda fenônemos que transcendem a lei da natureza!

19/06/2021 às 13:45 Hipnose

Conheça a Parapsicologia: o ramo que estuda fenônemos que transcendem a lei da natureza!

Objetos que se movem sozinhos, que se quebram ou caem repentinamente. Premonições e previsões do futuro. Ouvir vozes ou se comunicar com pessoas que já estão mortas...Com certeza você já ouviu ou viu (em filmes, por exemplo) histórias desse tipo, certo? Elas são conhecidas por serem experiências paranormais que fogem às leis naturais.

Mas você sabia que existe um campo científico que se propõe a estudar estes acontecimentos a fim de encontrar causas e explicações para eles? Pois é. E este campo de estudo é o que chamamos de Parapsicologia!

Mas, afinal, o que é a Parapsicologia? Existe alguma relação com a Psicologia? Qual a sua relação com a hipnose? Todas essas perguntas e outras curiosidades sobre este campo de estudo serão respondidas durante este artigo do IBND (Instituto Brasileiro de Neurodesenvolvimento). Boa leitura!

Mas, afinal, o que é a Parapsicologia e o que ela estuda?

Antes de definirmos a Parapsicologia é importante deixar claro desde o ínicio que ela é considerada uma pseudociência. Ou seja, é um estudo que se autoafirma como ciência, mas que não é comprovado por carecer de evidências e deduções lógicas.

Em resumo, a Parapsicologia é uma “ciência” que estuda fenômenos paranormais - eventos e acontecimentos que extrapolam os limites do que é considerado normal e possível. Estes estudos debruçam-se, sobretudo, em fenômenos de:

  • Telepatia: estudo sobre a capacidade de transmitir pensamentos e sentimentos entre indivíduos sem que se use outros sentidos que não sejam os cinc naturais ao ser humano; 

  • Telecinese: estudo da possibilidade de realização de ação física sobre um objeto sem utilizar meios físicos, o que inclui a levitação de objetos;

  • Precognição: a premonição de que algo irá acontecer. A famosa previsão do futuro;

  • Clarividência: enxergar algo que se encontra fora do campo visual

Inclui-se a essa lista também o estudo das curas milagrosas, aparições, possessões, dentre outras situações que fogem ao racional e que, de acordo com os estudiosos de Parapsicologia, seriam manifestações aquém das leis naturais. 

Termo criado em 1889 por Max Dessoir - filósofo e psicólogo alemão - a Parapsicologia foi se popularizar somente em 1930, quando o popular estudioso Joseph Banks Rhine propôs substituir este termo por outros como “pesquisa psíquica” ou “metapsíquica”.

Mas, afinal, como um campo de estudos tão antigo não conseguiu ainda se fixar como uma ciência de fato? A resposta é muito simples: após mais de um século de investigações e pesquisas, ainda não foi possível alcançar resultados suportados por métodos científicos. O que se tem até hoje são suposições que apostam na existência da espiritualidade e do sobrenatural. 

O estudo da Parapsicologia no Brasil 

A Parapsicologia no Brasil é estudada fortemente pelo Centro Latino-Americano de Parapsicologia, hoje renomeado para homenagear um de seus fundadores: o mítico padre espanhol Oscar Gonzáles-Quevedo. 

Padre Quevedo foi um dos estudiosos que mais difundiu o estudo da Parapsicologia no Brasil. Dentre suas contribuições, o espanhol criou um método para desmascarar charlatães e, assim, provar ao público e às pessoas interessadas que o tema de estudo deveria ser levado a sério. 

O que é a Parapsicologia clínica?

Conceito recente e moderno, a Parapsicologia clínica é uma área que se dispõe a estudar e entender fenômenos parapsicológicos sobre os quais já falamos acima. Todavia, esta área não substitui terapias científicas, como a psicologia e a psiquiatria, pois não é capaz de sozinha tratar problemas psicológicos e emocionais. 

A Parapsicologia clínica é, unicamente, uma técnica para entender como algo sobrenatural pode afetar a vida das pessoas ou, caso se suspeite ter habilidades sobrenaturais, como podemos aprender a lidar com elas. 

Dentre os principais conceitos deste campo de estudo, muito se fala na Reprogramação. Segundo este conceito, tudo que se manifesta fisicamente no corpo tem uma causa mental e, portanto, é possível curar os males físicos se descobrirmos os gatilhos mentais que estão causando este mal. 

Desta forma, a Parapsicologia clínica utiliza muitas técnicas da Hipnoterapia tal como a regressão e, até mesmo, a ponte ao futuro. 

Parapsicólogos acreditam fielmente que as doenças são, na realidade, um reflexo dos nossos sentimentos. Assim:

  • A ansiedade decorreria da falta de confiança;

  • A asma decorreria do choro reprimido;

  • O câncer decorreria da mágoa profunda;

  • A insônia decorreria do medo e da culpa;

  • A pressão alta decorreria de problemas emocionais não resolvidos;

  • E assim por diante. 

E você, acredita que os estudos da Parapsicologia podem ter embasamento científico? Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre assuntos como Hipnose,PNL e desenvolvimento pessoal e profissional, não deixe de conferir outros artigos no blog do IBND!


Conheça mais:

Rodrigo Huback

Rodrigo Huback Head Trainer de Practitioner PNL, Master PNL, Método B2S e Hipnose Clínica

Mais de 10 anos dedicados ao desenvolvimento humano; Mais de 15 anos empreendendo em alta performance; Pedagogo; Master Trainer em PNL; Master Trainer em Coach; Membro Trainer de Excelência na NLPEA; Membro Trainer da ANLP; Trainer Comportamental; Hipnoterapeuta.


Gostou de nosso post? Compartilhe:


Todos os Direitos Reservados ®

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK